Dietas famosas e seus riscos para a saúde 1


Dietas famosas e seus riscos para a saúdeComo muitas dessas dietas são adotadas por pessoas populares, não demora para que seus fãs entrem na onda e invistam em uma dieta totalmente contraindicada para a sua compleição.
Essas dietas tem como principal característica o fato de serem extremamente restritivas. Ocorre que, por mais que os métodos consigam proporcionar uma boa taxa de emagrecimento, o resultado é conquistado com base em um degaste de todo o corpo, que passa, dentre outras coisas, a ficar subnutrido. Nessas circunstâncias, quando o indivíduo retorna à alimentação “normal” a tendência é recuperar boa parte dos quilos perdidos, ou seja, surge o temido “efeito sanfona.”Veja algumas das complicações causadas pelo efeito sanfona

Existe um grupo de dietas que são um risco comprovado à saúde. Na sequência, você saberá as razões pelas quais determinadas dietas, como a Master Cleanse, vegano temporário, papinha de bebê, proteína não são recomendadas.

As dietas e seus riscos para a saúde

Dieta Master Cleanse
Nessa dieta, a proposta é limitar o corpo a consumir uma mescla de limão siciliano, xarope de bordo, chás laxantes, pimenta caiena, água comum, e água com sal marinho. Essas substâncias devem compor o cardápio por 10 dias seguidos.
Pela combinação exposta acima, os nutricionistas apontam a dieta Master Cleanse como uma das mais perigosas de todas as restritivas. Ao utilizar esse método para emagrecer, o indivíduo pode não somente ficar com insuficiência de nutrientes, como também provocar a inflamação do intestino, uma vez que a referida dieta sugere o consumido de bebidas com efeito laxativo.
Uma das reações adversas proporcionadas por essa dieta são perda de concentração, cefaleia, anemia, e vertigens. A hipótese de arritmia cardíaca também não está descartada, já que a dieta é totalmente embasada em líquidos e isso faz com que o organismo perca quantidades consideráveis de magnésio e potássio.

Dieta da papinha de bebê
Essa dieta ficou famosa devido à adesão de diversas atrizes de Hollywood. Para ser realizada, é necessário ingerir 14 potes de papinha (comercializadas por qualquer supermercado) durante o dia. À noite, o indivíduo deve manter um cardápio bem leve à mesa, composto basicamente por bastante salada e algum peixe.
Não é preciso ir muito longe para imaginar os motivos que levam os nutricionistas a considerar essa dieta arriscada. Afinal, estamos falando de papinha produzida para alimentar bebês, e não pessoas adultas. As necessidades de ambos os corpos são bem distintas umas das outras. Logo, as perdas nutricionais propiciadas pelo método são profundas.

Dieta do vegano temporário
Como o próprio nome indica, essa dieta sugere que o indivíduo passe alguns dias mantendo um cardápio característico dos hábitos alimentares veganos. Isso significa que todos os alimentos de origem animal não serão consumidos no período. Dentre eles, destacam-se as carnes em geral, o mel, os ovos, e qualquer produto derivado do leite.
Segundo os nutricionistas, ser vegano não é, necessariamente, sinônimo de ser magro. Isso porque esse público costuma ingerir boas porções de gorduras vegetais, e carboidratos. Essa combinação pode facilmente causar efeito reverso ao da dieta, ou seja, contribuir para o ganho de peso, ao invés de ajudar o corpo a emagrecer.

Dieta do vinagre de maçã
Tão absurda e perigosa para a saúde quanto a dieta da papinha de bebê, a dieta do vinagre de maçã consiste em ingerir cerca de 50 ml do líquido no intervalo imediatamente anterior a todas as refeições.
Primeiramente, é preciso esclarecer que o vinagre de maçã detém propriedades termogênicas. Logo, ele colabora para o aumento da queima de calorias, uma vez que acelera o ritmo dos processos metabólicos. Entretanto, para que o vinagre seja benéfico é preciso restringir o consumo a 30 ml diários, quantidade bem inferior a sugerida pela dieta em análise.
Além disso, cabe salientar que o vinagre é extremamente ácido, motivo pelo qual interfere profundamente no índice de pH da corrente sanguínea, o que pode levar ao óbito.

Veja também outras dietas:
Dieta dos Pontos: Saiba mais sobre ela
Dietas radicais que fizeram celebridades emagrecer
Dietas de limpeza, desintoxicação e depuração
(Dieta de Desintoxicação)


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Dietas famosas e seus riscos para a saúde