Diabetes gestacional: Quais as recomendações para a dieta?


diabetes gestacionalDiabetes gestacional ocorre quando uma mulher grávida tem altos níveis de glicose no sangue. Esta elevação da quantidade de glicose no sangue é causada porque a mãe não pode produzir insulina suficiente (necessidades de insulina de uma mulher grávida são duas a três vezes a do normal).

Há duas razões pelas quais a mãe precisa de mais insulina:

  • Porque na gravidez são liberados certos tipos diferentes de hormônios produzidos pela placenta. Esses hormônios dificultam o efeito da insulina;
  • Porque as demandas de crescimento do feto (bebê em desenvolvimento) aumentam a necessidade da mãe de insulina;

Ao contrário da diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, diabetes gestacional é apenas temporária e geralmente desaparece após a gravidez. No entanto, uma mulher que teve diabetes gestacional tem um risco aumentado (50-60%) de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro, portanto, deve realizar o teste para diabetes tipo 2 a cada ano.

Testes de diabetes gestacional geralmente ocorrem entre 24 e 28 semanas de gravidez. Se você tem fatores de risco para o diabetes, seu médico pode recomendar testes mais cedo na gravidez.

Dados indicam que a diabetes gestacional afeta 1 a cada 10 mulheres grávidas. Diabetes gestacional apresenta riscos ao bebe, dos quais podemos citar:

  • Uma maior chance de precisar de uma cesariana. Bebês que são muito grandes ao nascer têm um risco muito maior de desenvolver problemas graves após seu nascimento;
  • O bebê pode apresentar um grave baixo nível de glicose no sangue logo após o nascimento. Isso pode acontecer porque antes de nascer seu bebê estava recebendo um nível muito alto de glicose do seu sangue (através da placenta). O bebê havia se ajustado a esse nível de glicose elevado, fazendo altos níveis de sua própria insulina. Quando a placenta se separa após o nascimento, este alto nível de glicose para de repente. O bebê ainda tem níveis muito elevados de insulina própria;
  • Icterícia prolongada de recém-nascido;
  • Baixos níveis de cálcio no sangue;
  • Síndrome de dificuldade respiratória;

O que pode ser feito quando diagnosticada a diabetes gestacional?

Na maioria dos casos, diabetes gestacional é capaz de ser gerenciada por dieta e exercício durante a gravidez. Normalmente desaparece após o nascimento do bebê, uma vez que a necessidade de níveis elevados de insulina (durante a gravidez) desapareceu.

Algumas mulheres com diabetes gestacional precisam de insulina para gerenciar seus níveis de açúcar no sangue em um intervalo saudável durante a gravidez. A insulina, ajudará a manter você e seu bebê saudáveis ​​durante a gravidez.

O acompanhamento durante a gestação precisa ser rigoroso, e você precisará conversar com seu médico e equipe para seguir orientações e definir a melhor conduta. Os principais cuidados são:

  • Manter seus níveis de glicose no sangue em um intervalo saudável;
  • Realizar periodicamente o controle da glicose no sangue, inclusive em cada para monitoramento constante;
  • Gerenciar o ganho de peso durante a gravidez;
  • Um nível saudável de exercício (exercício ajuda a melhorar os níveis de glicose no sangue para algumas pessoas, e é importante para melhorar a flexibilidade e prepará-la para o parto);
  • Amamentação. Não há nenhuma razão por que você não deve amamentar bebê. Seu leite é a melhor fonte de alimento para seu bebê.

Existe uma dieta especial para uma mulher com diabetes gestacional?

Embora não haja uma dieta específica que seja recomendada para todas as mulheres com diabetes gestacional, seguindo um plano de refeição pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle e evitar complicações.

Um nutricionista será de grande auxilio na definição de um plano de refeição que leva em conta horários e preferências individuais.

Muitas mulheres com diabetes gestacional serão aconselhadas a ingerir menos carboidratos do que em sua dieta normal e comer carboidratos complexos que contêm fibra. É importante limitar o consumo de alimentos que contenham grandes quantidades de açúcares simples.

Alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes frescos, bem como produtos de grãos integrais, não são apenas nutritivos, mas também eficazes para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Ignorar refeições não é recomendado porque isso leva a flutuações indesejáveis ​​nos níveis de açúcar no sangue.

Orientações para a dieta

Ter um bom café da manhã

Comer um bom café da manhã pode ajudar a regular seus níveis de açúcar no sangue durante a manhã. Mingau é uma boa escolha porque libera energia lentamente e uniformemente. Ou você pode escolher granola de cereais e pães com uma pequena porção de um alimento de alta proteína, como um ovo cozido ou um iogurte de baixo teor de gordura.

Alimentos como cereais revestidos com açúcar ou torradas e compotas brancas podem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Variedade de alimentos durante o dia

Ao longo do seu dia, tente ter muita variedade. Às vezes, ajuda a usar a cor para ajudá-lo a conseguir isso. Se a comida em seu prato é composta de alimentos que são apenas marrons ou amarelos, tente adicionar, salada verde ou alguns morangos e uvas, dependendo da refeição.

Alimentos ricos em fibras

Coma bastante alimentos ricos em fibras. Isso pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras incluem:

– Frutas e legumes frescos;
– Pães integrais e cereais;
– Feijões e legumes;

Cinco porções de frutas e legumes por dia

Certifique-se de ter pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia:
– Adicione a fruta a seus cereais de pequeno almoço ou mingau;
– Adicione uma salada ao seu sanduíche ou almoço;
– Escolha dois vegetais com sua refeição principal;
– Lanche com frutas em vez de biscoitos ou bolos;

Reduza as gorduras saturadas

Utilize gorduras insaturadas, como óleo de oliva ou óleos de girassol para cozinhar e para molhos de salada e substitua a manteiga. Dê preferencia à alimentos grelhados em vez de fritos. Ingira nozes e sementes, rico em gorduras insaturadas, em vez de chocolate com leite.

Não pule refeições

Tente comer refeições equilibradas em intervalos regulares a cada dia e ter a mesma quantidade de comida em cada um. Coma três pequenas a moderadas refeições todos os dias. Usar um prato de jantar menor pode ajudá-la a manter um olho em seus tamanhos de porção. Você também pode comer entre dois e quatro lanches, incluindo um lanche depois do jantar para ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis.

Reduza os alimentos e bebidas açucarados

Tente cortar doces, refrigerantes, suco de fruta, e a maioria das sobremesas. Estes alimentos contêm açúcares simples que são fáceis para o seu corpo para absorver. Eles podem aumentar rapidamente o açúcar no sangue.

Grávidas com diabetes gestacional estão em um alto risco de contrair a doença novamente em gestações subsequentes, bem como obter diabetes tipo 2 no futuro. Portanto, é muito importante continuar seu plano de alimentação saudável depois de ter seu bebê, a fim de gerenciar seu peso e reduzir o risco de desenvolver novamente a diabetes gestacional bem como reduzir o seu risco a longo prazo.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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