Dieta desintoxicante: Conheça este método 4


Dieta desintoxicanteNos dias de hoje vivemos numa sociedade em que o nosso ritmo alucinante do dia-a-dia não nos permite ter uma vida muito ativa no que diz respeito á prática de exercício físico, e portanto, tudo isto nos leva a ter um estilo sedentário. Esta vida menos saudável exerce uma carga mais forte em nosso organismo, e por esse motivo é essencial fazer uma dieta desintoxicante.

Num mundo cada vez mais “industrializado”, um número cada vez mais crescente de pessoas recorre às comidas de fast-food e refeições prontas, esta prática, aliadas ao aumento da poluição atmosférica e ingestão de alimentos em horários impróprios, originam variadas toxinas que prejudicam gravemente a saúde levando a doenças crônicas e obesidade.

Devido a todos estes fatores é necessário fazer uma dieta desintoxicante que normalmente tem duas fases, a líquida, e posteriormente a sólida. Este regime não é mais do que fazer uma limpeza geral ao organismo, removendo todas as toxinas acumuladas nos órgãos ao longo do tempo, melhorando assim os níveis de energia e de saúde.

Para quem não conhece, a dieta desintoxicante é baseada em chá, água, legumes, frutas e sucos, que ajudam no funcionamento do fígado e dos rins. Esta dieta líquida não pode ultrapassar os dois dias e, portanto, deve alimentar-se de duas em duas horas, podendo utilizar todos os tipos de legumes e frutas. Após estes dois dias, passa-se para a dieta desintoxicante de sete dias, onde se introduzirá alguns alimentos sólidos, embora com algum controle das calorias que ingere. O ideal será alimentar-se de frutas e legumes sólidos, iogurte desnatado, carnes magras e peixe.

É necessário também ter em atenção determinados aspetos no decorrer desta dieta, como beber bastante água natural e água de coco, uma vez que ajudam a fortalecer e dar energia ao organismo, devendo evitar praticar demasiado exercício físico durante esta temporada.

Ao longo deste regime pode-se optar pelos alimentos mais propícios ao emagrecimento e desintoxicação, tais como, a melancia, que é um excelente diurético; as folhas verdes, que são perfeitos antioxidantes; amigos do intestino como a quinua e linhaça; os chás verdes e hibisco, que contribuem para a redução da celulite; o limão, também usado em outras dietas uma vez que isola a gordura e absorve os nutrientes; e a maçã que traz imensos benefícios para a saúde, uma vez que impede que a gordura dos alimentos se deposite no organismo e ao mesmo tempo protege as células dos radicais livres.

O ideal, não só durante a dieta desintoxicante, mas sempre, é escolher alimentos que beneficiem o organismo e evitar outros que o prejudicam. Sempre que possível, é aconselhável evitar o açúcar e alimentos açucarados como doces e produtos que contenham sacarose, ciclamato e xarope de milho, uma vez que contribuem consideravelmente para o aumento de toxinas. É também necessário evitar o café pelo menos durante os primeiros dois dias da dieta, ou então reduzir ao mínimo, as doses diárias. O glúten e a lactose, como o pão, biscoitos, massas, e derivados do leite também não devem ser ingeridos, uma vez que inflamam o organismo. Outros produtos como as carnes vermelhas também não devem fazer parte da dieta, uma vez que são de digestão bastante lenta e um entrave para limpeza do organismo.

Após a dieta desintoxicante é possível ter emagrecido cerca de cinco quilos, no entanto, é importante continuar a tratar de si, fazendo uma reeducação alimentar e iniciar uma prática de exercício físico mais regular. Se não for esse o caso, é normal que voltando aos antigos hábitos, as toxinas tornem a acumular no seu organismo, acumulando assim gordura indesejada.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

4 pensamentos em “Dieta desintoxicante: Conheça este método