Você sabe as diferenças entre Iogurte grego e Iogurte natural? 3


Iogurte grego e iogurte naturalA moda mais recente é consumir iogurte grego, produto que tem recebido aporte financeiro robusto por parte de algumas empresas alimentícias. O resultado são campanhas publicitárias estampadas em outdoors e transmitidas pelos canais de televisão. Mas você sabe a diferenças entre o Iogurte grego e Iogurte natural? Se não sabe, está na hora de saber!

Embora seja bem parecido com o seu meio-irmão, o iogurte natural, o iogurte grego detém muitas particularidades. venha conhecer um pouco mais a respeito de cada um deles.

Basicamente, a versão que leva o nome “iogurte grego” contém os mesmos itens que compõem o iogurte natural. Porém, além de contar com a presença de uma substância chamada mussalina, responsável por evitar que o produto coalhe quando exposto a temperaturas não ideais, o iogurte grego não contém soro, o que torna a sua consistência bem mais cremosa. Mas, além da textura, existem outros elementos que distinguem os dois iogurtes, tais como a concentração de calorias, proteínas, cálcio, açúcar e sódio.

A seguir, confira uma análise comparativa entre cada uma dessas substâncias que constituem tanto o iogurte natural quanto o grego.

Iogurte Grego e Iogurte Natural

A textura e o aroma

Diferentemente do iogurte natural, a textura do iogurte grego chega a ser próxima de um cream cheese. Além disso, o grego não possui soro, deixando o seu aroma bem menos ácido. Essa característica tende a agradar mais às pessoas que têm dificuldade de ingerir alimentos que sejam derivados do leite. Já o iogurte natural detém um sabor mais intenso e sua textura é mais líquida.

As calorias

Um pouco mais calórico do que o iogurte natural, o iogurte grego deve ser adotado com mais parcimônia, principalmente por pessoas que estejam participando de regimes alimentares. Essas calorias decorrem da quantidade superior de açúcar e gordura, como se verá mais adiante.
Em uma porção de 100 gramas, o iogurte grego contém cerca de 132 calorias contra apenas 74 calorias na mesma porção de iogurte natural. E se este ainda estiver em uma versão light, na qual se usa leite desnatado, as calorias podem ser reduzidas para um total de 55, aproximadamente.

As proteínas

Continuando o comparativo baseando-se em porções de 100 gramas, no que se refere à concentração de proteínas os dois iogurtes ficam bem próximos um do outro, sendo 5 gramas de proteínas para o grego e 4 para o natural. Portanto, a diferença não produz alterações significativas. Lembrando que, sem a quantidade ideal de proteínas diversas funções do organismo são interrompidas. (Gorduras saudáveis fazem bem ao organismo)

O cálcio

O iogurte grego é extremamente rico em cálcio, contendo 200 miligramas a cada 100 gramas. Já o iogurte natural apresenta somente 140 miligramas da mesma substância. A discrepância pode prejudicar pessoas que necessitem de grandes doses do elemento, que além de revigorar os ossos e ajudar a prevenir o desenvolvimento da osteoporose ainda desempenha importante atuação sobre o processo de contração dos músculos.

As gorduras

Como mencionado no início, em comparação com o iogurte natural o iogurte grego agrega concentrações superiores de gordura. Desse modo, enquanto o primeiro detém cerca de 4 gramas de gorduras totais e das quais 1,9 são saturadas, o segundo chega a ter 7,5 gramas de gorduras totais, sendo 5,1 gramas referentes às saturadas. Esse é um dos motivos que levam muitas pessoas a ignorar o iogurte grego e continuar com o bom e velho iogurte natural. Contudo, os nutricionistas enfatizam que o consumo do iogurte grego ainda pode ser feito de forma controlada.

O sódio

Esse é um dos poucos quesitos em que o iogurte grego possui resultados melhores em relação ao natural. São 40 gramas de sódio do primeiro contra 51 gramas do segundo.
No entanto, como afirmam os próprios nutricionistas, a diferença não é suficiente para pautar a escolha de um ou outro produto, salvo exceções nos casos de pessoas que detenham um quadro clínico delicado em virtude de problemas correlacionados à hipertensão e doenças que tenham sua origem ligadas ao sistema cardiovascular. Também sempre é bom lembrar que excesso de sódio causa retenção de líquidos, levando ao ganho de peso. ( Saiba como substituir alimentos com excesso de sódio)

O açúcar

Enquanto a fórmula do iogurte grego contém 15 gramas de carboidratos, o natural possui, aproximadamente, 5 gramas em sua versão mais tradicional. O iogurte grego perde a disputa inclusive para as edições mais açucaradas do iogurte natural, que nestes casos chegam a conter, no máximo, 11,5 gramas da referida substância. (Veja como diminuir o consumo de açúcar)


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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