Veja os 6 melhores exercícios abdominais

Exercícios abdominais não estão entre os exercícios preferidos da maioria das pessoas, mas é fundamental para adquirir uma barriga bem definida e eliminar as gorduras localizadas na região. Um problema comum é ficar em dúvida diante de tantas formas distintas de se executar a atividade. Dessa forma, alguns indivíduos acabam por desistir da prática ou nunca descobre qual delas produz efeitos mais rápidos, se que os produz. A fim de dissipar todas essas incertezas e divulgar uma informação mais precisa, o Laboratório de Biomecânica da Universidade de San Diego, Estados Unidos, avaliaram modalidades de exercícios abdominais mais praticados e estabeleceram um ranking, conforme o desempenho apresentado por cada tipo de abdominal. Confira na sequência, quais foram apontados como os melhores.

Os melhores exercícios abdominais

Exercícios abdominais1 – Abdominal Oblíquo
Esse tipo é o principal em relação ao fortalecimento dos músculos que compõem a região abdominal. De acordo com os especialistas, a principal função do exercício é enrijecer a massa muscular do reto abdominal, além dos externos de internos, denominados músculos oblíquos e transversos. Dentre todos, os mais requisitados durante a atividade são os oblíquos, daí a importância dessa modalidade do exercício.

2 – Abdominal Inferior
Responsável por contrair os músculos do abdômen o tempo todo, esse exercício é o segundo mais recomendado para quem deseja queimar gorduras localizadas e ainda exibir uma barriga perfeita. No entanto, ele tem a desvantagem de exigir um aparelho específico para ser executado, uma vez que as costas devem permanecer totalmente eretas enquanto as mão se seguram em um suporte. Tudo isso é necessário para que a ação fique concentrada nas pernas, que devem ser levantadas em direção ao abdômen. Os especialistas alertam que as repetições desse exercício devem ser limitadas.

3 – Abdominal com bola suíça
Outra ótima maneira de tonificar o abdômen é por meio do auxílio de um acessório denominado bola suíça. Os efeitos positivos angariados pela região se devem à constante busca de equilíbrio exigida pela bola, que fica posicionada sob as costas do praticante.
Esse arquétipo contém a desvantagem de trabalhar menos os músculos reto e oblíquos. No entanto, segundo os cientistas puderam apurar, esse abdominal não solicita tanto esforço do músculo reto femoral, que quase sempre é muito requisitado durante esse tipo de atividade física, o que, geralmente, retira o foco do exercício que deveria estar plenamente voltado para o próprio abdômen, que, consequentemente, recebe uma injeção de força inferior.

4 – Abdominal com as pernas suspensas
A principal vantagem desse exercício é que ele trabalha os músculos do abdômen de maneira dupla, pois ao se erguer as pernas, a região já passa por uma intensa contração. Em seguida, o movimento da cabeça para a frente amplia ainda mais o nível o esforço exigido, propiciando um ótimo resultado final.
Os fisiologistas apenas ressaltam que as pernas devem ficar suspensas e com os joelhos flexionados. Caso contrário, o contrapeso formado sobre a coluna vertebral será desmedido, o que poderá ocasionar lesões.

5 – Abdominal com os braços erguidos
Semelhante ao exercício citado anteriormente, a ideia desse abdominal é aumentar o peso que recairá sobre o abdômen. Uma distinção entre essa versão e a anterior é que levantar os braços também faz com que a massa muscular da região dorsal e peitoral também seja exercitada, conferindo-lhe uma vantagem bem interessante.

6 – Abdominal invertido
Finalizando essa lista de exercícios abdominais, de acordo com os fisiologistas, essa modalidade trabalha a região abdominal de três formas, já que é um exercício dinâmico devido às pernas suspensas, possui uma alta pressão voltada para o abdômen e proporciona uma grande estabilização do corpo. Para que o exercício surta os efeitos esperados é necessário cruzar as pernas na área dos tornozelos, suspendê-las e contraí-las sobre o abdômen. Depois, basta flexionar a cabeça na mesma direção.

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Sobre Galdino

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