Conheça 6 alimentos que ajudarão a manter o corpo bem hidratado

MelanciaA água preenche cerca de 70% do corpo e sem ela, a máquina humana praticamente deixaria de funcionar. Por essa razão, manter o organismo bem hidratado deve ser uma das principais preocupações de qualquer indivíduo. Quando as circunstâncias internas não são favoráveis, todos estão sujeitos a sentirem sequelas como hipotensão ou tontura. É importante se mostrar atento a sinais como esses, pois podem ser indícios de que o corpo está desidratado. No entanto, obviamente, o ideal é não esperar que o corpo atinja tal estágio. Para isso, além da ingestão habitual de dois litros de água durante o transcorrer do dia é possível melhorar as condições do organismo consumindo alimentos que já contêm água. Felizmente, existe uma série de alimentos com essa característica como se verá a seguir.

A melancia
Trata-se de uma das frutas que detém a maior quantidade de água, detalhe que não prejudica em nada o seu aroma, geralmente, bem doce. Com uma taxa aproximada de 30 calorias a cada 100g, a melancia chega a ter cerca de 92% de água.
Porém, nem só do precioso líquido é feito esse poderoso fruto. Desse modo, a melancia também é composta pelas vitaminas A, C e outras que provêm do complexo B. Juntas, essas substâncias colaboram para eliminação de radicais livres, evitam infecções e ainda geram proteção extra ao globo ocular e à pele. Para completar a lista de benefícios, a melancia também concentra boas doses de fósforo e cálcio. Enquanto o primeiro auxilia no aprimoramento de funções cognitivas, o segundo é primordial para que os ossos continuem robustos e resistentes.

O morango
Outra fruta bastante consumida em solo brasileiro, o morango apresenta índices de água bem parecidos com os registrados em uma melancia, chegando aos 90% em uma porção constituída por 100 gramas. A segunda razão para comer morangos se deve à presença do ácido elágico, elemento extremamente útil para evitar que as células entrem em processos que culminarão em deterioração. Isso ajuda a evitar o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

O pêssego
Além de ajudar a prevenir a ocorrência de males correlacionados à pele e à visão devido à alta concentração de vitamina A, pêssegos de tamanho mediano podem conter, aproximadamente, 89% de água, além de possuir pouco mais de 32 calorias. Assim como a melancia e o morango, o pêssego é ótimo para ser usado no preparo de sucos, seja puro ou com a adição de outros frutos.

A framboesa
Importantes fontes de agentes antioxidantes, a framboesa contribui satisfatoriamente para manter o corpo bem hidratado, uma vez que é composta por cerca de 87% de água, quantidade constante de uma porção de 100 gramas. Nesta mesma porção é possível encontrar 57 calorias. Segundo os nutricionistas, a framboesa possui propriedades que auxiliam na amenização dos efeitos colaterais provocados pela TPM (Tensão Pré Menstrual), como, por exemplo, cólicas e as constantes variações bruscas de humor.

O abacaxi
Ninguém gosta de descascá-lo, mas existem bons motivos para enfrentar o desafio, e não é somente deixar o corpo bem hidratado. De acordo com os nutricionistas, 100 gramas de abacaxi apresentam 48 calorias e uma porcentagem de água que se aproxima dos 88%. Some-se a isso o fato de a fruta ser uma ótima fonte de uma enzima chamada bromelina, muito útil para facilitar os processos inerentes à digestão.

O pepino
100 gramas de pepino detêm mais de 95% de água, sendo que possui somente cerca de 16 calorias. Além de ajudar a manter o corpo bem hidratado, esse vegetal também é rico em potássio e vitamina C. Enquanto esta tem a sua relevância vinculada ao fortalecimento do sistema imunológico, aquele se mostra importante durante a estabilização da pressão arterial. Por fim, as fibras do pepino contribuem para um melhor fluxo do intestino.

Outros artigos sobre alimentos:
As Frutas e seus incríveis benefícios
Frutas e vegetais: Características das cores
Veja como combater a constipação intestinal
Conheça os alimentos que ajudam no controle da gastrite

One thought on “Conheça 6 alimentos que ajudarão a manter o corpo bem hidratado

  1. Pingback: Alimentos nocivos ao organismo: Os 5 mais populares

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE