Sintomas e tratamento da infecção urinária

Infecção urináriaVocê sente um pequeno ardor na hora de urinar? Muita vontade de ir ao banheiro? Isso talvez seja uma Infecção. Quer saber mais? Então confira o post de hoje, vamos explicar exatamente o que é a infecção urinária, sintomas, tratamentos e muito mais. Veja tudo a seguir.

A infecção urinária ocorre quando um microrganismo anormal se instala na região urinária causando alguns sintomas de desconforto.
Esses microrganismos podem chegar à região através de uma relação sexual e no traslado de bactérias gastrointestinal até a bexiga.
Esse tipo infecção é mais comum nas mulheres, mas podem ocorrer também nos homens.

Existem dois tipos de infecção urinária, são elas:
• Cistite: é uma infecção que atinge a área da bexiga.
• Pielonefrite: é uma infecção que atinge a área do rim, sendo esta mais agressiva e dolorosa.

Sintomas da infecção urinária

A seguir listamos os sintomas mais comuns nos pacientes que sofrem com esse tipo de infecção, são eles:
• Ardor na uretra enquanto urina.
• Vontade de urinar várias vezes ao dia.
• Sensação que a bexiga não está vazia.
• Apresentação de sangue na urina.
• Mudança de cor e odor da urina.
• Em alguns casos pode causar febre e mal estar.
O ultimo ponto, é em caso de infecções mais severas.

Como é feito o diagnóstico para saber se há uma infecção urinária?
O diagnóstico deve ser feito em um consultório médico através de um exame de urina. O exame é muito eficiente e mostra exatamente a quantidade de bactérias existentes na região e é através desse resultado o médico saberá qual tratamento é o mais indicado.

Tratamento da infecção.
Para tratar uma infecção urinária o médico pode indicar o uso de antibióticos em dose única ou por um tempo mais longo, além disso, pode indicar também a realização de alguns lavados íntimos. Isso tudo vai depender do grau e do tipo de infecção.

Como prevenir a infecção urinária.
A melhor maneira de evitar uma infecção é mantendo o corpo hidratado, ingerido bastante líquidos, não reter urina, tomar estrógeno no caso das mulheres em menopausa, fazer micção antes e depois de ter relações sexuais, e realizar os tratamentos adequados em caso de pacientes com diabetes.

Espero que esse artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre o que é e como tratar a infecção urinária. Lembre-se que se você sente qualquer um desses sintomas, um médico deve ser consultado com urgência, quanto antes melhor.
Lembre-se que com a saúde não se brinca! Por isso, consulte um médico e receba o tratamento adequado o quanto antes.

Veja também:
Como prevenir a Incontinência urinária
Infecção urinária / Info Escola – AQUI 
Infecções urinárias; Retenção de líquidos; Dor e ardor urinário; – AQUI

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário