Você sofre com a insônia? Veja as causas e os tratamentos para vencer essa batalha 2


Todos os seres humanos sofrem com a insônia. Está é uma afirmação bastante perturbadora, porém ela depende de como vemos esta análise. Se esta visão for da que: todos os seres humanos, em alguma fase da vida, sofrem com problemas de sono – então essa proposição é real.

[caption id="attachment_11989" align="alignleft" width="376"]Insônia Imagem cortesia de David Castillo Dominici em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

Estudos realizados na universidade de Ohio apontam que 50% dos cidadãos americanos (tanto da América do norte, quanto central e do sul), sofrem de insônia crônica. Devido a esta alta incidência, vamos minuciar este assunto em 3 tópicos: CAUSAS DA INSÔNIA, CONTROLE DA INSÔNIA E TRATAMENTOS DA INSÔNIA.

Causas da Insônia

Em um primeiro momento, é interessante o conhecimento da “insônia crônica”. A insônia pode atingir a todos na forma de “insônia aguda”, mas quando 2 de cada 3 noites são mal dormidas, ao longo de um período de 4 semanas ou mais, esta insônia já pode ser considerada uma “insônia crônica”.

A causa principal da insônia é, sem dúvidas, o estresse. Nesta classificação de estresse, estão incluídas também as situações traumáticas. Dentre as situações na vida das pessoas, algumas são causas recorrentes que levam a insônia, como:

  • Desemprego
  • Depressão pós-parto
  • Tensão pré-menstrual
  • Andropausa em homens e menopausa em mulher
  • Concursos e vestibulares
  • Separação

Mesmo o fator emocional relacionado ao estresse sendo a principal causa, existem outros motivos causadores da insônia, como maus hábitos físicos e alimentares.

A insônia pode acontecer de duas maneiras: A insônia precoce e a insônia inicial. Na precoce, a insônia acontece por fatores ligados à depressão ou estresse traumático, já na insônia inicial sua causa pode ser devido à ansiedade e maus hábitos.

Controle da Insônia

Alguns hábitos precisam ser mantidos, outros aprimorados e outros eliminados para que o controle natural da insônia seja possível, lembrando que, cuidar destes hábitos contribui tanto para o controle da insônia crônica quanto da insônia aguda.

  • Hábitos a serem mantidos – dois hábitos que, se mantidos, contribuem para uma boa qualidade do sono são: dormir sempre no mesmo horário e manter o máximo de 8 horas diárias de sono.
  • Hábitos a serem aprimorados – resolver todas as suas preocupações diárias e do início da manhã seguinte, com um intervalo de pelo menos 2 horas antes de ir dormir. Também é interessante passar a fazer atividades em ambientes abertos e bem arborizados.
  • Hábitos a serem evitados – tomar café ou quaisquer produtos com cafeína algumas horas antes de dormir, evitar refeições pesadas e gordurosas no jantar ou em momentos antes de deitar.

Tratamento da Insônia

Para começar a entender o tratamento da insônia, o Dr. Flávio Aloé (Neurologista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo), explica que:

“Com os distúrbios do sono, é preciso combater as causas e não só os sintomas.”

Sendo assim, que o tratamento comece com o levantamento tanto do passado do paciente, quanto com o detalhamento completo da rotina de uma semana deste, da hora que acorda até a hora em que vai dormir.

Como a insônia pode provir da ansiedade ou da depressão, o tratamento a base de remédios alopáticos pode ser buscando exatamente a compensação desses dois distúrbios. Alguns são para a redução da ansiedade e outros para a estabilização da depressão.

Como ambos os tipos de tratamento costumam causar dependência e alguns até a intolerância do organismo à substância, é de extrema importância que seja cuidadosamente prescrito por um médico com a especificidade para tal.

Caso haja um erro na dosagem ou no tipo de remédio, além do problema do sono não se resolver definitivamente, pode acabar acarretando no agravamento da insônia devido à dependência do organismo pela droga.

Conclusão

Para uma melhora na qualidade do sono e na qualidade de vida, o controle de hábitos é fundamental. A insônia aguda é inevitável, pois todos passam por momentos difíceis em nossa vida, mas é primordial consultar um médico especialista caso ela esteja passando para sua forma crônica.

Caso haja alguma curiosidade que queira compartilhar sobre a insônia, comente abaixo. Sua contribuição é o que traz a evolução do tema na sociedade.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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