Conheça 6 fatos verdadeiros sobre o azeite 1


Conheça 6 fatos verdadeiros sobre o azeiteNa dieta do mediterrâneo, o azeite é tratado com a soberania digna de um elemento essencial na vida de qualquer pessoa que busca acumular hábitos saudáveis. Fato é que o azeite é extremamente concentrado em ácidos monoinsaturados, antioxidantes, e em vitamina E. Tudo isso faz com que o azeite lubrifique o intestino, previna a ocorrência de doenças cardiovasculares, e iniba a ação destruidora dos radicais livres, que acaba culminando no envelhecimento celular e no desenvolvimento de várias doenças, além do câncer.

Fatos reais sobre o azeite

A seguir, conheça 6 fatos reais sobre o azeite e saiba quando ele, efetivamente, colabora para a boa saúde do seu corpo.

Não é recomendado submete-lo a temperaturas elevadas

Não é a toa que o consumo do azeite só é recomendado em seu estado cru. Segundo diversos especialistas, isso se deve à oxidação das propriedades do azeite, evento que ocorre quando ele é submetido a elevadas temperaturas no fogo, ou exposto à luz por muito tempo.
Quando a temperatura de cozimento ultrapassa os 175º C, o alimento sofre algumas reações químicas que culminarão na formação de compostos voláteis, por sua vez, detentores de um elevado nível de toxicidade.

Oliva e de dendê são bem distintos

Ao contrário do que é propalado por algumas pessoas, o azeite de dendê em nada se assemelha ao azeite de oliva, ao menos no que tange às propriedades contidas por cada um e o que elas proporcionam. Enquanto o segundo é rico em gorduras monoinsaturadas, o primeiro possui quantidades exorbitantes de gordura saturada, motivo que o tornam altamente calórico. O único ponto realmente positivo do dendê é sua concentração de vitamina A, bem superior à encontrada no azeite de oliva.

Quanto mais novo, melhor

É importante não confundir óleo com vinho, pois o envelhecimento apenas prejudica a fidelidade de suas propriedades. Lembrando que o azeite é afetado negativamente pela luz e pelo calor, é aconselhável mantê-lo bem afastado das fontes de ambos, pois do contrário o produto acaba envelhecendo rapidamente, o que pode transformá-lo em algo totalmente diverso do que deveria ser, causando estranhamentos ao paladar e ao estômago.

Não existe nenhum óleo superior ao azeite extravirgem

Embora existam benefícios que sejam proporcionados pelo óleo de girassol, canola, ou mesmo o de soja, o azeite continua sendo, na visão dos nutricionistas, o melhor dentre todos. E a razão é muito simples, já que nenhum dos mencionados acima possui tanta gordura monoinsaturada quanto o azeite extravirgem.
Esse tipo de gordura é essencial ao bom andamento das funções do organismo em virtude de muitas vitaminas, como a A e a E, serem lipossolúveis, ou seja, elas se diluem apenas na presença dessa gordura. Além disso, diferentemente da gordura saturada, comum nos outros óleos, a monoinsaturada é extremamente saudável. Conheça o ÓLEO DE OLIVA EM CÁPSULAS

Estimulante da atividade cerebral

Não só o azeite, mas qualquer alimento rico em elementos antioxidantes colaboram para que o cérebro ganhe uma sobrevida, tornando o mais importante órgão do corpo humano mais atuante e menos vulnerável.
Essa afirmação pertence aos cientistas estadunidenses da Universidade da Califórnia, que conduziram mais de 160 estudos sobre o assunto durante um período de cinco anos. Em meio a essas diversas análises, os pesquisadores encontraram um elo comum entre as moléculas desses nutrientes e os processos inerentes às funções cerebrais.

Consuma com moderação

Como tudo o que é benéfico, o azeite somente é proveitoso quando ingerido dentro de limites aceitáveis. Os cuidados quanto à quantidade diária consumida se justificam devido ao elevado teor calórico do óleo, uma vez que 2 colheres de sopa do alimento, por exemplo, já equivalem a, aproximadamente, 180 calorias. Os nutricionistas alertam que volumes superiores podem acarretar ganho de peso.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Conheça 6 fatos verdadeiros sobre o azeite