Conheça alguns hábitos simples que protegem o coração 1


De acordo com especialistas no assunto, há algumas práticas e hábitos que protegem o coração e podem ajudar na prevenção contra doenças que atinge o órgão.  Na medida em que a ciência e a tecnologia avançam, maiores são as descobertas de cura em relação às mais variadas doenças do corpo humano. Dentre essas doenças estão as do coração, uma das que mais preocupam e, por isso, dependem de maior atenção e cuidado. Mas, será que além do consumo diário de medicamentos não há alternativa?

A seguir sugerimos algumas mudanças de hábitos simples que protegem o coração, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida.

Hábitos que protegem o coração

hábitos que protegem o coração

Imagem cortesia de Khunaspix em FreeDigitalPhotos.net

Largue o cigarro

A cada ano, milhões de pessoas em todo o mundo morrem vítimas do cigarro, pois afeta principalmente o coração. A nicotina aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca em até 30%, forçando o coração a trabalhar muito mais. Além disso, ela causa o espessamento do sangue, dificultando o transporte de oxigênio para todo o corpo.

Controle os excessos

O excesso de peso é um grande inimigo do coração, atingindo milhões de adultos, a maioria mulheres. A gordura acumulada eleva as taxas de colesterol ruim (LCL) e inflama as artérias de modo que o pâncreas passa a produzir insulina com maior dificuldade e o fígado é tomado pelos lipídios.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos não devem ser um hábito apenas de quem quer ter um corpo em forma, faz parte da lista de hábitos simples que protegem o coração. Essa atividade é fundamental para que o corpo possa funcionar de maneira correta, pois tem a capacidade de melhorar o desempenho pulmonar, reduzir os problemas de enxaqueca, estimular o cérebro e diminuir a necessidade de medicação de várias doenças.

Mande embora o estresse

O nosso corpo constantemente se prepara para encarar as inúmeras tarefas do dia-a-dia, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Em resposta às situações de estresse, o organismo libera dois hormônios capazes de contrair os vasos sanguíneos e acelerar os batimentos cardíacos, dificultando a circulação do sangue. Quanto maior o estresse acumulado, mais hormônios são liberados. Sendo assim, procure resolver os conflitos imediatamente e procure adquirir hábitos que protegem o coração.

Leia também:
Veja 5 alimentos amigos do coração
Saiba por que o chá preto emagrece e ajuda a proteger seu coração.
PRESSÃO ARTERIAL: hipertensão, pressão alta, hipotensão, pressão baixa


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Conheça alguns hábitos simples que protegem o coração

  • Pingback: Hábitos simples que protegem o coração « Saúde em alta