Cuidados que devem ser tomados antes das atividade física 1


Todo mundo sabe que a uma vida plenamente saudável necessita de uma certa rotina de atividade física, veja algumas dicas de cuidados que se deve tomar antes de começar a se exercitar.

Cuidados básicos antes da atividade físicaSegundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que o ser humano se exercite por cerca de 150 minutos ao longo de uma semana. E isso é recomendável para qualquer pessoa, esteja ela tentando emagrecer ou aparentar ser extremamente saudável. Afinal, muitas pesquisas apontam que a ausência da prática de atividade física eleva ao dobro as chances de o indivíduo vir a sofrer um ataque cardíaco.
Entretanto, existem alguns cuidados que não devem ser negligenciados a fim de que a busca de benefícios de resuma em uma série de lesões graves. Na sequência, acompanhe algumas orientações para praticar exercícios sem expor o corpo a riscos desnecessários e que podem trazer efeito reverso ao almejado inicialmente.

Faça uma consulta médica
Antes de sair caminhando, correndo, nadando ou praticando qualquer outra atividade física, é altamente aconselhável procurar auxílio especializado. Caso você tenha um histórico familiar de doenças como diabetes, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. O mesmo raciocínio deve ser adotado por aqueles que sofram problemas ligados à pressão alta ou outra complicação semelhante. Em todos esses casos o melhor é ter uma opinião médica a fim de saber quais são as atividades físicas mais recomendadas e, substancialmente, com qual frequência elas devem ser realizadas.

Faça o alongamento
Pode parecer cansativo e inútil, mas os benefícios obtidos por meio do alongamento efetuado antes e depois da atividade física são incontestáveis e o seu corpo agradece. Segundo os fisiologistas, o alongamento é imprescindível para que todo o sistema muscular estabeleça contato com as terminações nervosas, o que, acima de tudo, amplia muito os resultados auferidos após o treino. É através do alongamento que o organismo aumenta a quantidade de sangue bombeado para todas as partes do corpo. Dessa forma, os músculos passam a receber uma concentração superior de nutrientes e ficam prontos para ajudar o corpo a entrar no ritmo.
Além de tudo o que foi exposto, é importante salientar que sem a realização de um alongamento adequado o risco de lesões é grande.

Prefira locais planos
Se a atividade física for uma caminhada ou corrida ao ar livre, a recomendação é para que o local selecionado seja, ao menos no início, o mais plano possível. Esta característica é importante para que você e, principalmente, seu corpo se acostume com a sequência de exercícios que será efetuada nos próximos dias, evitando o desânimo e diminuindo as chances de desistências. Gradativamente, quando o corpo estiver mais resistente e com mais fôlego, é possível ampliar o leque de possibilidades e tentar alguns terrenos um pouco acidentados a fim de intensificar a bateria de treinos.

Descubra e entre no seu ritmo
Muitos acabam desistindo dos treinamentos devido ao excesso de vontade para se tornar um grande velocista ou atleta. Acontece que pessoas assim não nascem da noite para o dia. Logo, tenha em mente que cada um, em determinado momento, terá um ritmo próprio. Seguindo essa linha de pensamento, não desgaste o seu corpo se esforçando para atingir marcas que, por enquanto, possam estar longe do seu alcance. Seja paciente consigo mesmo e saiba acelerar o ritmo aos poucos.
Existem estudos científicos comprovando a eficiência de exercícios com intensidade alternada. Portanto, o melhor é transitar entre a caminhada e a corrida com velocidades moderadas ou aceleradas.

Ouça o seu corpo
Os personal trainers avisam que sentir os batimentos cardíacos mais acelerados durante até mesmo uma simples caminhada é algo perfeitamente normal. Entretanto, caso perceba que o ritmo desses batimentos esteja fora de controle, a orientação é interromper a atividade física imediatamente.
A ausência de fôlego também é um sintoma indicando que algo vai mal naquele momento. Neste caso, é preferível reduzir o ritmo e ficar atento à respiração, que deve voltar ao normal logo em seguida.

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Sobre Galdino

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