Benefícios e algumas curiosidades do caqui


O caqui, também conhecido como dióspiro, é uma fruta originaria do oriente, mais precisamente da China e do Japão. Sua popularização no Brasil se deu por meio dos imigrantes japoneses, que trouxeram um tipo de caqui doce e o plantaram em grandes quantidades em terras brasileiras.

Hoje o dióspiro é uma fruta muito comum e facilmente encontrada em diversos locais do país, porém nem todos sabem o verdadeiro valor nutricional e os benefícios terapêuticos dessa fruta, por isso informaremos em seguida os benefícios sobre seu consumo.

Principais tipos de caqui

Benefícios do caqui e algumas características do dióspiroNo Brasil temos diversas famílias de caqui e dentro dessas famílias existem algumas variações, são elas:
Sibugaki ou taninoso: Sua polpa é adstringente e de cor amarelada, também conhecida como taninosa. Os tipos de caquis Sibugakis ou taninoso mais comuns são: • Taubaté, • Pomelo, • Rubi

Amagaki ou doce: Sua polpa também é de cor amarelada, porém não contem tanino. Essa espécie de caqui foi trazida pelos japoneses em sua imigração. São conhecidos também como caqui doce, caqui duro e em alguns lugares chamados de caqui chocolate branco. Os tipos de caquis Amagaki ou doces mais comuns são: • Fuyu, • Jiro, • Fuyuhana

Variável: Esse tipo de caqui assume duas possibilidades. Caso as flores sejam polarizadas, há uma formação de sementes, a polpa fica mais escura e não há presença de tanino. Já no caso em que as flores não são polarizadas, não há sementes, apresentam uma polpa amarelada e contém tanino. Os tipos de caquis variáveis mais comuns são: • Caqui Rama Forte, • Caqui Giombo, • Caqui Kaoru

Benefícios do caqui

Entre os muitos benefícios do caqui podemos citar diversas características favoráveis, veja algumas delas:

• Vitaminas e Sais Minerais: O dióspiro é riquíssimo em vitamina C, vitamina E, ferro, fosforo, cálcio, entre outros.

• Manutenção do corpo: Com componentes como betacaroteno e outros antioxidantes combatem os radicais livres, com isso retardam o envelhecimento precoce do organismo. Sem contar que auxilia também na manutenção da visão, unhas, cabelos, pele, ossos, etc.

• Aumenta a defesa do corpo: Um outro componente importante do caqui é o licopeno, agente responsável pela defesa do organismo, prevenindo doenças. Outros componentes também protegem o corpo de doenças comuns, como: gripes, resfriados, inflamações, constipações, etc.

• Regula o intestino: Por conter fibras, frutose e açúcar o dióspiro pode exercer a função de regulador de funções intestinais e também um calmante natural. O fato de conter fibras auxilia também no controle do peso, pois contribui também para a sensação de saciedade, evitando assim que o individuo coma exageradamente.

• Desintoxica o organismo: Uma grande função do caqui é a de desintoxicar o corpo. Isso se deve ao componentes antioxidantes, fibras e protetores naturais que fazem uma verdadeira limpeza no organismo. Isso é muito importante, pois é comprovado que o dióspiro previne até câncer no colón.

• Ajuda na prevenção do câncer: Além da prevenção do câncer no cólon, conforme abordamos no item anterior, o caqui possui componentes fito nutrientes e antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e a proliferação das células cancerígenas, reduzindo a expansão do câncer.

Malefícios do dióspiro

Como nem tudo são flores, existe algumas situações e condições onde não se recomenda a ingestão do dióspiro, veja alguns dos malefícios do dióspiro:

• Não indicado para diabéticos: Por ser um alimento rico em açucares e frutose não é recomendado para diabéticos. O melhor a fazer nessas ocasiões é consultar a nutricionista ou um médico especializado para recomendar a porção adequada para sua ingestão de acordo com seu nível de diabetes.

• Não recomendado para mulheres gravidas: Existem casos que o caqui funcionou como um abortivo natural, portanto tome cuidado ao ingeri-lo se você esta gravida, da mesma maneira que do tópico anterior recomendamos que você procure um profissional habilitado para prescrever ou não o consumo desse alimento.

• Pode causar diarreias: Outro problema recorrente é que alguns tipos de caqui podem causar diarreia. Isso ocorre pelo fato do tanino funcionar como uma espécie de laxante natural, principalmente se ingerido em grandes quantidades ou com estomago vazio.

Com essas informações agora é só ir à feira e adicionar essa verdadeira farmácia natural em suas compras. Abraços.

Veja também:
Veja os principais benefícios do consumo de amora
Graviola: importante arma contra o câncer
BENEFÍCIOS MEDICINAIS DO KAKI


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário