Veja os diversos nutrientes presentes nas diferentes cores dos alimentos 5


Dizem que o melhor jeito de se alimentar adequadamente é montar um prato colorido. Longe de nos preocuparmos apenas com a estética visual do prato, o ideal é buscar nas cores dos alimentos os nutrientes e vitaminas que precisamos para o nosso dia a dia. Montamos um manual sobre as cores dos alimentos e os nutrientes por trás delas. Confira!

As cores dos alimentos!

Aprenda a montar um prato colorido.

Cores dos alimentos Nutrientes em cada corVerde – Brócolis, couve, espinafre, rúcula e folhas em geral são exemplos desses alimentos. Normalmente com poucas calorias, eles possuem muita fibra e são ideais em dietas de emagrecimento. Os mais escuros possuem boas quantidades de ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas, entre elas a C, A e B. Devem estar presente no prato sem restrições!

Amarelo e Laranja – Milho, cenoura, mamão, laranja, acerola e manga são exemplos de alimentos amarelados e alaranjados. Este grupo de alimentos tem essa cor graças a um componente chamado Betacaroteno, que é um poderoso antioxidante. Estes alimentos são bons para a visão, para a pele e para a imunidade. Devem estar na nossa dieta em grande quantidade.

Marrom – Os alimentos de cor marrom são principalmente os grãos e cereais como linhaça, trigo integral, lentilha, feijão, amêndoas, arroz integral… Eles são ricos em fibra, por isso ajudam o intestino a funcionar e mantêm por mais tempo a sensação de saciedade. Eles devem ser consumidos com cuidado, porque apesar de serem saudáveis, costumam ser bastante calóricos.

Brancos – Leites e queijos são os principais componentes desta cor. Eles são ricos em cálcio, potássio e minerais que ajudam no funcionamento do organismo e na manutenção dos ossos. Para que sejam ainda mais saudáveis, devemos sempre preferir os que possuem menos gordura em sua composição, como leite desnatado e queijo branco.

Vermelho – Morango, tomate, melancia, ameixa e amora possuem licopeno, por isso sua cor é avermelhada. O licopeno é um excelente aliado para diminuir o LDL – conhecido como o Colesterol Ruim. Justamente por isso esses alimentos são excelentes para prevenir problemas no coração. A melancia, especificamente, ainda é uma grande aliada das dietas, já que possui 90% de água em sua composição e poucas calorias.

Roxo – Uva, repolho roxo, açaí e beterraba são exemplos desses alimentos. São antioxidantes, combatendo o envelhecimento e as células cancerígenas. Possuem grande concentração de vitaminas do complexo B e C.

Tente sempre acrescentar cor ao seu prato. Ao invés de um pão tradicional, por exemplo, prefira um pão integral, que traz os cereais marrons e seus nutrientes para sua alimentação. O essencial é montarmos pratos coloridos e equilibrados em nosso dia a dia e assim manter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes. Quando olhamos para nosso prato e percebemos que ele está todo da mesma cor, alerta vermelho: estão faltando alguns nutrientes essenciais.

Como nem sempre é possível consumir todas as cores em uma mesma refeição, o ideal é revezar e prestar atenção naquilo que está faltando. Optar sempre pelas mesmas cores todos os dias resulta em excesso de alguns nutrientes e falta de outros.

Alimentar-se corretamente melhora não apenas a saúde, mas também o humor. Já percebeu como ficamos irritados ao fazer uma dieta maluca, que proíbe o consumo de diversos alimentos? Alimentos são verdadeiros remédios e podem fazer a diferença na qualidade de vida, na longevidade e na disposição que temos para nossas atividades diárias.

Optando por alimentos saudáveis ainda é possível emagrecer sem fazer dieta, já que boa parte das frutas e legumes possui baixo teor calórico. Alimentando-se da maneira correta e em quantidades adequadas é possível gastar mais calorias do que ingerir, e assim perder peso.

Descobriu como montar um prato colorido? Acrescentar as cores de frutas, verduras, folhas e grãos em nosso prato pode ter um benefício maior do que você imagina.Tire o máximo proveito das cores dos alimentos.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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