Veja 5 dicas para ter fôlego durante a corrida

Fôlego - Veja 5 dicas para aprimorar o seuNa natação ou na corrida, ter a musculatura das pernas bem desenvolvida e fortalecida é fundamental, mas os pulmões jamais devem ser esquecidos. Ter fôlego, respirar bem e de forma correta é pré-requisito para se ter um bom desempenho durante a execução de qualquer atividade. Logo,  Dentre outros detalhes, o praticante deve saber que quando ficar ofegante, isso é sinal de que os músculos estão exigindo mais esforço.

No entanto, nada que não possa ser contornado a partir de algumas orientações. A seguir, conheça 5 dicas para aprimorar o ritmo respiratório e manter o fôlego em sincronia com o restante do seu corpo.

5 dicas para aprimorar o fôlego

1 – Corra com regularidade

Primeiramente, para conseguir desenvolver a capacidade de suprir as necessidades do corpo e não ficar ofegante após cinco minutos de corrida é essencial que se tenha regularidade. “Atletas” de fim de semana e que ainda assim costumam permanecer por pouco tempo na pista têm muita dificuldade para respirar porque a intensidade e regularidade de sua atividade é mínima. De qualquer forma, pode-se começar bem devagar, contanto que o ritmo seja desenvolvido ao longo do tempo e, acima de tudo, determinar horários rígidos e precisos para desenvolver o exercício.

2 – Corra, mas também caminhe

Muitas pessoas acreditam que para corre bem basta sair acelerando desenfreadamente e só parar quando atingir o tempo programado. Na verdade, esse é um mito que já é ignorado há algum tempo, haja vista que recentes estudos conseguiram comprovar que intercalar diferentes ritmos de caminhada e corrida em uma mesma bateria de exercícios é mais benéfico, em todos os sentidos possíveis, do que simplesmente correr.
Além do mais, balancear a atividade também ajuda o organismo a se acostumar com ritmos mais intensos. Dessa forma, caso ele seja solicitado para tal, estará bem mais preparado.
Após algum tempo, será possível alcançar o equilíbrio ideal, que resultará em uma redução gradual do tempo de caminhada e consequente aumento da corrida. Mas, se o intuito também for emagrecer, lembre-se de jamais abandonar a caminhada por completo, uma vez que o exercício combinado proporciona melhores resultados.

{Emagreça em diferentes ritmos de caminhada}

3 – Aprenda a respirar

De um estado automático, conforme o corpo se torna cansado e ofegante, a respiração se torna complicada. Para retardar ao máximo a chegada desse estágio, é fundamental que o indivíduo aprenda a respirar.
Nesse ponto, talvez o mais importante seja demarcar a respiração, em vez de respirar aleatoriamente. Você pode, por exemplo, contar os passos, inspirando e expirando a cada três passos. No início, esse exercício será difícil e até mesmo bem incômodo. Porém, os especialistas garantem que com o passar do tempo a respiração manterá o mesmo ritmo organizado e o fôlego será ampliado naturalmente.

4 – Intercale a corrida com outras atividades

Não raro, pode ser que mesmo seguindo todas as orientações de variados profissionais o fôlego nunca seja o suficiente. Se for o caso, o ideal é conciliar as habituais corridas com alguma outra atividade física. Opções para isso não faltam, mas para relembrar o óbvio: vôlei, ciclismo, futebol e, é claro, a natação.
Invertendo um pouco a proporção entre esforço físico, espiritual e mental, é altamente recomendado a prática de yoga concomitantemente às corridas. Inclusive, é bom que se diga que os praticantes assíduos do yoga tendem a encontrar equilíbrio interno mais rapidamente. Portanto, o yoga é um estímulo providencial ao controle da respiração.

5 – Mantenha seus pulmões saudáveis

Seria desnecessário dizer, mas nunca é demais enfatizar que o cigarro é o maior vilão contra o desenvolvimento do fôlego. É praticamente impossível manter uma rotina de exercícios físicos em conjunto com hábitos nocivos ao organismo, principalmente neste caso, prejudiciais aos pulmões. Assim como o coração também precisa estar em dia, a saúde dos pulmões não deve ser negligenciada.

2 thoughts on “Veja 5 dicas para ter fôlego durante a corrida

  1. Pingback: Corrida para manter o peso ideal: Corridas longas

  2. Pingback: Saiba como praticar corrida sem sofrer lesões - Saúde em Alta

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE