Fígado protegido e funcionando melhor


Fígado protegido e funcionando melhorA saúde do organismo é importante para a realização de uma série de atividades ao longo do dia. Para isso, todo o conjunto de órgãos precisa estar em plena forma. Neste contexto, nada melhor que equilibrar a ingestão das substâncias corretas para turbinar o funcionamento de todos os órgãos essenciais do corpo. Existem alimentos especiais para o coração, intestino, fígado, rins, e outras engrenagens igualmente imprescindíveis para que o organismo alcance o auge de sua plenitude. A seguir, saiba mais sobre os alimentos que contribuem para melhorar o funcionamento do fígado.

Alimentos bons para o fígado

O que colocar à mesa

Visando aperfeiçoar o desempenho das funções executadas pelo fígado, vale a pena intensificar o consumo de alimentos ricos em enxofre. Esse quase sempre desprezado nutriente está presente no feijão, alho, lentilha, e couve. A boa notícia é que esses alimentos são bem comuns no prato do brasileiro. Desse modo, muitas pessoas conseguem suprir as necessidades de enxofre sem se darem conta disso.
Vale destacar também o grão-de-bico e o feijão branco, que podem atuar como substitutos do tradicional feijão carioca. As duas primeiras variedades são interessantes devido à concentração de um aminoácido denominado cisteína, que ajudam determinadas enzimas a recuperar a boa saúde do fígado.
Enquanto isso, beterraba, rúcula, cebola, e almeirão são vitais para o referido órgão devido à atuação desintoxicante. Por fim, temos o polêmico café como elemento surpresa. Embora em doses excessivas a bebida possa irritar o intestino, pesquisas comprovam que uma xícara de café diária colabora para a prevenção de enfermidades fatais, como o câncer de fígado, e a cirrose.
O extrato de própolis também pode compor a dieta. Isso porque o própolis é constituído por um composto intitulado artepelin C, que seria responsável por ajudar a eliminar células cancerígenas que tenham se desenvolvido no fígado.

As frutas recomendadas

Com relação às frutas, vale a pena apostar no consumo do abacaxi, rico em uma substância chamada bromelina, capaz de facilitar o processo digestivo. Além disso, a bromelina é importante para excluir as toxinas e gorduras excedentes no organismo. Para ampliar a obtenção dos benefícios concedidos pelo abacaxi, o ideal é mesclá-lo com outras variedades de frutas, ou com a erva hortelã.
Outra fruta que é muito bem-vinda para o fígado é a maçã, já que ela detém elevadas concentrações de pectina. Trata-se de uma fibra solúvel que acelera o processo de digestão das gorduras presentes no organismo, além de atuar na redução do volume de colesterol distribuído pela correte sanguínea.
Por fim, as frutas nunca devem ficar de fora da dieta, pois elas são ricas em compostos antioxidantes. Com relação ao fígado, essas variedades contribuem para eliminar as toxinas que tenham sido depositadas no referido órgão. Algumas frutas vermelhas disponíveis são a cereja, morango, framboesa, e amora.

O que se deve evitar

De uma forma geral, para manter o fígado protegido é essencial diminuir a ingestão de alimentos concentrados em gordura saturada. Bons exemplos dessas variedades alimentícias são a carne vermelha e a enorme lista composta pelos alimentos industrializados. É importante lembrar que as bebidas que passam por processos industriais também devem fazer parte do pacote, uma vez que elas carregam elevadas doses de diversos aditivos químicos e corantes.
Os nutricionistas também recomendam moderar o consumo dos alimentos à base de soja, ou que contenham lactose, ou farinha de trigo. A mesma cautela deve ser adota com relação às bebidas que sejam fontes de cafeína, como o próprio café e os chás.
Por fim, o hábito de consumir bebidas alcoólicas em excesso precisa igualmente ser revisto. Afinal, quando o organismo recebe álcool em demasia, o fígado é um dos órgãos mais afetados, passando a trabalhar em dobro.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

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