Goiaba, um medicamento natural 1


A goiaba, uma fruta tão comum nos mercados e feiras, é um medicamento natural, comprovando que a natureza pode nos fornecer os meios para a manutenção de nossa saúde, se soubermos utilizar o que nos oferece.

Só para iniciar o assunto, a goiaba é uma das maiores fontes de vitamina C, é um antioxidante poderoso, possui ainda vitaminas E e K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e potássio.

Benefícios da goiaba

[caption id="attachment_11261" align="alignleft" width="315"]Goiaba, um medicamento natural Créditos da imagem[/caption]

Conheça os benefícios que essa fruta pode trazer para nosso corpo e nossa saúde:

Aumenta a imunidade
Como é fonte de vitamina C e de antioxidantes, a goiaba atua diretamente em nosso sistema imunológico, criando o reforço necessário para nos proteger contra doenças infecciosas, como a gripe e o resfriado, além de ajudar a curar infecções. Sendo antioxidante, também expulsa de nosso corpo as toxinas, o que retarda o envelhecimento.

Age contra o câncer e contra tumores
Fonte de licopeno e carotenoides, a goiaba tem propriedades antitumorais, protegendo contra os radicais livres, combatendo o aparecimento de tumores. Com seus fito nutrientes e flavonoides, a goiaba é um excelente auxiliar para nos proteger contra o câncer, criando um escudo contra os radicais livres, que oxidam o DNA, provocando o crescimento das células descontroladamente (o princípio básico do câncer). Comprovadamente, a goiaba protege contra o câncer de próstata, de cólon, da mama, da boca, da pele, do estômago e do pulmão.

Ajuda a manter a pressão arterial
Com sua grande quantidade de potássio, o consumo de goiaba mantém baixo o nível de sódio no sangue, criando o equilíbrio eletrolítico, ajudando a manter a pressão arterial em ordem e reduzindo riscos de ataques cardíacos.

Aumenta a produção de hemácias
Contendo vitaminas E e K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6, cobre, manganês e magnésio, a goiaba é um importante auxiliar para aumentar a capacidade de absorção de ferro pelo organismo, aumentando a produção de hemácias e fortalecendo a qualidade do nosso sangue.

Retarda o envelhecimento
A principal causa do envelhecimento é a presença de radicais livres, produzidos no corpo, criando oxidação nas células, e isso pode ser provocado não só pela idade, mas pela poluição, pelo estresse, pela ansiedade e outros fatores externos. Os efeitos antioxidantes da goiaba ajudam a eliminar os radicais livres, auxiliando na manutenção de órgãos saudáveis e pele sadia, retardando os sinais de envelhecimento.

Ajuda a manter os índices de insulina
Com as fibras alimentares que possui, a goiaba ajuda a reduzir os altos índices de açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes. Mantendo o nível de insulina dentro do aceitável, um portador de diabetes tem mais condições de controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ajuda a enxergar melhor
Vitamina A é uma das mais necessárias para manter a saúde dos olhos, a boa visão. Como também é antioxidante, é um alimento que melhora a qualidade da visão, sendo altamente indicada para evitar danos à retina, evitando o surgimento de catarata ou de degeneração macular.

A goiaba faz bem para a pela
Para nutrir e proteger a pele contra ações externas e internas, a goiaba possui um alto nível de vitamina A, que consegue até proteger contra o câncer de pele e contra doenças como acne e manchas.

Como você pode ver, muitos são os benefícios da goiaba, um alimento tão bom e tão barato, a goiaba é de excelente qualidade para a saúde de nosso corpo. Comer bem, manter a saúde, colocar nosso metabolismo em ordem, é nossa primeira obrigação para aumentar nossa expectativa de vida, mantendo ao mesmo tempo a qualidade da vida que teremos no futuro.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Goiaba, um medicamento natural