Dieta do Mediterrâneo: rica, saudável, balanceada, nutritiva e saborosa 1


Dieta do MediterrâneoA Dieta do Mediterrâneo leva esse nome porque foi desenvolvida e é embasada no perfil alimentar dos moradores que compõem os países situados ao redor do Mar Mediterrâneo. Dentre as nações mais conhecidas, destacam-se Itália, Grécia, Líbano, Marrocos, Turquia, Líbia, Egito e, os países da península ibérica – Espanha e Portugal.

Como se vê, a lista é constituída por países totalmente diferentes, não somente em aspectos culturais, como o idioma, mas também no campo da política e da religião. No entanto, curiosamente esses habitantes encontram suas semelhanças no campo gastronômico. Isso se deve às características geográficas análogas, tais como temperatura, clima predominante e condições do solo propícias ao cultivo de determinados alimentos.

Composição da dieta do Mediterrâneo

O cardápio dessas pessoas é muito semelhante. O conjunto de alimentos é composto por uma grande variedade de frutas, peixes, oleaginosas (nozes, amêndoas), azeitonas, legumes, verduras, lentilha, grão-de-bico e cereais. Também estão presentes o leite e seus derivados como o iogurte e queijos, azeite de oliva e diversas ervas que dão um toque todo especial na hora de preparar os pratos. O hábito de se tomar uma taça de vinho por dia completa a lista principal com charme e requinte.

Por outro lado, para seguir a dieta corretamente e obter um bom resultado é fundamental abolir do cardápio produtos industrializados e alimentos com elevada concentração de açúcar ou gordura. A ingestão de carne vermelha também não é vista com bons olhos e deve ser realizada com bastante parcimônia.

As vantagens de cada elemento constituinte da dieta do Mediterrâneo

São inúmeros os benefícios aliados à dieta mediterrânea: controle do peso (muitas vezes levando ao emagrecimento), diminuição do risco de se desenvolver doenças cardiovasculares, canceres e diabetes, melhora no metabolismo e funcionamento do organismo, melhora do sistema imunológico, dentre outros.

Somando-se a isso, segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona (Espanha), esse regime alimentar diferenciado evita cerca de 30% das mortes causadas por doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos e derrames.

Veja quais são os prós de cada um dos constituintes dessa dieta:

  • Frutas, legumes e verduras: apresentam enorme quantidade de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras.
  • Leguminosas: excelentes fontes de proteínas vegetais e fibras. Seu consumo ajuda a regular o organismo no combate ao LDL (colesterol ruim) e previne episódios de constipação. Além de proteger o corpo contra o aparecimento de doenças cardiovasculares e câncer do intestino.
  • Cereais: são fontes importantes de carboidratos, fornecendo mais energia para o corpo. Em sua forma integral também são ricos em fibras, vitaminas e minerais (magnésio, zinco e fósforo).
  • Amêndoas, nozes e castanhas: são valorosas para o corpo por possuírem grande quantidade de gorduras benéficas, como as polinsaturadas. São ricas em selênio e vitamina E, poderosos antioxidantes. O selêncio, inclusive, aumenta a imunidade, estimula o sistema endócrino, protege o sistema circulatório, auxilia na perda de peso e no ganho de massa muscular.
  • Peixes: proporcionam ao corpo a introdução de ácidos graxos provenientes do ômega 3. Esses elementos reduzem consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares. Outro benefício da ingestão de peixes é a diminuição dos teores de colesterol e triglicérides no sangue. Lembre-se de consumi-los grelhados ou assados, nada de frituras! Os mais recomendados são: pescada, tilápia, salmão e sardinha.
  • Leite e derivados: detêm altas doses de cálcio. Isso ajuda a prevenir complicações que possam ser causadas em virtude da osteoporose. Dê preferência ao leite desnatado, queijo branco ou cottage e iogurte natural.
  • Azeite de oliva: favorece a saúde do coração pois é rido em ácido graxo monoinsaturado, corroborando com o aumento da concentração de HDL (colesterol bom) no organismo.
  • Vinho tinto: possui elevadas doses de flavonoides, importantes antioxidantes que são fundamentais para impedir que placas de gordura se fixem nos vasos sanguíneos. Contanto, por ser uma bebida alcoólica e adoçada, deve ser ingerido com moderação. Apenas uma taça por dia, e nada de vinhos muito doces.

Outros 4 pontos importantes

  1. O ponto central desta dieta é a restrição ao consumo de carne vermelha, produtos industrializados e altamente calóricos.
  2. A adesão do vinho não chega a ser novidade em dietas, mas preocupa alguns nutricionistas. Como toda bebida alcoólica, se consumido em excesso, pode afetar o fígado e causar problemas comportamentais. Em casos mais drásticos até mesmo levar ao alcoolismo. Pois saiba que existem versões sem álcool! Um dos principais benefícios dos vinhos não alcoólicos é, que além das vantagens tradicionais, eles diminuem a pressão sanguínea. Experimente!
  3. Outro ponto fundamental da dieta mediterrânea é a sustentabilidade, frisando o consumo de alimentos que causam pouco impacto ao meio ambiente e respeitam a biodiversidade. Além disso, essa é uma dieta bastante econômica, você pode consumir frutas e hortaliças da estação, aproveitar as cascas como adubos e plantar em casa mesmo alguns dos temperos, como hortelã, manjericão, salsinha, etc.
  4. A dieta do Mediterrâneo apresenta uma série de alimentos que já são bem conhecidos dos brasileiros. Mantendo porções equilibradas, além de extremamente saudável, possibilita ao corpo uma grande perda de peso.

Por fim, existem diversas boas razões para trazer esse cardápio à sua rotina alimentar. Experimente fazer essa dieta e nos conte como você se sentiu através dos comentários. Gostou do artigo? Curta e compartilhe com os amigos.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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