Frutas e sucos que ajudam no emagrecimento


Um cardápio balanceado é fundamental para quem busca emagrecimento e vida saudável. Frutas e sucos devem compor o cardápio diário de uma dieta equilibrada. Inseri-las nas refeições diárias pode ser muito prático e saboroso.

Coloridas, saborosas, apetitosas e aromáticas, livres de gorduras e com baixíssimas calorias, as frutas marcam presença quando o assunto é emagrecimento. Fontes de sais minerais, água, fibras, vitaminas, açúcares, carboidratos e proteínas, são fundamentais para variar no cardápio e sempre obter os mais variados nutrientes.

Frutas e sucos que ajudam no emagrecimento:

Frutas e Sucos

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net

Consumidas in natura ou em forma de sucos, são muitas as frutas amigas da saúde e do emagrecimento. 

Maçã

Uma das mais popular, a maçã deve compor a alimentação de quem busca perder peso. Por ser rica em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol, contribuem para a digestão e trazem a sensação de saciedade e, assim, menos vontade de comer compulsivamente. O diferencial da maçã está na pectina, fibra solúvel que absorve as toxinas do organismo para eliminá-las e reduz a absorção de açúcar pelo organismo, gerando menos acúmulo de gordura no corpo. A dica é consumir com a casca, que concentra a maior parte dos componentes amigos da saúde.

Abacaxi

O abacaxi traz muitos benefícios para quem quer emagrecer. Além de rico nas vitaminas A e C, que protegem o organismo de enfermidades como o resfriado e combate o envelhecimento precoce, ele contém um elemento chamado bromelina, que é uma enzima que facilita a digestão. O abacaxi também trabalha como um diurético no organismo, eliminando a retenção de líquidos. De sabor doce e levemente ácido, esta fruta também traz fibras solúveis, que contribui para o controle do colesterol ruim.

Melancia

Constituída em sua maior parte de água, a melancias é muito nutritiva, fonte das vitaminas A e C, potássio e outros minerais. O potássio age no equilíbrio dos líquidos do corpo, na transmissão do sistema nervoso, na contração da musculatura do coração e na função renal. Famosa nas dietas por ser um diurético natural, a melancia libera do organismo o líquido retido em forma de toxinas, ajudando a desinchar. Por ser rica em licopeno, substância antioxidante, a melancia também é ótima para controlar a pressão alta e prevenir doenças cardiovasculares.

Mamão

Outra fruta amiga da saúde e do emagrecimento é o mamão, rico em vitamina C e betacaroteno. Calmante, digestivo e diurético, é muito nutritivo, tem poucas calorias e ainda atua no controle do diabetes, combate doenças do coração e age no alívio dos sintomas da gastrite. Contém fibras e nutrientes que combatem a absorção de gordura pelo organismo. Por todos esses benefícios e por ser muito saboroso, o mamão compõe principalmente o café da manhã porque ajuda a controlar a fome durante todo o dia.

Morango

Doce e saboroso, o morango possui poucas calorias e traz bioflavonoides anticancerígenos. O morango é de relevante contribuição para o emagrecimento, uma vez que o organismo gasta mais calorias na digestão do que a fruta contém. O morango também é rico em fibras, que contribuem com a digestão e trazem a sensação de saciedade. Essa fruta é composta por minerais como potássio, magnésio e fósforo que proporcionam bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Também é rico em vitamina C, fundamental para um bom sistema imunológico.

Sucos

Deliciosos, refrescantes e nutritivos, os sucos são excelentes para compor o cardápio saudável. Frutas combinadas deixam os sucos ainda mais gostosos e saudáveis. Ao preparar os sucos, eles jamais devem ser coados, uma vez que as fibras são fundamentais para o organismo, pois atuam na digestão. As cascas são muito saudáveis, muitas vezes concentram bem mais nutrientes do que a polpa. Porém é preciso atenção: por conterem agrotóxicos, devem ser muito bem lavadas para a retirada dos mesmos.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário