Veja alguns motivos para se evitar o estresse


O estresse é um dos maiores vilões dos tempos modernos. A correria do dia-a-dia, a falta de tempo e os compromissos cotidianos faz com que as pessoas sofram com os sintomas desse mal. Com o estresse, muitas doenças podem ser desencadeadas. Devemos evitar o estresse por todos os problemas emocionais, bem-estar, saúde e de convívio que ele pode causar.

Estresse - Motivos para se evitarQuer ter uma vida feliz e equilibrada? Entenda porque devemos evitar o estresse, confira os sintomas mais comuns do estresse:

  • Ansiedade, angústia, medo
  • Nervosismo, irritação, raiva sem motivo
  • Mudança constante de humor
  • Falta de vontade para concretizar coisas, desorganização
  • Insônia e outros problemas relacionados ao sono
  • Falta de apetite ou distúrbios digestivos, problemas cardíacos
  • Falta de memória e de concentração
  • Diminuição das defesas do organismo, dores crônicas
  • Dor de cabeça ou enxaqueca.

Além de todos esses problemas o estresse pode causar enfermidades mais graves, como:

Problemas Cardiovasculares
Muitos estudos apontam que o estresse é o pior inimigo do coração. Isso porque as tensões emocionais atingem diretamente aos batimentos do coração. Já foi comprovado que com a liberação dos hormônios (cortisol) do estresse provocam no organismo reações que englobam desde o aumento da pressão arterial até um fulminante ataque cardíaco. O cortisol quando liberado no organismo pode causar a morte de pessoas com histórico de problemas cardiovasculares.

Segundo os cardiologistas viver uma rotina estressante é perigoso, uma vez que o estresse libera altos níveis dos hormônios que provocam instabilidade no organismo. Outro desses hormônios é a adrenalina. A liberação de adrenalina no organismo interfere diretamente nos batimentos cardíacos e na pressão arterial, podendo levar um indivíduo a um ataque cardíaco e até mesmo a morte.

Surgimento de acnes
As espinhas geralmente aparecem na fase da puberdade, mas hoje em dia não é difícil encontrar pessoas maiores de 25 anos reclamando do aparecimento da acne. O público mais afetado são as mulheres. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa dos problemas da acne nas mulheres, uma em cada três está relacionado ao estresse, ansiedade e depressão. A culpa é do hormônio citado acima, o cortisol. O Cortisol estimula os hormônios androgênios que acionam a glândula sebácea provocando a aparecimento das espinhas.

A Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, realizou uma pesquisa onde mostrou que um hormônio (liberador da corticotropina, ou CRH) associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos. O estudo comprova que além de ser produzido pelo sistema nervoso central, o CRH também é feito pelas glândulas sebáceas da pele.

O estresse contribui para o aumento do peso
Segundo outros estudos, o estresse é um dos principais motivos da obesidade em todo o mundo. As pesquisas apontam que o organismo de uma pessoa que sofre de estresse libera elevados níveis do hormônio cortisol, que estimula o aumento de peso e na produção de células de gordura. O cortisol ainda inibe a queima da gordura, e faz com que o organismo tente estocar o máximo de gordura possível.

Enxaquecas
A enxaqueca é uma das enfermidades mais recorrentes entre a população. Todos os fatores de estresse como a ansiedade, mudanças de humor, falta de concentração, irritabilidade e insônia levam o individuo a sofrer doloridas e intermináveis crises de enxaqueca. O público mais atingido pelas temidas enxaquecas é o publico feminino. Cerca de 20% das mulheres sofrem de enxaqueca, enquanto apenas 5% da população masculina relatou sofrer desse mal.

São muitos os males do estresse, por isso previna-se e tenha uma vida saudável, equilibrada e feliz. Segue alguns conselhos para combater o estresse, confira:

  • Organize seu tempo, nada pior que estar atrasado o tempo todo.
  • Sempre que possível evite o trânsito, evite sair em horários de pico.
  • Faça pausas entre as atividades.
  • Faça apenas o que seu corpo e mente permite, não exceda os limites.
  • Durma bem, pelo menos 8 horas por dia.
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada como baixo teor de gordura.
  • Evite pensamentos negativos.
  • Dedique-se a atividades extras: Atividades que sejam prazerosas , fora do ambiente de trabalho.
  • Saia com amigos, divirta-se.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário