Hábitos alimentares saudáveis para equilibrar corpo e mente 1


Hábitos alimentaresHá um velho ditado que diz: mente sã, corpo são; Saiba como seus hábitos alimentares podem trazer equilíbrio ao seu corpo e à sua mente, veja como a combinação de alguns alimentos pode trazer benefícios para a sua vida.

Mal estar psicológico nada mais é do que reflexo de um corpo em desarmonia e extremamente doente. Embora o assunto provoque grandes discussões, existem diversas pesquisas científicas que associam o desequilíbrio mental às péssimas condições do organismo. Na verdade, trata-se de um canal de via dupla já que perturbações psíquicas também podem influenciar no aparecimento de tumores, por exemplo. Diante de um mundo cada vez mais acelerado e com pouco tempo para aproveitar momentos de prazer, dificilmente sobra algum para desenvolver hábitos alimentares saudáveis e realizar refeições balanceadas para suprir o corpo com os nutrientes dos quais ele realmente precisa. Felizmente, existem alimentos que podem contribuir para uma vida menos tortuosa, tanto física quanto mentalmente. No entanto, os nutricionistas alertam que os resultados só são notados se esses alimentos estiverem bem combinados e forem consumidos em períodos regulares, tornando-se em práticas alimentares.

A eterna dupla clássica: arroz e feijão
A primeira regra não é diminuir o consumo de alimentos congelados e industrializados, mas sim retirá-los totalmente do cardápio. Todos os ingredientes que irão compor os novos pratos precisam conter certo grau de naturalidade. Quanto maior for este índice, melhor. Dessa forma, o indivíduo deve buscar a valorização de comidas simples e agradáveis. Alimentos repletos de condimentos como pizzas e lanches prontos – mesmo aqueles que se dizem integrais – devem ser evitados ao máximo. O importante é seguir o velho preceito de que o prato deve ter uma enorme variedade de cores, geralmente proporcionadas por diversos tipos de saladas, que devem reinar durante as refeições. Alem de novos hábitos alimentares, é necessário adotar novos hábitos de vida. Assim, ao invés de comprar um sanduíche, prefira escolher os elementos que formam o lanche por conta própria. Selecione alimentos frescos e prepare suas próprias refeições. O café da manhã, por exemplo, pode ser composto por frutas, sementes e alguma bebida natural como o nutritivo suco verde.

Entre em profundo relaxamento
Ao invés de esperar que as coisas se compliquem ao ponto de ser exigida a adoção de calmantes para aliviar a tensão, melhor é fazer com que a energia negativa compilada por situações de estresse cotidiano se dilua em um ritmo gradual e contínuo. Para isso, mais uma vez é possível contar com itens preciosos tais como a alface, o chá de camomila e o exalar da lavanda. Juntos, esses três elementos colaboram para que as noites sejam mais tranquilas. Dessa maneira, o sono surge com facilidade e pela manhã o corpo acorda mais descansado. E se a ansiedade atrapalhar o processo, a ingestão de abacate e castanhas ajudam a baixar os seus índices alarmantes. O chocolate também não deve ficar de fora da lista de alimentos benéficos. Já está mais do que comprovado que o consumo do autêntico chocolate, aqueles que contêm concentrações de cacau próximas dos 70% devem constituir a dieta de todos, exceto aqueles que possuam complicações ocasionadas em virtude do diabetes. Além de saudáveis, os chocolates participam do processo de liberação de serotonina, diretamente ligada às sensações de bem estar e prazer.

O estágio da depressão
Evidentemente, há um longo conjunto de fatores que contribuem para o recrudescimento de doenças como a depressão. Entretanto, a alimentação também marca presença nesse processo. Pessoas que estão passando por dificuldades devido à depressão devem manter o acompanhamento médico dos sintomas. Mas, estes podem ser amenizados através da ingestão de alimentos orgânicos. Comer muitas frutas, castanhas e nozes também ajuda. No entanto, estes alimentos são mais importantes para se evitar que a depressão se estabeleça definitivamente. Assim, após o desenvolvimento de novos hábitos alimentares as pessoas tendem a enxergar os obstáculos a partir de outro ponto de vista, pois haverá um fortalecimento do corpo e da mente, que ficarão bem consigo mesmos.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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