Veja algumas dicas de alimentação para você que mora sozinho

Quando analisamos as alternativas de alimentação para quem mora sozinho, percebemos que, invariavelmente, as pessoas que moram só tendem a encher o organismo com lanches de fast food, comida congelada e outros lanches gordurosos. Os motivos para isso são vários, desde a inabilidade na hora de cozinhar à extrema falta de tempo. Algumas pessoas sequer fazem as refeições básicas ao longo do dia, chegando ao absurdo de apenas tomarem um café preto pela manhã e comer um lanche à noite. Rotinas como essas na juventude trazem enormes e incalculáveis prejuízos quando o corpo se torna mais velho e menos resistente.

Felizmente, mesmo que você more sozinho, não saiba ou não goste de cozinhar e viva sempre sem tempo, existem alternativas que trazem um pouco mais de equilíbrio à sua alimentação. Confira algumas sugestões na sequência.

Dicas de alimentação para quem mora sozinho

Dicas de alimentação para quem mora sozinhoTenha um cardápio pronto

Como tudo na vida, sempre que há a possibilidade de elaborar um planejamento e este é feito as coisas se tornam mais claras e as possibilidades de o objetivo ser alcançado são ampliadas. Assim, passe para o papel um cardápio de pratos para toda a semana. Verifique quais são os ingredientes que já possui e programe a compra de outros, caso seja possível. Com esse plano alimentar fica mais fácil saber exatamente o que se está comendo e, assim, fazer ajustes para alcançar o equilíbrio.

Consuma fibras

Priorize os alimentos em sua versão integral e varie na quantidade de legumes e hortaliças, além das poupas de frutas. Todos eles irão proporcionar doses ricas em fibras, fator essencial para que o seu organismo não sinta fome durante os intervalos entre as refeições. Lembre-se que as saladas são fundamentais para que os pratos se tornem bem coloridos, característica vital para suprir o corpo de nutrientes dos quais ele realmente necessita para que os órgãos desempenhem as suas funções. (Leia o artigo <>Fibras: Sua importância no emagrecimento)

Comida congelada? Só se for a sua

Evite ao máximo o consumo de comida congelada, pois elas são altamente concentradas em sódio, nutriente que, em excesso, acarreta no acúmulo de líquidos e, portanto, leva ao aumento de peso.
No entanto, nada o impede de cozinhar feijão, legumes, preparar sopas e mantê-los congelados por algum tempo. Isso propicia um alimento congelado sem resíduos industriais e ainda ajuda a evitar o desperdício. Para que seja ainda mais eficiente, armazene os alimentos em porções individuais.  (Veja aqui: RECEITAS MARAVILHOSAS PARA CONGELAR)

Limite-se à sua lista de compras

Ao invés de efetuar compras exageradas, liste o que pretende comprar no supermercado e não traga nada além do necessário. Essa restrição não deve ser encarada como perda de liberdade. Como você está em um processo que o levará a comer adequadamente durante todas as semanas, levar para casa biscoitos recheados, barras de chocolate e petiscos apenas irá fazer com que você não resista à facilidade proporcionada por esses alimentos, que não exigem qualquer preparo para serem ingeridos. Nestes casos, a praticidade é inimiga de qualquer tentativa de se alimentar corretamente.

Cuidado com a validade

A data de validade é igualmente importante. Afinal, tendo em vista que você mora sozinho, a tendência é que todos os ingredientes sejam usados totalmente após períodos bem extensos. Se for possível, dê prioridade aos produtos comercializados em porções menores, situação que deve preponderante no caso dos frios, que estão propensos a se deteriorarem após poucos dias.

Lanches saudáveis

Lanches à tarde ou à noite sempre são bem vindos. Basta ter cuidado em relação ao conteúdo que irá recheá-los. Desse modo, folhas de vegetais e legumes nunca devem faltar, fazendo companhia a uma boa fonte de proteína , que pode ser um frango grelhado, pequenos pedaços de carne vermelha, peixe, ricota, peito de peru ou queijo branco.
Quanto ao tipo de pão, a escolha deve ser pautada entre o ciabatta, o sírio e o francês. E na hora de molhar o pão, o azeite deve substituir a maionese, a não ser que esta seja caseira e constituída de ingredientes saudáveis.  (Leia esse artigo e APRENDA A INSERIR LANCHES SAUDÁVEIS NA SUA DIETA)

One thought on “Veja algumas dicas de alimentação para você que mora sozinho

  1. Pingback: Dieta para quem não gosta de salada - Saúde em Alta

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE