A importância dos carboidratos para nosso organismo


Um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano, os carboidratos são formados basicamente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Chamados de hidratos de carbono, mas também são conhecidos como açúcares.

Fontes de carboidratosA presença de outros elementos é que definem os carboidratos de uma maneira mais específica, como a quitina, que traz átomos de nitrogênio em sua formação.
Para nosso organismo, os carboidratos são os principais fornecedores de energia imediata, isto é, a alimentação das células, a formação dos ossos e o apoio geral ao metabolismo. Nossa dependência dos carboidratos se faz da mesma maneira que precisamos do sol para sintetizar em nosso corpo a vitamina D.

Como são divididos os carboidratos

Os carboidratos podem ser divididos em três grandes grupos, os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, enquanto os polissacarídeos são os complexos.

Nos carboidratos simples encontramos os açúcares e, ao contrário do que muitos pensam, está presente também no arroz, nas massas, nos pães, enquanto que nos complexos encontramos as fibras, solúveis e insolúveis, essenciais para o bom funcionamento do trato digestivo.
Todos são importantes para nosso organismo. Entendemos que não podemos sobreviver sem os cereais, o arroz, os pães, as massas, que são as mais importantes fontes de energia, mantendo a saúde do corpo e do metabolismo.
O grande problema, porém, é quando consumimos carboidrato em excesso: eles têm a capacidade de aumentar a quantidade de gordura em nosso corpo, que fica armazenada com comemos em excesso, criando aquele velho inimigo de todos: a obesidade.
Assim, para manter a saúde de nosso organismo, não podemos exagerar na ingestão de carboidratos, embora não possam ser excluídos de nosso cardápio. Devem ser consumidos diariamente, em quantidade suficiente para atender nossa saciedade e não nossa gula.

Veja que os carboidratos também são os melhores amigos para ganhar massa muscular, que é criada pelas proteínas, principalmente, mas que não poderia ser formada se não tivéssemos a energia suficiente para praticar exercícios, por exemplo.
O que devemos procurar, todos os dias, é o equilíbrio em nossa alimentação. Se aprendemos que tudo o que é demais faz mal, devemos entender que não podemos também ficar sem os elementos essenciais para que tenhamos uma boa saúde.

O equilíbrio é a melhor maneira de viver bem. Como os velhos conselhos dos sábios chineses, que nos dizem que o caminho do meio sempre é o melhor, assim também a alimentação.

Veja também:
Carboidrato: conheça a importância desse nutriente
Raízes para solucionar os problemas de saúde
Conheça os benefícios dos alimentos integrais para a saúde


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário