Dieta Atkins: qual o diferencial desta dieta? 1


Dieta Atkins, você já ouviu falar nela? Se não, hoje vamos mostrar a você mais esta alternativa para alcançar a boa forma. Conheça aqui os detalhes desta dieta que fez muito sucesso nos anos 80 e vem conquistando cada vez mais adeptos.

Como funciona a dieta Atkins?

dieta atkins 2O objetivo desta dieta é levar o seu corpo ao emagrecimento modificando o seu metabolismo. Para isso ela restringe o consumo de carboidratos.

Na falta de carboidratos o seu organismo se vê obrigada a utilizar as gorduras e as proteínas como fonte de energia é onde acontece a perda de peso.

Os alimentos liberados no cardápio:

Devem ficar de fora do cardápio:

  • Alimentos a base de farinha branca;
  • Todo tipo de frutas por conta da frutose que é uma fonte de carboidrato;
  • Refrigerantes por serem ricos em açúcares;
  • Carboidratos em geral como pães, bolachas, doces, massas, arroz;
  • Leguminosas como milho, feijão, ervilha, soja e outros;
  • Embutidos como salsicha, linguiça e salame;
  • Margarina, requeijão, maionese industrializada;
  • Leite e derivados;
  • Chocolate e achocolatado;
  • Farinha de milho, mandioca e a aveia;
  • Grãos e cereais;
  • Temperos condimentados, molho para saladas e outros tipos que tenham carboidrato;
  • Chás de fruta;
  • Alimentos diet e com redução de gordura porque normalmente são ricos em açúcares.

Quais alimentos estão liberados na dieta Atkins?

  • Carnes em geral;
  • Óleos vegetais como o de canola, girassol e soja;
  • Presunto;
  • Gordura de origem animal como a manteiga e a nata que é liberada na quantidade de duas colheres (sopa) por dia e gorduras do bem como azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, abacate e outros;
  • Ovos à vontade;
  • Queijos duros e amarelos (30 gramas por dia);
  • Adoçantes com zero caloria;
  • Café, chá de ervas, água, mate sem adição de açúcar, utilize adoçante de 3 a 4 gotas se necessário;
  • Alguns tipos de verduras e legumes (com baixo índice glicêmico) como alface, folhas em geral, berinjela, abobrinha, chuchu, tomate, couve flor, brócolis, rabanete, pimentão, pepino, repolho, acelga;
  • Dê preferência pelos temperos naturais como alho, cebola, salsinha, cheiro verde, sal. Além disso, devem entrar no cardápio os temperos conhecidos como termogênicos como pimenta, curry, açafrão, ervas aromáticas, que ajudam a diminuir a quantidade de sal das suas refeições e realçam o sabor.

Os alimentos termogênicos ajudam a acelerar o seu metabolismo de forma natural colaborando para o emagrecimento.

As 4 fases da dieta Atkins:

O Dr. Atkins médico criador desta dieta a dividiu em 4 fases para facilitar a adaptação das pessoas a este novo modelo alimentar. São elas:

1ª fase: É a fase de indução. Esta é conhecida como a fase mais restritiva da dieta. Nela só é permitido o consumo de até 20 gramas de carboidrato por dia.

É onde seu corpo entra em processo de Cetose e seu organismo passa a utilizar as gorduras como fonte de energia. Esta fase tem a duração de 2 semanas e sua dieta se baseia no consumo de proteínas e gorduras sem restrição de quantidades.

2ª fase: Perda de peso constante.

É introduzido ao cardápio 5 gramas de carboidrato por semana. É nesta fase que seu organismo é colocado em teste, ou seja, analisa-se como ele reage com a introdução de carboidratos novamente na dieta e em que quantidade ele continua dando uma resposta ao emagrecimento.

Nesta fase é muito importante beber bastante água e aumentar o consumo de verduras e legumes de baixo índice glicêmico. Os alimentos de baixo índice glicêmico são ricos em fibras por isso tem uma digestão mais lenta favorecendo a saciedade e a melhora do funcionamento intestinal.

3ª fase: Pré-manutenção.

Conforme você vai perdendo peso a quantidade de carboidrato liberada na dieta aumenta para 10 gramas a cada semana. Esta tática deve permanecer até que você atinja a estabilidade do peso, ou seja, fique com um peso estável mais que seja satisfatório para você.

4ª fase: Manutenção.

Aqui você vai equilibrar a quantidade de carboidrato de forma que consiga manter a perda de peso. Para isso deve seguir com a lista de alimentos permitidos e incluir no cardápio os carboidratos complexos que são ricos em fibras e tem baixo índice glicêmico o que ajuda a manter o seu emagrecimento e favorecem a saciedade.

Quantos quilos é possível perder com a dieta Atkins?

Isto depende de como cada organismo reage às mudanças no padrão alimentar mais as pessoas que seguem o passo a passo da dieta conseguem perder até 8 quilos em 30 dias.

Palavra de nutricionista: A dieta Atkins pode sim fazer você emagrecer rápido, porém através da restrição de alguns nutrientes e esta não é a forma mais saudável de emagrecer.

Além disso, o consumo exagerado de proteínas e gorduras pode levar a uma sobrecarga no seu organismo atingindo órgãos como fígado e rins levando a sérios problemas de saúde.

Por este motivo, para um emagrecimento saudável e duradouro siga o caminho da reeducação alimentar com o acompanhamento de um nutricionista.

Você conhece alguém que já testou a dieta Atkins e teve bons resultados? Se sim, deixe o seu comentário registrado aqui, sua opinião é muito importante para nós.

Até o próximo post!


Sobre Michelle Cristina Leite dos Santos

Nutricionista, formada desde 2009 pela Universidade Guarulhos. Atuo como personal diet e como redatora para blogs e sites de nutrição contribuindo assim para proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.


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