Veja algumas causas e saiba como fazer o tratamento de manchas na pele


Manchas na peleManchas na pele podem ser inatas, naturais da pele desde o nascimento, ou podem surgir ao longo da vida, provocada por diversas causas, como exposição solar, envelhecimento, alergias ou problemas mais graves, como o câncer.

Quando se trata de manchas de nascença, geralmente não há com que se preocupar, mas, se aparecem durante a vida, devem ser identificadas por um dermatologista e tratadas segundo sua causa.

Algumas características de manchas de pele a tornam facilmente identificáveis, no entanto sempre é bom consultar um médico para saber exatamente do que se trata e como resolver o problema.

Tipos comuns de manchas na pele

Veja alguns tipos de manchas da pele e como é possível fazer o tratamento:

Acantose nigricans

As manchas escuras na pele que surgem atrás do pescoço, nas axilas ou debaixo das mamas é a acantose nigricans, mais frequente em obesos ou em pacientes com doenças metabólicas como a síndrome de Cushing. Também pode ser causado por outros problemas, como câncer de estômago. A acantose nigricans pode ser tratada com cremes clareadores, depois de identificada a causa. Quando provocada por excesso de peso, o paciente precisa emagrecer.

Câncer de pele

O câncer de pele surge como uma pequena mancha na pele ou um sinal, crescendo ao longo do tempo e apresentando diversas cores, com formas assimétricas ou bordas irregulares. Ao surgir alguma mancha na pele dessa maneira, é preciso consultar imediatamente um dermatologista. O câncer pode ser facilmente erradicado quando diagnosticado precocemente.
Veja tudo sobre o câncer de pele: o que é, os tipos mais comuns e os fatores de risco.

Cicatrizes de espinha

As cicatrizes de espinha são bastante comuns em adolescentes, deixando manchas na pele e surgindo principalmente depois do tratamento de acnes mais graves. O tratamento pode ser feito com óleo de rosa mosqueta, passando 3 vezes ao dia sobre a cicatriz e evitando a exposição solar.

Dermatite

A dermatite é uma mancha de pele que surge geralmente em consequência de uma alergia, causando manchas marrons, que provocam coceiras. Pode ser provocada por alergia a alimentos ou a produtos cosméticos ou mesmo de objetos metálicos. O tratamento deve ser feito com creme à base de corticoide, 2 vezes por dia, até que as coceiras terminem e a mancha desapareça. É preciso, no entanto, identificar a causa da dermatite e evitar contato com o alergênico.

Fitofotodermatite

Frutas cítricas, como limão e laranja, podem provocar manchas na pele, quando, depois do contato com as frutas, se expõe a pele ao sol. Trata-se da fitofotodermatite, que deve ser tratada com lavagem e com creme à base de hidroquinona, 3 ou 4 vezes ao dia, evitando colocar sobre a pele produtos cosméticos até que as manchas na pele desapareçam.

Melasma

O melasma é o tipo mais comum de mancha na pele, aparecendo como pequenas manchas marrons no rosto depois de muita exposição ao sol. Na gravidez, esse tipo e mancha é chamado de cloasma. O tratamento deve ser feito com protetor solar de fator e proteção máximo, evitando exposição prolongada ao sol.

Mancha senil

As manchas senis são manchas escuras nas mãos, nos braços, rosto e pescoço, que aparecem depois dos 40 anos, devido ao fotoenvelhecimento da pele, provocado pelo sol. As manchas na pele mais claras e superficiais devem ser tratadas com esfoliação da pele com creme hidratante e açúcar, de 2 em 2 semanas. As manchas escuras devem ser tratadas através do uso de laser ou peeling.

Pano branco

O pano branco é uma mancha na pele conhecida como micose de praia, surgindo devido à infecção por fungo e provocando o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas. O tratamento deve ser feito com creme antifúngico, 2 vezes por dia até que as manchas desapareçam. No caso de lesões mais extensas, pode ser necessário o uso de antifúngico oral.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele que leva a manchas mais claras em locais como as áreas genitais, os cotovelos, joelhos, pés, mãos e rosto. É um problema que pode surgir em qualquer idade e suas causas ainda não são conhecidas. Quando começarem a surgir machas na pele deste tipo é necessário consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado ao problema.
Veja o que é vitiligo, o que causa e quais são os sintomas.

Algumas manchas na pele exigem maior cuidado e melhor tratamento, como você pode ver. No caso de não surgirem resultados no tratamento aplicado, é preciso consultar um dermatologista, que poderá determinar as causas e aplicar o tratamento adequado.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário