Abacate, a melhor fonte de gordura vegetal


O abacate é considerado o melhor fruto para fornecimento de gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas e saturadas, além de ser também rico em carboidratos e fibras alimentares, cada 100 gramas dessa fruta fornecem 175 calorias.

O abacate, a melhor fonte gordura vegetal

Imagem cortesia de Mister GC. em FreeDigitalPhotos.net

Quando falamos em vitaminas, o abacate não deixa por menos: possui em abundância vitaminas A, B, C, K e E. Mas ainda não para por aí: traz minerais, como o cálcio, o ferro, o manganês, o potássio, o sódio, o fósforo e o zinco, todos eles essenciais para o organismo humano.

 

Quando nos referimos à Natureza como a melhor farmácia par manter nossa saúde, podemos colocar o abacate no topo da lista dos remédios naturais. E todos nós sabemos que nada melhor do que os alimentos naturais para manter a saúde.

O abacate e seus principais benefícios

Vamos ver neste artigo como o abacate pode ajudar o nosso organismo a manter-se saudável e bem disposto, livre de diversos problemas.

Previne o câncer
Pelo menos três tipos de câncer já está constatado que o abacate ajuda a prevenir: o câncer de próstata e o câncer de mama. No organismo masculino, o abacate inibe o crescimento do cancro da próstata e na mulher é bastante eficaz para o cancro da mama. Isso é causado pelo ácido oleico, presente no azeite e no abacate. O terceiro tipo de câncer que esta fruta ajuda a prevenir é o da boca: o abacate possui alguns compostos que procuram as células cancerosas e pré-cancerosas e as destrói sem danificar as células saudáveis.

Faz bem ao coração
Como também é uma boa fonte de beta-sitosterol, o abacate ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim do corpo humano, auxiliando também na circulação sanguínea e, em consequência, melhorando a pressão arterial. Estudos com voluntários mostram que o consumo de abacate durante uma semana pode reduzir o índice de colesterol em até 17%. O ácido fólico, outro ingrediente que ajuda no combate às doenças cardíacas, também está presente no abacate, além das gorduras monoinsaturadas e glutationa, que são excelentes remédios para os problemas cardíacos.

Ajuda o cérebro e os olhos
Para o cérebro, o abacate tem o folato, que é protetor contra derrames. E também não deixa de lado os olhos, já que uma de suas substâncias é carotenoide luteína, que protege contra a degeneração macular e catarata, entre outras doenças oculares.

Outros benefícios do abacate
Alguns nutrientes são absorvidos melhor, quando em companhia do abacate. Para os mexicanos e outros povos da América Central, acostumados com o abacate em pratos salgados, a absorção de carotenoides presentes nos alimentos é pelo menos cinco vezes maior do que entre os que não incluem essa fruta na alimentação.

O abacate também possui a glutationa, importante substância com ação antioxidante que serve para prevenir o envelhecimento e as doenças cardíacas. Poderíamos, além disso, nos estender por outros elementos presentes no abacate, mas o que foi dito deve ser o suficiente para que você o inclua entre os alimentos que mais aprecia.

Veja também:
Veja os incríveis benefícios proporcionados pelo abacate
Conheça as 10 maravilhas para comer mais abacate
Óleo de Abacate


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário