Veja quais são as causas e saiba como evitar o envelhecimento precoce


Envelhecimento precoceO envelhecimento não é somente uma questão de contar aniversários ou a forma como seu corpo funciona e reage. A idade cronológica e a idade biológica não são as mesmas, os processos fisiológicos que ocorrem no seu organismo são, na verdade, os principais indicadores da sua idade. O envelhecimento precoce ocorre então quando esses processos fisiológicos sofrem interferência de determinados fatores ou comportamentos.

Você não pode evitar por inteiro as marcas naturais do envelhecimento, mas há uma série de questões internas e externas acontecendo, nas quais você pode ter influência. Nunca será tarde demais (nem muito cedo) para começar a tomar os devidos cuidados para prevenir o envelhecimento precoce.

Causas do envelhecimento precoce

Há diversos fatores que podem causar o envelhecimento, alguns deles sobre os quais nada podemos fazer enquanto outros podemos influenciar. Dentre as principais causas para o envelhecimento precoce estão:

Dieta pobre em proteínas e rica em carboidratos

Uma dieta rica em açúcares e doces faz com que o tecido conjuntivo da pele perca sua elasticidade, se tornando assim mais rígida. Por outro lado, uma dieta rica em proteínas é essencial para a produção de estruturas proteicas como o ácido hialurônico, o colágeno e as fibras de elastina, componentes vitais para uma pele de aparência jovem.

Tabagismo

Fumar causa pequenas linhas e rugas que normalmente aparecem em lugares onde a pele é mais fina, a exemplo das laterais dos olhos e da região acima dos lábios (linhas do sorriso).

Essas marcas típicas do envelhecimento podem aparecer nos fumantes cerca de 10 a 15 anos antes do que nos não-fumantes. Portanto, o tabagismo é uma das principais causas do envelhecimento precoce.

Dormir pouco

Durante a fase de sono profundo, a glândula pituitária que está presente em nosso cérebro secreta hormônios do crescimento. O sono contínuo da noite é uma das raras ocasiões em que esses hormônios são secretado em adultos, sendo eles de grande importância na manutenção e renovação de vários tecidos do corpo, incluindo o tecido da pele.

Estresse

O estresse é também uma causa conhecida do envelhecimento precoce. Essa condição física e mental libera o cortisol e a adrenalina, hormônios esses que aceleram os processos do envelhecimento.

Uma pessoa sob altos níveis de estresse deixa claro as marcas do envelhecimento não só na pele, mas também nos ossos, pois os mesmos se tornam mais fracos do que deveriam ser.

Exposição ao Sol

A exposição ao sol é um fator mais que determinante para o aparecimento de manchas e rugas, reduzindo a elasticidade e a flacidez da pele. Cerca de 70% dos processos de envelhecimento dependem da quantidade de luz solar que você se expõe ao longo da vida.

As fibras elásticas de colágeno quando expostas ao sol se tornam mais rígidas e frágeis, tendo sua estrutura básica destruída, um processo esse chamado de elastose solar.

Álcool

O consumo de álcool resulta em danos à textura e a cor da pele. Beber quantidades excessivas de álcool pode causar também aquelas “bolhas” que ficam abaixo dos olhos.

Isso ocorre devido ao acúmulo de substâncias toxicas nas camadas mais profundas da pele, podendo levar inclusive no aparecimento de vasos capilares e “roxidão” das bochechas e da ponta do nariz.

Genética

Nosso corpo tem uma capacidade própria para produzir enzimas que funcionam como antioxidantes, juntamente com a capacidade de corrigir danos individuais do DNA, que é o código genético presente em todas as nossas células.

Essas enzimas antioxidantes produzidas pelo nosso organismo são responsáveis por reparar as alterações do nosso código genético, ocorridas também devido ao processo de envelhecimento.

No entanto, essa capacidade de reparação dos danos genéticos está diretamente ligada aos nossos genes, por isso, mesmo pessoas que levam uma vida saudável podem ter sinais do envelhecimento precoce.

Como evitar o envelhecimento precoce

Agora que você já viu quais são as principais causas, veja o que fazer para evitar que os sinais do envelhecimento precoce ocorram em você. As dicas são:

  • Use protetor solar (filtro 30 ou superior) frequentemente, mesmo que você não estiver diretamente exposto aos raios do sol;
  • Se você fuma, pare;
  • Tenha uma alimentação balanceada e de qualidade. As frutas e as verduras possuem potentes antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento, já os açucares e os doces em geral, evite;
  • Beba menos álcool;
  • Pratique exercícios regularmente, no mínimo 5 vezes por semana;
  • Lave e enxágue o rosto pelo menos 2 vezes ao dia, e também após suar muito;
  • Utilize hidratantes faciais frequentemente.

A boa notícia é que a maioria das causas que levam ao envelhecimento precoce são influenciadas pelos seus hábitos e comportamentos, por isso, tome os devidos cuidados e tenha uma pele de aparência jovem e saudável.

O artigo foi útil para você? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Veja como retardar o processo de envelhecimento celular
Veja como envelhecer e chegar à terceira idade sem definhar
Aprenda com Dr. Lair Ribeiro como envelhecer sem ficar velho


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário