Conheça os benefícios trazidos pela farinha de amora

Obtida após um processo de desidratação e moagem, a farinha de amora é reconhecidamente rica em substâncias antioxidantes, característica peculiar da própria fruta. E quando o procedimento de desidratação ocorre em baixas temperaturas, a retenção de nutrientes se torna ainda maior.

farinha de amora Ótima fonte de fibras solúveis, a farinha de amora mantém, praticamente, toda a série de benefícios proporcionada pela pequena fruta vermelha. Isso significa que, além de diversificar o tipo de farinha utilizado em sua cozinha, você ainda estará consumindo um alimento altamente concentrado em antocianinas, uma das variedades de antioxidantes mais poderosas de que se tem notícia. Essas substâncias atuam como exímios combatentes dos radicais livres, por sua vez grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, o que pode culminar no surgimento de graves doenças, como o Alzheimer, ou comprometer o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
A seguir, conheça mais detalhes sobre essa nova possibilidade de farinha e saia do convencional.

Principais características da farinha de amora
Embora a farinha contenha os mesmos nutrientes da fruta, é preciso registrar que a grande vantagem da farinha é com relação à concentração das substâncias. Como para produzir a farinha é exigida uma imensa quantidade de amoras, é natural que o alimento detenha porcentagens mais generosas de nutrientes.
Apesar de totalmente seca e mais calórica, a farinha de amora propicia elevadas quantidades de elementos indispensáveis ao organismo, como o cálcio (fortalecedor da massa óssea e dos dentes) o ferro (que impede a anemia), o selênio (importante agente antioxidante), o potássio (preponderante para o gerenciamento da pressão arterial) e o magnésio (amenizador do estresse e substancial para ampliar a absorção de cálcio).
Cabe ainda salientar que a tabela de nutrientes da amora também apresenta as vitaminas A, C e K.

Benefícios proporcionados pela farinha de amora (Quer experimentar?)

Prolongamento da saciedade
Nada como uma boa quantidade de fibra solúvel para estender a saciedade, fator essencial para quem precisa ou deseja emagrecer. No caso, a fibra solúvel é a pectina. No entanto, é importante enfatizar que para surtir o efeito esperado e cumprir sua função, a pectina necessita de água em abundância. Em outras palavras, o indivíduo deve suprir o organismo com os dois litros diários. Afinal, é após o contato com o líquido que as fibras passam a ocupar um espaço maior dentro do estômago, daí a sensação ampliada de saciedade.

Interrupção da absorção de gorduras
Ainda sobre a contribuição da farinha para o emagrecimento, ela ajuda a barrar a absorção de gorduras pelo organismo. Tal efeito é igualmente devido à presença maciça das pectinas. Através de um processo que resulta das gorduras, as fibras acabam por extirpá-las do corpo. Porém, os nutricionistas lembram que o resultado só é significativo quando o corpo do indivíduo está habituado a exercícios físicos regulares e um cardápio equilibrado.

Prevenção do diabetes
Mais uma vez as fibras solúveis presentes na farina de amora entram em cena. Isso porque devido a elas, o tempo de absorção das moléculas de glicose passa a ocorrer com maior lentidão. Com uma quantidade menor de moléculas de glicose sendo “quebradas”, o organismo não tem a necessidade de aumentar a produção de insulina. Consequentemente, isso evita a ocorrência dos chamados “picos de insulina”, condição agravante que acarreta no desenvolvimento do diabetes. Tal condicionamento também pode ocasionar a evolução da doença para o temido diabetes tipo 2.
Segundo os nutricionistas, o consumo regular da farinha de amora é igualmente benéfico para que á tem a doença (diabetes tipo 1 ou 2) porque auxilia no controle do volume de glicose que circula pela corrente sanguínea.

Modo de consumo da farinha de amora
Assim como outras variações, aproveite a farinha de amora para enriquecer o preparo das mas variadas receitas de sobremesas e bolos. Outra excelente combinação é obtida por meio da introdução da farinha de amora em “vitaminas” batidas no liquidificador, ou misturada ao iogurte desnatado, que detém ótima concentração de proteínas, elemento não muito abundante na respectiva farinha.

Contraindicações
Embora não exista contraindicações quanto ao consumo da farinha de amora, vale frisar que os diabéticos, um dos principais beneficiados pelo seu consumo, devem ingerir o alimento com cautela, já que a farinha é rica em carboidratos. ((Leia também: Farinha de coco ajuda no emagrecimento))

One thought on “Conheça os benefícios trazidos pela farinha de amora

  1. Pingback: Amora: Veja os principais benefícios do consumo dessa fruta

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE