Dicas que podem te ajudar a emagrecer


O sonho de exibir um corpo esbelto e saudável é unânime. Separamos algumas dicas para emagrecer que além de fáceis, elas são saudáveis e eficazes.

Dicas para emagrecerGraças a uma vida agitada, a falta de tempo para praticar atividades físicas e os alimentos industrializados, emagrecer nem sempre é fácil. Só no Brasil, mais de 48% das pessoas estão acima do peso ideal*. E as previsões não são otimistas: estamos engordando cada dia mais. Confira nossas dicas para evitar entrar nesse grupo, ou manter-se fora dele!

Primeiro a salada – Ao iniciar a refeição dê preferência para saladas e legumes. Eles vão inibir sua fome, forrando seu estômago e deixando menos espaço para os demais alimentos, que são mais calóricos.

Cuidado com o tamanho do prato – Muitos estudos afirmam que quando optamos por um prato de sobremesa ao invés de um prato tradicional, ficamos satisfeitos com uma menor quantidade de comida. Ver o prato cheio, mesmo que ele seja um pouco menor, cria a ilusão de que estamos ingerindo uma grande quantidade de alimento, suficiente para nos saciar. Já reparou como os pratos de restaurantes são grandes?

Atenção aos detalhes – Ao pensarmos em emagrecer já visualizamos um grande prato de salada, certo? Mas nem toda salada é saudável. Cuidado com o pedacinho de bacon, as torradinhas, o queijo e os molhos – eles conseguem engordar qualquer prato. Ao pedir um suco, por exemplo, como você o adoça, com açúcar ou adoçante? São esses detalhes que fazem uma grande diferença na qualidade de sua alimentação.

Mexa-se! – Comer de maneira equilibrada é essencial para perder peso. Mas dificilmente você vai chegar lá se continuar sentado no sofá. Mas calma: não precisa sair correndo e se matricular em uma academia, comece aos poucos. Ao invés do elevador, use a escada. Ao invés de ir de carro ao mercado, vá a pé. Quando você mexe o corpo percebe que os resultados são muito mais rápidos.

Bebeu água? – É muito comum confundirmos fome com sede. E aí atacamos um pedaço de bolo no meio da tarde, quando poderíamos ter ficado satisfeitos com um copo de água. Além disso, a água é parte importante no processo de emagrecimento e potencializa os efeitos de uma alimentação adequada e atividade física regular. A melhor maneira de acostumar-se a beber água é manter uma garrafinha em sua mesa de trabalho.

Nada de pular refeições – Exagerou no jantar? Nada de pular o café da manhã. Recomece sua dieta normalmente. Ficar longos períodos sem comer vai deixar seu metabolismo lento e será mais difícil emagrecer. Além disso, as chances de você ficar com muita fome e atacar algum alimento proibido são muito grandes.

Coma menos e mais devagar – Nosso corpo precisa de um determinado tempo para perceber que está satisfeito. Normalmente esse tempo gira em torno de 20 minutos. Se você comer rápido, vai comer mais até sentir-se satisfeito. Se comer devagar, vai ingerir apenas o que precisa. Antes de engolir, mastigue bem os alimentos, aprecie sua textura, seu sabor… Assim você curte mais a comida e ainda emagrece.

Escove os dentes logo depois das refeições – Sabe aquela vontade de comer um docinho? Ela diminui consideravelmente quando estamos com os dentes escovados. Esta dica é fácil e eficaz – e além de emagrecer, ajuda a saúde bucal.

É claro que nenhuma dica é mágica. Mas quando combinadas com um estilo de vida saudável, essas dicas para emagrecer podem fazer uma boa diferença na balança. O importante é manter-se motivado e descobrir quais funcionam para você. Emagrecer exige dedicação, motivação e força de vontade. Você está preparado?

*Fonte: PORTAL ENDOCRINO – http://www.endocrino.org.br/numeros-da-obesidade-no-brasil/


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário