Veja algumas das complicações causadas pelo efeito sanfona 3


Uma parcela significante da sociedade sofre as complicações causadas pelo efeito sanfona, uma maneira de dizer que o corpo não consegue entrar em equilíbrio consigo mesmo. Dessa forma, o mal faz com que a pessoa afetada nunca mantenha o mesmo peso. Esse transtorno causa inúmeros incômodos, geralmente, estéticos. No entanto, talvez o que muita gente ignore é que as constantes oscilações de peso vêm acompanhadas por problemas sérios que são acarretados ao organismo e que vão muito além da mera aparência física.

A seguir, você verá que o efeito sanfona vai muito além de somente comprometer os planos de emagrecimento.

Complicações causadas pelo Efeito Sanfona

Complicações do efeito sanfona

Metabolismo

Perder e ganhar peso em pequenos intervalos não é nada saudável. Em situações como esta, o corpo entende que o indivíduo precisa poupar energia. Logo, a primeira e funesta consequência é a redução drástica da velocidade dos processos metabólicos. Isso acontece porque na primeira oportunidade que o cérebro tem de fazer com que o corpo volte ao seu estado anterior ele o fará de modo severo. Para isso, o principal órgão do corpo começa a desconsiderar as informações provindas do tecido adiposo, deixando aquela sensação de fome permanente, já que a saciedade acaba sendo interrompida pelo cérebro.

Acne, estrias e flacidez

Considerando as implicações estéticas, o efeito sanfona pode colaborar para o surgimento de uma variedade de acnes, que são decorrentes de oscilações hormonais, por sua vez originadas após o consumo em demasia de alimentos que contêm elevado índice glicêmico.
Outro ponto negativo ocorre na pele, que esticada e relaxada em movimentos constantes acaba promovendo o irrompimento de estrias.
Os dermatologistas também alertam que emagrecer e engordar em pouco tempo funciona como um catalisador de um processo denominado “glicação”, em decorrência do qual a pele se torna velha e, excessivamente, flácida.

Sistema imunológico

Ingerir uma imensurável quantidade de alimentos e engordar em pouco tempo leva a inflamações que tem sua origem no aumento desproporcional do tecido adiposo. Esse quadro desestabiliza totalmente o sistema imunológico, o que deixa o corpo propenso a contrair doenças. As circunstâncias pioram quando, ao perceber o ganho extra de peso, as pessoas iniciam uma restrição alimentar, ou seja, deixando o corpo ainda mais frágil.

Doenças são agravadas

Uma das doenças que podem vir à tona é a sarco penia, caracterizada pela perda excessiva de massa muscular. Geralmente, emagrecimentos em tempo recorde é consequência direta da adoção de dietas extremamente restritivas. O problema é que durante a perda de peso o corpo de desfaz do tecido muscular para incorporar um tecido gorduroso quando o efeito sanfona acontece.
Todo esse processo culmina na “sarcobesidade”, estado no qual o indivíduo desenvolve uma resistência insulínica fora do normal e desejável. O resultado será o agravamento do diabetes naqueles que já portam a doença e um possível aparecimento nos demais que ainda não a desenvolveram. Por conta disso, a “sarcobesidade” deve ser encarda com máxima seriedade.
De acordo com os médicos, existe outra doença provocada pelo efeito sanfona”e que merece a mesma atenção. Trata-se da esteatose hepática. Mais uma vez, a principal causa da doença se deve ao uso de uma dieta restritiva. Na esteatose hepática o fígado começa a reter gordura, o que, invariavelmente, pode levar à intensificação da concentração de LDL (colesterol “ruim”) no sangue.

Conclusão

Emagrecer é o sonho de muitos. Entretanto, é preciso que o interessado estabeleça determinados limites quanto à forma que será utilizada para atingir os seus objetivos. Dessa forma, respeitar o biótipo de cada um é fundamental para se evitar consequências ruins como o efeito sanfona. Em outras palavras, quem opta por dietas que ditam teorias extremistas correm o sério risco de passar pelas complicações causadas pelo efeito sanfona, já que seus organismos não comportam um estado de magreza profunda por muito tempo. O segredo está em alinhar o cardápio de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um.

Outros artigos sobre isso:
Efeito sanfona: Algumas dicas de como evitar
Efeito sanfona: Veja mais dicas de como evitar
Seios flácidos: Veja dicas de como evitar

Imagem cortesia de AKARAKINGDOMS em FreeDigitalPhotos.net


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

3 pensamentos em “Veja algumas das complicações causadas pelo efeito sanfona