Dicas para sair do sedentarismo e fazer o bem a você mesmo


O sedentarismo, por comodidade ou necessidade, é um dos grandes problemas da sociedade moderna. Seja qual for o motivo, a falta de atividade física acaba prejudicando a saúde, atrofiando os músculos e propiciando a obesidade.

Dicas para sair do sedentarismo

[caption id="attachment_10854" align="alignleft" width="325"]Dicas para sair do sedentarismo Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

Se você não gosta de exercícios, não precisa se ater necessariamente a eles para manter seu organismo mais saudável. Não é necessário praticar algum esporte ou frequentar uma academia. Existem atividades que podem compensar a falta de movimento, tirar você da vida sedentária, como a caminhada, por exemplo.

Uma caminhada pela manhã pode trazer excelentes resultados para seus músculos, sua digestão e seu metabolismo.

Outra prática que você pode adotar é caminhar até o trabalho ou, se a jornada for muito longa, descer do ônibus ou do metrô duas estações antes da sua. Se trabalha num edifício, suba as escadas em vez de tomar o elevador. São pequenas coisas que fazem o seu corpo se agitar e queimar calorias.

Se você faz a limpeza da casa, já está fazendo um bom exercício. O ideal é que você trabalhe o seu corpo para queimar calorias, fortalecendo os músculos e movimentando o corpo. Se não estiver fazendo isso, você é um sedentário e um alvo perfeito para problemas circulatórios, cardiovasculares, colesterol e obesidade, sem contar que ainda há os riscos de diabetes e doenças respiratórias..

Diga não à vida sedentária

Quando você pratica alguma atividade física, você está ajudando a controlar o peso, reduzindo o risco de ter pressão alta, ajudando a manter os ossos, articulações e músculos mais saudáveis, reduzindo riscos de contrair as doenças já citadas e também mantendo o equilíbrio da pressão sanguínea.

Além disso, está também promovendo o seu próprio bem-estar, uma vez que o sedentarismo está classificado como uma causa de muitas doenças, sendo também considerado uma doença por muitos médicos.

Quando você leva uma vida sedentária, ainda incorre no sério risco de envelhecer antes do tempo. A atrofia muscular irá lhe trazer problemas de movimentação e de equilíbrio, dificultando sua locomoção e reduzindo sua agilidade.

Ao contrário, se pratica qualquer atividade, irá sentir seu corpo mais leve, sentirá melhoras no trato digestivo, terá mais energia para as coisas que precisa fazer no seu dia a dia e, ainda por cima, terá um sono muito melhor.

A escolha é sua: pense que nunca enganamos o tempo. Faça o que precisa por você enquanto pode, uma vez que não há retorno nem adianta arrepender-se depois. Mova-se.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário