A natação é ideal para melhorar o condicionamento físico 1


Conheça 7 formas de aprimorar o desempenho na natação e conquistar o melhor condicionamento físico.

Natação - Condicionamento físicoConsiderada uma das melhores modalidades para conseguir a forma física ideal e mantê-la, a natação pode ser complicada no início, mas depois se torna extremamente prazerosa e eficaz. No entanto, existem alguns detalhes nesse esporte que fazem toda a diferença. Além do fato de se ter uma ótima respiração ser imprescindível, é preciso adotar algumas outras medidas para impulsionar os resultados e conquistar o ritmo perfeito. Confira algumas dicas na sequência.

Pratique bastante
Ser bem sucedido em esportes como a natação é uma mistura de diversos fatores. Um dos principais deles é a frequência do treinamento. Por essa razão, visando se superar nas piscinas, é recomendável que o adepto pratique o nado, ao menos, três vezes no decorrer da semana. De acordo com os profissionais de educação física, isso se faz necessário porque grandes intervalos longe da piscina impossibilitam ou dificultam o processo de adaptação do corpo. E enquanto essa adaptação não acontece, os resultados também tendem a não aparecer.

Utilize pares de nadadeiras
Para quem deseja mais do que simplesmente dar algumas braçadas na piscina apenas para relaxar o corpo, é importante utilizar as nadadeiras. Se você nunca usou esse acessório ou não se sente desconfortável, talvez valha a pena rever seus conceitos, pois os benefícios proporcionados por ela são vários. Com elas, a região dos tornozelos ganhará flexibilidade, a postura e a técnica de nado serão aperfeiçoadas, a frequência cardíaca adquirirá outro ritmo e a musculatura das pernas será intensificada. Também cabe a ressalva de que não basta colocar as nadadeiras e nadar. Para aprender a usar o equipamento, é fundamental que se tenha um instrutor para orientar o usuário.

Nade corretamente
Um dos equívocos mais comuns de quem começa a praticar natação é nadar de qualquer maneira, não observando a resposta do próprio corpo, o ritmo da respiração e, em resumo, dando braçadas desordenadas.
Os professores de natação explicam que nadar corretamente é primordial para quem deseja melhorar o condicionamento físico. Para entrar em sintonia com o próprio corpo e a água é preciso, em um primeiro momento, se atentar à técnica adotada, e somente depois se preocupar com a velocidade; nunca o inverso. Do contrário, a natação irá gerar apenas um gasto energético inútil.

Mescle a natação com outros exercícios
Mesclar a natação com outras atividades podem influenciar na potência necessária para o nado. Os exercícios complementares podem ser tanto na água, como a hidroginástica, quanto fora dela, a exemplo da musculação. Outro exercício muito recomendado pelos especialistas são os funcionais. Aliar o nado com essas outras práticas irá propiciar maior explosão e equilíbrio para o corpo.

Aprenda todos os estilos
Quando todas as modalidades da natação se somam, elas se complementam. Isso porque cada uma delas enfatiza uma parte distinta do corpo. Logo, praticando todos os estilos será possível proporcionar o máximo resultado a todas as partes do corpo. Além disso, os diferentes estilos ajudam a desenvolver as próprias habilidades dentro do nado, facilitando o trabalho. Desse modo, o nado borboleta, por exemplo, exige força da musculatura abdominal.

Utilize os trajes próprios da natação
Se o objetivo for ganhar força para o nado, é interessante utilizar trajes compostos por maior espessura. Pode até ser que você não vá participar de nenhum campeonato e, portanto, não necessite de tantos cuidados, mas esse detalhe pode ajudar bastante no caminho trilhado rumo ao melhor condicionamento físico.

Intercale velocidade e força
Durante o nado, os melhores resultados serão conquistados quando se proporcionar picos de intensidade e velocidade. Eles precisam ser realizados no momento certo com o intuito de aprimorar o rendimento obtido através dos treinamentos. Como não se trata de algo tão simples assim, esse é mais um dos pontos nos quais o praticante precisa, necessariamente, do auxílio de um profissional habilitado que possa orientá-lo corretamente para que se atinja um bom condicionamento físico.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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