Veja a importância das fibras para o organismo 2


A importância das fibras para o o organismo vão muito além do emagrecimento.

Alimentos ricos em fibras Apesar de todo mundo sempre falar o quanto é importante consumir alimentos ricos em fibras para o para se chegar ao emagrecimento e a saúde, poucas pessoas compreendem o verdadeiro papel que elas cumprem no nosso corpo, e como elas podem ajudar na perda de peso. Como consumi-las corretamente sem entender sua função? Descubra mais sobre a importância das fibras para o emagrecimento:

Faxina no intestino ((Leia também: Dietas de limpeza, desintoxicação e depuração))
Muitas pessoas de ambos os sexos sofrem de constipação crônica, o que pode levar a dores e ao inchaço abdominal. As fibras podem ajudar essas pessoas, e mesmo aqueles que aparentemente não sofrem desse mal, porque elas ajudam a regular o trato digestivo e promovem uma verdadeira “faxina” no intestino.

Isso acontece porque nosso corpo não é capaz de digerir as fibras, e assim, elas passam praticamente intocados pelo nosso trato digestivo, agindo como uma “vassourinha” no intestino. Dessa forma, ajudam a eliminar as toxinas no corpo na forma de fezes, mantendo nossa saúde em dia. Além de evitar o inchaço abdominal, essa limpeza promovida pelas fibras previne várias doenças no sistema digestivo, como a diverticulite.

Sensação de saciedade
Provavelmente a função mais popular da fibra para os que querem perder peso é sua capacidade de nos deixar saciados mais rápidos, e nos manter sem fome por mais tempo. Isso acontece porque as algumas fibras “incham” quando chegam em nosso estômago, dando a sensação de que comemos mais do que na realidade foi ingerido. E como não são digeridas, elas ficam por mais tempo no estômago, nos deixando “cheios” por todo esse tempo. Ou seja: menos chances de atacar guloseimas nos intervalos das refeições.

Vários benefícios para a saúde
As fibras ainda ajudam em algumas funções do metabolismo. Por exemplo, algumas fibras (como aquelas encontradas na aveia e nos legumes) têm o poder de reduzir os níveis do colesterol LDL (o tal “colesterol ruim”), e quase todas as fibras retardam a absorção de açúcar pelo corpo, reduzindo as chances de desenvolvimento de diabetes.

Aliás, esse controle dos níveis de açúcar no sangue também previne flutuações nas quantidades de insulina, o que sua vez poderia evitar a formação de pedras nos rins.

Consumindo mais fibras
Algumas mudanças de hábitos simples no seu dia-a-dia pode ajudar a aumentar seu consumo de fibras e garantir todos esses benefícios para sua saúde e sua silhueta. Anote as seguintes dicas:

  • Troque as opções simples pela versão integral. Isso vale tanto para grãos como o arroz quanto para pães, massas e biscoitos. Mas atenção: vale ler os rótulos para conferir se o alimento é realmente fabricado a partir de grãos integrais, e se ele realmente é rico em fibras, ou tem apenas aparência de ser.
  • Coma mais frutas frescas. Sucos certamente são bastante nutritivos e bebidas deliciosas, mas você vai consumir mais fibras se comer as frutas in natura. Outra dica importante: sempre que possível, coma as frutas com as cascas, que geralmente são a parte mais ricas em fibras (ou seja, nada de descascar maçã, peras, pêssegos e goiabas!).
  • Invista nas saladas em suas refeições — elas trazem vários nutrientes adicionais para seu cardápio, e ainda garantem aquela dose de fibras que ajudarão você a sentir-se saciado com menos.
  • Leve consigo lanches ricos em fibras, assim você pode matar a fome, evitar opções gordurosas compradas “na rua”, e ainda consumir fibras. Algumas ideias são frutas secas, palitos de cenouras ou pepinos, ou mini-saladinhas.
  • Invista na variedade. Lembre-se que vários alimentos contém fibras, como castanhas e nozes, grãos (vale comer boas doses de feijão e lentilha), alimentos integrais, frutas, verduras, e cereais. Experimente de tudo um pouco e varie.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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