Dieta Dukan – Veja alguns prós e contras


[caption id="attachment_10371" align="alignleft" width="363"]Dieta Dukan Imagem do Google[/caption]

A dieta Dukan foi criada pelo médico e nutrólogo francês Pierre Dukan. A dieta ganhou adeptos no mundo todo, inclusive ele ficou famoso com o lançamento do livro ‘Eu não consigo emagrecer’, que foi lançado na frança em 2000, assim como vários outros livros, um site específico que trabalha diretamente com a dieta e com as metas individuais das pessoas na perda de peso, trazendo várias receitas, organizadas por ordem alfabética. Essa dieta foi adotada por algumas famosas, como Kate Middleton e Jennifer Lopez, consequentemente a repercussão dos resultados da dieta foi espetacular e logo virou a dieta da moda.
Para seguir a referida dieta, vários hábitos devem ser mudados, como retirar temporariamente do cardápio a farinha de trigo e a substituir pela farinha de aveia, assim como cortar o açúcar, alimentos gordurosos, frituras, e evitar o sal. Em contrapartida, a dieta é divida em quatro fases, e em cada uma delas, os alimentos permitidos podem ser consumidos a vontade.
Acredita-se que o grande número de seguidores da dieta Dukan se deu pelo fato de ser rica em proteína. Proteínas servem como um importante fornecedor de energia, uma dieta rica em proteína colabora com o desenvolvimento corporal, reposição de sangue perdido, mantêm o nível do PH adequado no sangue, cura de feridas e cicatrizes, repõem células mortas, revigora cabelo e unhas com necessidade de crescimento.

As quatro fases da dieta Dukan seguem da seguinte forma:

1ª fase: Ataque – Nesta fase o tempo de duração vai depender do quanto você quer perder de peso, o importante nesta fase, é comer proteína pura, que são encontrados em aves, peixes, frutos do mar, presunto magro, peito de peru light, ovos, laticínios desnatados, iogurtes, queijo minas (0% gordura), ricota, café e chá (sem açúcar).

2ª fase: Cruzeiro – O período de duração desta fase da dieta Dukan é até você alcançar o peso desejado. Nesta fase, vai repetir a fase anterior com os alimentos permitidos nessa fase, entretanto será em dias alternados. Funcionará da seguinte forma, um dia de proteína pura e outro dia de proteína pura com alguns legumes e vegetais.

3ª fase: Consolidação – O segredo desta fase será determinação. Para cada kg eliminado deve seguir com a dieta durante 10 dias, ou seja se você perdeu 3 kg, deve seguir a fase de consolidação por 30 das. A diferença nesta fase, é que você já pode consumir alimentos como arroz, pão, e frutas.

4ª fase: Estabilização definitiva – A rotina de alimentação volta ao normal, lembrando que um dia da semana você deve repetir a fase de ataque, e consumir também 3 colheres de aveia por dia.

Entretanto apesar de a dieta ser tão famosa, com vários adeptos no mundo, existem os críticos, que alegam que o consumo em excesso de proteína pode ser prejudicial à saúde. As proteínas são essenciais para o corpo humano, isso não deve se negar, mas tudo em excesso podem apresentar um impacto negativo ao corpo e apresentar como resultado até algumas doenças.
O alto consumo de proteína pode ser prejudicial ao bom funcionamento dos rins, trazendo dificuldades ao metabolismo de alguns elementos, como ureia, amônia e resíduos nitrogenados. Quando existe excesso de proteína na circulação sanguínea, há grandes chances de desenvolvimento da aterosclerose e de doenças cardíacas, bem como aumentar os níveis de colesterol.
Assim, com a restrição na dieta de algum dos grupos alimentares pode ser prejudicial. A ausência absoluta de carboidratos pode trazer prejuízos ao organismo, pois sem a glicose advinda do mesmo, o corpo fica sem energia, causando sintomas como irritação e fadiga. Vale ressaltar, que pode ser prejudicial ao intestino também, tendo em vista a ausência de fibras para o bom funcionamento do mesmo.

Para finalizar, as últimas notícias que foram divulgadas e muito comentadas. O colegiado de médicos franceses anunciou a expulsão do nutricionista Pierre Dukan por fazer promoção comercial de seu regime. Segundo eles, a dieta Dukan provoca desequilíbrios alimentícios. A decisão foi da câmara disciplinar, que na prática não tem nenhum efeito porque o próprio Dukan já tinha renunciado a participar do órgão em abril de 2012, logo após sua aposentadoria, em oposição aos seus colegas.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário