Lipo: Lipoaspiração ou Lipoescultura? 1


A lipo é a mais famosa e tradicional técnica, campeã de audiência nos consultórios de todo o Brasil. A lipoaspiração consiste na retirada da gordura através da aspiração subcutânea com uma cânula. A Lipoescultura é parecida, mas ao invés de descartar a gordura retirada, introduz este volume em outro lugar do corpo do paciente, como o glúteo, por exemplo.

Lipo - Lipoaspiração ou LipoesculturaO Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de cirurgias plásticas – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E o procedimento mais procurado nos consultórios ainda é a lipoaspiração ou lipoescultura. Apesar de ser um procedimento comum, é preciso entender o papel desta cirurgia e respeitar alguns cuidados para diminuir seus riscos e complicações. Aquela gordurinha localizada que insiste em ficar é razão de desconforto para muita gente. Você já fez academia, dieta, abdominal, massagem e, apesar de emagrecer, ela continua lá, intocável. Nestes casos a cirurgia pode pode ser uma boa solução. Mas qual delas?

Ambas as técnicas visam melhorar o contorno corporal do paciente. Se você está considerando a possibilidade de encarar uma delas, o primeiro conselho é essencial: nunca as use como forma de emagrecimento. Para perder peso, existem outras opções muito mais eficazes. A cirurgia só é indicada para pacientes que já estejam com o peso ideal ou, no máximo, 10% acima dele. Ela serve para retirar aquele pequeno incômodo em uma região específica e é a última alternativa, depois que todos os outros métodos já foram esgotados. E não adianta tentar driblar o médico: se você exagerar na alimentação e não praticar exercícios, o que acontece é que, depois da gordura retirada, ela volta a se depositar no local da cirurgia. É um risco desnecessário e uma péssima forma de investir seu dinheiro.

O segundo conselho é básico, mas muita gente acaba se descuidando: só se deve investir em uma cirurgia plástica com um profissional devidamente habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pesquisar o histórico do médico e conversar com alguns pacientes antigos são medidas simples e que podem salvar você de uma enrascada. Quando feita por um profissional desqualificado o procedimento é perigoso e pode deixar seqüelas irreversíveis.

O próximo passo é realizar todos os exames necessários. Eles são essenciais para minimizar os riscos do procedimento. Nesta hora é importante você esclarecer todas as dúvidas com o médico. Colocar suas expectativas de forma realista é um passo importante para que a cirurgia possa alcançá-las. Lembre-se sempre de seguir todos os conselhos e recomendações do médico. Grande parte do resultado final depende da sua atenção com as recomendações no pré e pós-operatório.

Ainda está em dúvida? Separamos uma série de recomendações para que você descubra se é – ou não – um candidato ideal à lipoaspiração ou lipoescultura.

  •  – Você está no peso ideal e apenas gostaria de melhorar o contorno do seu corpo;
  • – Você espera resultados sutis e não um grande emagrecimento;
  • – Você pratica exercícios e se alimenta de maneira saudável;
  • – Você não apresenta problemas cardiorrespiratórios que podem aumentar o risco da cirurgia;
  • – Você pesquisou e se informou com pessoas que já realizaram lipoaspiração ou lipoescultura antes;
  • – Você checou seu histórico e confia 100% no médico que escolheu para realizar o procedimento;
  • – Você está determinado a seguir as recomendações médicas no pós-operatório.

Tomando todos os cuidados e precauções a chance de você ficar satisfeito com o resultado de sua lipo é muito maior, seja ela lipoaspiração ou lipoescultura. Vale lembrar que os benefícios de uma cirurgia plástica feita com sucesso vão muito além de um corpo mais modelado ou de um rosto mais jovem: eles envolvem um aumento de autoestima para muitos pacientes.

Outros artigos sobre cirurgia plástica:
Mini lipo: veja os prós e contras
Lipoaspiração – cirurgia plástica e estética feminina
Lipo Light ou Mini Lipo, saiba mais sobre essa cirurgia
Lipoescultura ou lipoaspiração – O que é preciso saber
Minilipo, conheça os detalhes e riscos inerentes à ela


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Lipo: Lipoaspiração ou Lipoescultura?