Exercícios físicos: Vital para se emagrecer 2


Exercícios físicos: Vital para se emagrecerEmagrecer não é fácil, mesmo com a receita conhecida por todos: ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E EXERCÍCIOS FÍSICOS. Porém, dois temperos fundamentais têm que estar presentes para que essa combinação seja bem sucedida: motivação e força de vontade. Enfrentar antigos e maus hábitos alimentares e sedentários não é fácil. E é exatamente aí que mora o segredo do sucesso do emagrecimento: sair da zona de conforto e adquirir bons hábitos para uma nova vida, mais leve e ativa.

Muitas pessoas acreditam que o emagrecimento é apenas um período de meses de dedicação, o que está errado. O emagrecimento acontece quando hábitos saudáveis são adquiridos e mantidos para a vida inteira, e não apenas para uma estação do ano. Como os exercícios físicos são fundamentais, o ideal é encontrar aquele que proporcione mais prazer. Atividades aeróbicas, que aceleram a respiração e o ritmo cardíaco, consomem mais calorias que as anaeróbicas. Identificar-se com a atividade realizada é o primeiro passo para ter motivação para a prática diária. A prática de exercícios físicos contribui para a redução do colesterol ruim no organismo. Bem estar e melhora no sono também estão na lista. Para evitar lesões, o segredo é simples: aquecimento e alongamento! Veja alguns benefícios de três atividades.

Caminhada Uma atividade física simples e de alto potencial para resultados é a caminhada: sua prática constante pode reduzir aquela barriga que traz tanta insatisfação e melhorar a qualidade de vida. Seus benefícios vão muito além da perda de calorias: saúde, alegria, bem estar e muita disposição. A caminhada também contribui para o fortalecimento do sistema cardiovascular (coração e pulmão). Os iniciantes devem fazer a atividade três vezes por semana com duração de 30 minutos à uma hora. Nas semanas seguintes, a freqüência e a duração devem ser aumentadas gradativamente, sempre respeitando a capacidade de cada pessoa. O ideal é sempre impor metas e desafios, uma vez que quando o organismo está numa constante, ele se acostuma e a queima calórica tende a diminuir. O segredo é aliar distância e tempo, ou seja, velocidade e intensidade da atividade que está sendo realizada. Alternar subidas, descidas e planos pode ser bem interessante. Nas ruas do bairro, na orla da praia ou na esteira: são muitas as formas de prática de caminhada, que requer nada mais que um bom par de tênis, roupa adequada e disposição.

Corrida Para quem já está acostumado com a caminhada e apresenta bom condicionamento físico, é hora de acelerar. O desafio inicial é intercalar caminhada e corrida, passar para o trote, começar a correr lentamente para depois aumentar a velocidade das passadas. O aumento do esforço e do desafio pode ser muito prazeroso. Além disso, a queima calórica aumenta ainda mais, uma vez que o metabolismo é ativado de forma mais acelerada. Na corrida, os músculos são trabalhados de forma mais intensa e o corpo fica mais torneado. A prática desta atividade contribui, ainda, para manter longe a osteoporose, porque a corrida auxilia no aumento da densidade óssea e na absorção do cálcio, deixando os ossos mais fortes e saudáveis. A mente também é agraciada: foco e concentração nas atividades contribuem para o raciocínio e a memória.

Aquáticos Natação e hidroginástica podem trazer muitos resultados para quem objetiva a perda de peso. Por serem realizadas em piscinas, exigem mais esforço e, com isso, maior gasto calórico. Na água, trazem impacto praticamente nulo para os joelhos e articulações, eliminando o risco de lesões. Queima calórica, aumento da flexibilidade corporal, tonificação dos músculos e ganho de coordenação estão entre os benefícios dessas duas modalidades de exercícios físicos. As duas modalidades, natação e hidroginástica, trabalham o corpo de formas diferentes. A primeira trabalha o condicionamento físico e exige o corpo por completo: braços, tronco e pernas são movimentados. A queima da gordura corporal é maior. Já a hidroginástica traz maior ganho de massa muscular, uma vez que proporciona movimentos localizados.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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