Adquira novos hábitos e aprenda a reduzir o estresse 2


Característica comum do organismo, quando em excesso o estresse se torna uma fonte de problemas crônicos que pode culminar em consequências, às vezes, irreversíveis.

Estresse

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

O atual e agitado ritmo de vida moderno cria um ambiente totalmente favorável a ampliação do estresse. O resultado é exemplificado por inúmeros casos de pessoas desestimuladas, depressivas e obesas, e por vezes tudo isso simultaneamente. Em outras palavras, trata-se de um círculo vicioso, ou seja, quem pretende emagrecer jamais conseguirá reunir ânimo para praticar os exercícios físicos necessários a fim de alcançar a boa forma física e, por conseguinte, tende a estacionar no próprio sobrepeso ou piorar a situação. Além disso, está cientificamente comprovado que, em demasia, o estresse eleva consideravelmente a quantidade de produção do hormônio cortisol, que embora desempenhe papel importante, em excesso contribui para o ganho de peso.
Mas, nem tudo está perdido. Existem alguns hábitos que podem, se não restabelecer plenamente a “ordem” interna, certamente irão colaborar para que o corpo dê os primeiros passos rumo ao equilíbrio, sem o qual ele ficará propenso a prosseguir em processo de definhamento. A seguir, conheça os hábitos mais indicados pelos especialistas para deixar o estresse excessivo bem longe do seu organismo e redescubra os prazeres de se viver bem.

Comece pela alimentação saudável
Não, somente transformar completamente os hábitos alimentares não trará a sua vida “normal” de volta. No entanto, esse processo de mudança começa e se mantém devido à ingestão regular dos nutrientes dos quais o organismo tanto necessita.
Ter uma alimentação equilibrada faz com que o corpo se sinta disposto para encarar os desafios que se seguirão de um modo mais fácil. Sem essa energia proveniente da reunião de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras (as corretas), dificilmente alguém conseguirá seguir uma rotina adequada de exercícios físicos, por exemplo.
Os estudiosos explicam que, toda vez que um organismo tem deficiência de nutrientes, ele tenta recompensar de outras maneiras. Essas espécies de improvisos geram ainda mais desgaste. Daí aquela sensação de cansaço que parece acompanhar muitas pessoas durante as 24 horas do dia.

Não ignore os exercícios físicos
Como mencionado anteriormente, praticar atividades físicas deve ser uma consequência imediata da alimentação balanceada. Quando se adquire o hábito de exercitar o corpo regularmente, o corpo recebe uma série de benefícios que auxiliam na redução do stress.
Assim, o corpo exercitado é beneficiado pela produção de hormônios como a adrenalina e o glucagon. Enquanto a primeira contribui para aplacar o estresse, o segundo amplia a concentração de glicose presente no fígado. Some-se a isso a síntese de cortisol, que passa a ocorrer de modo ordenado, situação que leva este hormônio a desempenhar seu real papel: o de substância anti-inflamatória. Além disso, não se deve esquecer da endorfina, essencial para que qualquer indivíduo se sinta bem consigo mesmo.

Altere a sua postura
A mudança de postura corporal influi diretamente no modo como pensamos. Pessoas que cotidianamente adotam posturas desconfortáveis tendem a apresentar muita dificuldade para enxergar e aplicar soluções aos problemas enfrentados durante o dia. A má postura interfere no equilíbrio interno do corpo. Portanto, considere que manter uma postura correta não apenas ajudará a evitar o desenvolvimento de dores físicas crônicas no futuro, mas também contribuirá para a saúde mental, condição imprescindível para quem pretende reduzir os índices de estresse.

Cuide de sua respiração
Aprender a respirar é outro fator que pode fazer muita diferença na vida de pessoas que passam por uma ampla diversidade de situações estressantes durante o dia.
Segundo os especialistas, quando alguém está em um estado de ansiedade crescente, tentar controlar o ritmo respiratório ajuda a acalmar os nervos e faz com que o indivíduo se concentre exclusivamente naquele momento. Essa canalização de energia faz com que a ansiedade diminua.
Porém, para que se consiga manter esse controle sobre a respiração é necessário algum treinamento. Existem diversos exercícios de respiração que facilitam o encontro desse ponto de equilíbrio e ajuda a aliviar o estresse.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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