Veja a importância da linhaça para o organismo


Semente do linho, a linhaça entrou de vez para o cardápio de milhares de pessoas ao redor do mundo. Curiosamente, a planta da qual se originam essas poderosas sementes data de 5 mil a. C. Certamente, o seu consumo nunca foi tão difundido como na época moderna.

Sementes de linhaçaDa antiga região da Mesopotâmia para o restante do planeta, a linhaça aparece como um dos mais significativos alimentos dito funcionais e que por isso aceleram o ritmo dos processos metabólicos, uma das armas contra o excesso de peso. Além disso, esse alimento também é renomado por proteger o coração, o intestino e até mesmo contribuir para a prevenção de cânceres.

Na sequência saiba um pouco mais sobre os benefícios que a linhaça traz para o organismo.

Principais características da linhaça

Antes de tudo, é preciso esclarecer que existem dois tipos de linhaça: a semente dourada e a marrom. No entanto, isso serve apenas como uma informação extra e para que não haja dúvida no momento da compra. Isso porque, de acordo com os especialistas, não existem diferenças nutricionais significativas entre as duas. Embora alguns defendam que a linhaça marrom detenha maior concentração de ômega 3 e 6, outros observam que essas oscilações são diretamente proporcionais à região de plantio.
Como possui elevada concentração de lignana, elemento análogo à estrutura do estrógeno e que por essa razão também é conhecida como fitoestrógeno. Essa substância é importante, principalmente, por ajudar a proteger o organismo feminino contra o câncer de mama e ampliar a saúde óssea.
Por dia, tomando como base uma dieta constituída por cerca de 2.000 kcal, a linhaça apresenta, aproximadamente, 6% de gorduras totais e zinco, 2% de cálcio e gorduras saturadas, 1% de carboidratos, 3% de ferro e proteínas e 9% de fósforo. O maior destaque fica com o magnésio e as fibras, já que ambos representam cerca de 13% cada.
Vale ressaltar que a semente do linho ainda reúne diversas outros nutrientes, tais como potássio, manganês, cobre e cálcio.

Contribui para a perda de peso
Como já foi exposto acima, a semente detém uma grande concentração de fibras. Combinada com outros alimentos igualmente ricos nessa substância, a linhaça favorece a desaceleração da liberação de glicose no sangue. Isso é essencial para evitar os chamados picos de insulina, pois a produção dessa substância passa a ser controlada devido ao não excesso de glicose. Com uma taxa inferior de insulina vagando pelo organismo, o benefício é duplo: não haverá armazenamento de gordura no tecido adiposo e o corpo não sentirá a ausência de mais glicose para contrabalançar a presença do referido hormônio. Logo, você não sentirá aquela vontade incontrolável de consumir pães, doces e mais uma série de alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico.

Ajuda a evitar o surgimento do diabetes tipo 2
O quadro descrito acima pode levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. Essa grave doença surge quando diversos órgãos do organismo já apresentam alta resistência à insulina. Isso acontece devido à concentração desmedida desse hormônio, que só tende a aumentar. Ao alcançar o nível máximo de resistência à insulina, a glicose passa a não ser mais absorvida. Tudo começa com os picos de insulina. Portanto, a colaboração da linhaça é fundamental.

Inflamações são mantidas sob controle
Devido à presença do ômega 3, mais precisamente do ALA, o ácido alfa linoleico, o organismo passa a ser capaz de combater firmemente diversos tipos de inflamações das células, sejam causadas devido à obesidade, ao sedentarismo, às dislipidemias, ao tabagismo ou à hiperglicemia.
Os nutricionistas explicam que a linhaça também é vital para que se consiga equilibrar as porções de ômega 3 e 6, uma vez que existem algumas pesquisas alegando que uma desproporção desses ácidos graxos também facilita a proliferação dos processos inflamatórios.

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Sobre Galdino

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