Dicas da ANVISA para ganhar massa muscular com saúde


Dicas da ANVISA para não cair em armadilhas na hora de escolher um suplemento.

Dicas da ANVISA para não cair em armadilhas na hora de escolher um suplemento. Uma das funções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é fiscalizar a regularidade de alimentos e suplementos, para que as normas de segurança que regem a sua produção e comercialização sejam respeitadas.

Depois de verificar que a maioria dos suplementos alimentares do mercado brasileiro foram reprovados em testes de qualidade e veracidade, a ANVISA publicou algumas dicas importantes para que nos previnamos na hora de comprar um suplemento de qualquer tipo.

Dicas da ANVISA

As dicas da ANVISA são fáceis de seguir, porque se baseiam na análise atenta das embalagens dos produtos.

  • Promessas milagrosas e de ação rápida, como “Perca 5 kg em 1 semana!”
  • Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, de celulite, melhora da pele etc.
  • Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrites, emagrecimento, etc.
  • Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas;
  • Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira;
  • Uso de fotos de pessoas hiper-musculosas ou que façam alusão à perda de peso;
  • Uso de panfletos e folderes para divulgar as alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização;
  • Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor.

A ANVISA obriga que as embalagens e os locais de venda sejam devidamente identificados, para, caso existam problemas, os responsáveis sejam encontrados e punidos).

Recomendações da ANVISA aos consumidores de suplementos

A ANVISA recomenda algumas atitudes importantes para quem já toma ou para quem pensa em tomar suplementos alimentares:

  • Peça orientação de seu nutricionista ou médico para identificar produtos seguros e regularizados pela Anvisa
  • Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”. Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável
  • Consumidores que adquiriram produtos com DMAA na composição devem buscar orientação na autoridade sanitária local sobre a destinação adequada. O DMAA (dimethylamylamine) é uma droga utilizada para emagrecimento e aumento do rendimento esportivo, e pode provocar dependência.
  • Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Anvisa, no número 0800 642 9782

Por que devo me preocupar com o suplemento que tomarei?

Suplementação é coisa séria. Quando mal administrada, ela pode originar ganho de massa gorda e até problemas renais e hepáticos.

E acreditar nas promessas dos suplementos irregulares é algo ainda mais perigoso, por dois motivos:

  • Muitas vezes os índices nutricionais expostos nos rótulos são falsos, e os suplementos acabam por não produzir o resultado prometido. Nesses casos, o desperdício de dinheiro é grande.
  • Pode acontecer coisa pior. Os suplementos podem ter sido considerados impróprios para a comercialização justamente por conterem substâncias nocivas ao corpo humano.

Pronto? Então pode ganhar massa com segurança…

Agora que você já conhece os cuidados que devem permear a compra de um suplemento, esteja seguro para atingir os seus resultados com segurança e tranquilidade.

O blog SAÚDE EM ALTA apóia o desenvolvimento físico integral que não comprometa a nossa saúde.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.