Dietas, mitos e verdades populares 2


Muito se fala a respeito das dietas, no mundo todo. Mas, nem tudo aquilo que se fala é verdade. Descubra aqui o que é mito e o que é verdade!

DietasQuando começamos uma dieta, ouvimos milhares de coisas que as pessoas acreditam que irão nos ajudar. Porém, nem tudo aquilo que ouvimos é verdade. Algumas dessas coisas são ditas há tanto tempo que se tornaram quase verdades incontestáveis, e muitos a tomam assim, quando na verdade, quase ninguém procura pesquisar pra saber se o que dizem é realmente um fato.

Um desses mitos é, por exemplo, a afirmação que só é possível emagrecer se a pessoa que está de dieta não consumir nenhum doce durante este período. É claro que não pode haver exagero ao consumir este tipo de alimento, porém, muitas dietas não dão certo, porque a pessoa em questão acha melhor desistir dela para poder comer esses doces. O ideal é deixar para comê-los em pequenas quantidades e apenas no final de semana, já durante a semana, procure saciar essa vontade com frutas.

É também um mito acreditar que a quantidade de água que você ingere por dia não irá interferir em nada no resultado da sua dieta. Além de auxiliar no funcionamento do intestino, a água o ajuda a eliminar tudo aquilo que não fará bem ao nosso corpo. Ela preenche nosso estômago, fornecendo a sensação de saciedade, evitando que comamos por ansiedade. O indicado é que tomemos, no mínimo, dois litros de água por dia! E atenção: sucos e refrigerantes não a substituem… Só água pura traz um benefício completo para nosso organismo!

Comer bastante durante o almoço e não comer mais nada durante o dia, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, também é um mito. Aliás, ficar muito tempo sem comer, pode até engordar, sabia? Quando nosso organismo não recebe comida em quantidade adequada, ele tende a armazenar em forma de gordura aquilo que já consumimos, ou seja, tudo o que já estava nele, o que é péssimo. O ideal é comer bem durante o café da manhã, almoço e jantar. Entre essas refeições devemos fazer pequenos lanches em intervalos regulares, vale também beber um suco, comer frutas ou barrinhas de cereais.

Uma dieta que está cada vez mais popular é a dos carboidratos. Há variações deste regime alimentar, mas entre elas, está uma que afirma que consumir carboidratos durante a noite, engorda. Isto é um mito! Basta não exagerar e preferir sempre os alimentos integrais, que são ricos em fibras e ajudarão o intestino a funcionar melhor. Se você seguir à risca sua dieta, comendo só alimentos saudáveis, não há como acreditar que comer uma torrada, por exemplo, durante a noite irá te fazer engordar!

Entre tantos mitos, todavia, há coisas que são ditas por muitos há anos que devem ser levadas em consideração. Entre elas a de que cada organismo reage de maneira diferente à dietas diferentes: todos nós temos estilos de vidas diferentes, portanto, o ideal é consultar um nutricionista que indicará a melhor dieta para o seu caso.

É também verdade que é normal perder mais peso durante o começo da dieta. Com o tempo, o corpo vai se acostumar com sua rotina mais saudável e vai desacelerando o processo de emagrecimento. Porém, não se preocupe: se seguir todas essas dicas, mesmo que mais devagar, você alcançará seu objetivo!

Caçadores de mitos (das dietas!) – Por Luana G. de Almeida – luana.galmeida@hotmail.com

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Sobre Galdino

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Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

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