Conheça os problemas causados ao ingerir líquidos durante as refeições 1


Conheça os problemas relacionados ao hábito de ingerir líquidos durante as refeições.

ingerir líquidos

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De acordo com diversos nutrólogos, o ideal sempre é evitar ao máximo ingerir líquidos durante as refeições. Isso porque a maioria destes líquidos acaba prejudicando a absorção dos nutrientes proporcionados pelos alimentos. Sendo assim, eles recomendam comer primeiro e beber depois. No entanto, essa tarefa é extremamente difícil para a imensa maioria das pessoas, principalmente quem já carrega o hábito desde a infância. Diante disso, o melhor é conhecer como cada bebida interfere na absorção dos nutrientes proporcionados pelos alimentos e como minimizar esses efeitos colaterais.
A seguir, conheça uma lista de bebidas e quais os transtornos que elas podem causar se consumidas durante as refeições.

Os sucos naturais
Talvez, os sucos naturais sejam os preferidos dentre a maioria. Embora sejam muito saborosos, é comum remeter a palavra “natural” à “saudável”. Segundo os especialistas, o suco natural é mais, ou menos, saudável dependendo da quantidade ingerida e principalmente do tipo de fruta. Sucos de melancia, tangerina, e laranja (o campeão), possuem doses altamente concentradas de carboidrato. Portanto, deve-se ficar atento. Para fins ilustrativos, considere que um copo de suco de laranja de, aproximadamente, 250 ml, propicia uma injeção de 140 cal, enquanto que a mesma porção de suco de abacaxi apresenta pouco mais de 60 calorias.

Os sucos industrializados
Essa versão também é muito solicitada por que costuma ingerir líquidos durante as refeições, devido à praticidade, principalmente quando se está em casa. Tendo em vista a constante falta de tempo do Homem moderno, recorrer a um suco de caixinha é comum diante do tempo necessário para preparar um suco natural. O problema aqui é que esses sucos comercializados em caixinhas representam, sem exagero, a essência da industrialização dos alimentos, uma vez que detêm conservantes, corantes, e açúcar em níveis tão elevados que o extrato ou polpa da fruta praticamente desaparece.
Portanto, antes de comprar “sucos de caixinha”, observe atentamente a tabela nutricional do produto, verificando a concentração dos nutrientes com base em uma alimentação diária composta por 2.000 calorias. Ignore as versões dotadas de excesso de açúcar.

Suco de polpa, e em pó
Segundo os nutricionistas, os sucos preparados à base de polpas de frutas são uma boa alternativa com relação ao suco natural. Embora perca parte dos nutrientes durante o processamento, a polpa ainda é muito melhor do que o refrigerante, por exemplo.
Já o suco em pó, consumidos em demasia pelos brasileiros devido ao baixo custo, devem passar longe da lista de quem pretende ter uma vida verdadeiramente saudável. Os sucos em pó padecem do mesmo mal dos sucos de caixinha, pois apresentam porcentagens quase nulas de suco (cerca de 10% ou menos). Quando anunciam conter vitaminas e minerais desconfie, já que a proporção é irrisória, afirmam os nutricionistas. Por fim, o excesso de corantes ainda pode desenvolver alergias em algumas pessoas.

A água de coco, e o leite
Quando natural, a água de coco consegue ser uma bebida muito rica em nutrientes. Mas, quando passam pelos processos de industrialização, acabam exibindo os mesmos problemas de outras bebidas similares: grandes quantidades de açúcar e conservantes – embora alguns fabricantes excluam o açúcar. Vale a pena ficar atento ao rótulo.
Enquanto isso, o leite costuma ser muito consumido por ser uma das melhores fontes de cálcio. O leite não costuma ser necessariamente tomado juntamente com as refeições, mas o seu consumo em um período imediatamente anterior deve ser evitado ao máximo. Isso porque o cálcio prejudica a absorção de ferro. Ademais, as melhores escolhas são as versões que não contêm nata, ou a possuem em pequena quantidade, os desnatados e semidesnatados, respectivamente.

As bebidas alcoólicas, e os refrigerantes ((Porque devemos diminuir consumo de refrigerantes?))
Os defensores das bebidas alcoólicas ressaltam que um copo de chopp e/ou uma taça de vinho por dia são extremamente benéficos para a saúde. E tudo isso se encontra devidamente embasada em vários estudos científicos. Mas, a polêmica ainda persiste, pois além de serem bebidas altamente calóricas, o excesso pode provocar uma lista de doenças que vai do diabetes ao câncer. Controvérsia à parte, limite-se a um copo de cerveja ou taça de vinho a cada refeição.
Já o refrigerante, um dos itens mais lembrados por pessoas que têm o hábito de ingerir líquidos durante as refeições é um dos maiores vilões da boa saúde. Além de conter doses ampliadas de açúcar, a bebida gaseificada ainda chega a comprometer a sensação de saciedade, pois a sensação de se sentir estufado, causada pelo gás, é passageira. Alguns nutricionistas também alertam que esse tipo de bebida dilata o estômago.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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