Saiba um pouco mais sobre as características e os benefícios do limão 5


Neste guia rápido, vamos oferecer as informações necessárias para que você possa aproveitar o Limão de várias formas saudáveis e práticas, e entender seus principais riscos. Aprenda mais sobre as fantásticas propriedades e benefícios do limão

LimãoUma das frutas cítricas mais versáteis em termos de uso, propriedades e benefícios é o Limão. A possibilidade de receitas em que ele pode ser usado é enorme, de sucos a chás, de doces a temperos para outros alimentos, sendo rico em várias vitaminas, em especial a C, característica de seu tipo. Contudo, tal como tantas outras frutas, nem todos conhecem o real potencial do limão, ou quando e como ele pode ser usado.

Principais Características do limão:

O limão é uma fruta originária do continente asiático, na região ocupada hoje pela Índia e a Tailândia. A chegada do fruto ao Brasil deu-se por volta do século XVI, através dos portugueses e espanhóis. Na Europa, sua origem é incerta, pois apesar da difusão ter aumentado por volta do século IX pelo comércio com os muçulmanos, há relatos de que os romanos já conheciam o fruto. utilizando-o como medicamento. É a principal fruta do gênero Citrus, pois de todas as participantes deste grupo, é a que concentra maior quantidade de vitamina C e ácido cítrico. O característico sabor azedo e forte se dá justamente pela alta concentração de ambos.
Sua árvore, o Limoeiro, pertencente a família das Rutáceas, chega entre 4m e 5m de altura. Seu cultivo encontra melhores condições em países de clima tropical e temperado, tornando o Brasil um dos seus principais produtores, já que sua colheita pode ser feita durante o ano inteiro. Contudo, cuidar de um limoeiro exige cautela, pois a árvore apresenta espinhos curtos e afiados.
Como dito anteriormente, o limão é rico em Vitamina C, mas apresenta grandes quantidades de sais minerais (fósforo, cálcio e ferro), além de complexo B. Também apresenta baixo teor calórico, sendo ideal para dietas. Para se ter uma ideia. 100 gramas de limão representa 25 calorias.

Principais tipos de Limão no Brasil

Tal como qualquer fruta, existem vários tipos de limão, que embora mantenham suas principais características, se diferem em tamanhos e texturas, o que facilita sua utilização em determinados segmentos. No Brasil, existem os seguintes tipos de limão:

Limão-Cravo É o que mais se difere do limão tradicional. Remetendo a uma tangerina graças a sua casca e suco alaranjados, possui um sabor mais forte que os demais tipos. É encontrado com maior frequência no interior do Brasil, recebendo diversos nomes diferentes de acordo com a região, como o limão rosa ou limão capeta, por exemplo… Dificilmente são encontrados em grandes centros, embora seja possível fazer uma encomenda direta.

Limão-Galego Segundo em consumo nacional. o limão galego é encontrado com maior frequência nas regiões centro-oeste e nordeste. Possui formato levemente ovalado, com casca fina e polpa suculenta. A casca pode ser tanto verde-claro como amarelo-claro. Seu suco é um dos mais ricos em sabor, mas seu consumo tornou-se mais restrito às regiões de origem.

Limão-Siciliano É considerado por muitos o “limão original”, uma vez que seu consumo é mundial. Cultivado em regiões mais frias, e com safra menos numerosa que os demais tipos, o limão siciliano é pouco consumido no Brasil, principalmente aos seus fatores climáticos. É o maior em tamanho, com casca grossa e menos polpa. Ainda assim, chega a ser mais azedo e ácido que o limão galego.

Limão-Taiti É o tipo mais consumido no Brasil atualmente. Varia em tamanho, podendo ser tanto pequeno (mais comum de ser encontrado), como de tamanho médio. A casca é predominantemente verde-escura e lisa, com polpa suculenta e de fácil extração. É o que apresenta menor teor de acidez, sendo prático para produção de sucos e outras receitas. Por conta disso, é o mais vendido pelo país.

Benefícios do limão:

Como uma fruta rica em Vitamina C, o limão é fortemente indicado para tratamento de resfriados, sendo mais bem utilizado na forma de chá para este fim, combinado a outras fontes de combate a doença, como o mel, por exemplo. Quando utilizado desta forma, o limão auxilia na desintoxicação do organismo, ao fomentar outras propriedades de alimentos.

Além de atuar no combate e na prevenção de resfriados e doenças similares, com a função principal de antifebril, o limão também atua como diurético. Dessa forma, seu suco ou qualquer forma similar de uso pode ser utilizado para problemas como cistite e cálculo renal.
No livro O Poder de Cura do Limão, há diversas outras possibilidades de uso para o limão, como bactericida e adstringente. E quanto aos riscos, não se preocupe: ao contrário do que os mitos podem dizer, o uso frequente do limão não causa gastrite ou problemas similares devido a grande presença de ácido cítrico, uma vez dentro do organismo, o ácido se mistura a outros sais minerais, tornando-se alcalino.

Por conta disso, o limão não traz malefício algum ao corpo, muito pelo contrário. Contudo, é necessário mudar os hábitos alimentares para que a fruta realmente faça efeito no organismo. Embora possua inúmeros benefícios, ele sozinho não consegue resolver todos os problemas de saúde.

Como Utilizar o Limão?

Existem diversas formas de se utilizar o limão, como os já mencionados sucos para matar a sede ou para tratamento diurético, ou como chá para cuidados de enxaqueca e resfriado. Em épocas de alta temperatura, como o verão, a limonada se torna uma forte indicação para hidratação do organismo. Até mesmo em bebidas alcoólicas, como a conhecida caipirinha, ele é utilizado.

A raspa de limão também pode ser aproveitada para uso em picolés, sorvetes e doces. A torta de limão é uma das mais conhecidas, e muito apreciadas entre os amantes de guloseimas.
Além disso, o limão pode ser facilmente utilizado como tempero para alguns alimentos, como arroz, carne de frango e peixe, e saladas, intensificando algumas propriedades de hortaliças e verduras. Veja o brócolis com limão, por exemplo. Veja a receita

Para uso terapêutico, o sumo do limão se encarrega de retirar acne e excesso de óleo na pele. Para tanto, deve-se misturar com açúcar, para que forme uma pasta e facilite a aplicação. O sumo também pode ser aplicado no couro cabeludo e na pele, para diminuir a oleosidade e o acúmulo de caspas ou mesmo para amaciar as mãos. Contudo, em ambos os casos (cabelo e pele), deve-se evitar o sol enquanto o sumo do limão estiver ativo, para evitar manchas escuras na pele e enfraquecimento do cabelo.“Como Clarear A Pele de Maneira Fácil e Natural”

Como podemos observar, o limão possui diversas propriedades e usos que beneficiam o organismo por completo, desde seu uso mais simples como fruta, até aspectos terapêuticos e de beleza. A vantagem de ser colhido em qualquer época do ano facilita o acesso, e as opções de pratos e utilizações facilitam a vida de seus necessitados. Entretanto, é importante saber como utilizar o limão, para que suas propriedades não se percam.

Veja Também:
Aprenda mais sobre as fantásticas propriedades e benefícios do limão
Poderoso suco emagrecedor: limão com pepino
As Frutas e seus incríveis benefícios


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

5 pensamentos em “Saiba um pouco mais sobre as características e os benefícios do limão