Veja como evitar o stress no trabalho


Quem nunca teve um dia de stress no trabalho, um dia daqueles terríveis? Sair de casa pensando que terá um excelente dia pela frente e de repente perceber que antes da hora do almoço, tudo já desandou… A única solução é lidar com a situação o resto do dia, e lidar da melhor forma possível para não explodir.

Stress no trabalhoVocê pensa “só quero que esse dia termine”, “quero ir para casa descansar”, “não devia ter saído da cama hoje” e muitos outros pensamentos de frustração que nos ajudam a liberar o stress cotidiano. Por mais que sejamos motivados e devotados ao trabalho que realizamos, sabemos que podemos ter algum pico de stress no trabalho, durante o dia ou mesmo no decorrer da semana.

Como evitar o stress no trabalho?

Veja algumas dicas de atitudes e de alguns alimentos que podem ajudar.

Pequenos intervalos
Fazer uma pausa, se possível a cada 50 ou 60 minutos faça pausas de 5 a 10 minutos. Levante-se, faça pequenos movimentos para se alongar e aliviar a tensão e aproveite para dar aquela espreguiçada, lavar o rosto e continuar o trabalho.

Água
A água é uma aliada insuperável no alívio do stress, pois acima de tudo hidrata o corpo e por questões fisiológicas nos obriga a levantar (para ir ao banheiro) e dar aquela esticada no corpo. O nosso corpo é composto por aproximadamente 65% de água, então, só por isso já deveria fazer sentido o porquê de todos os dias termos que repor esse líquido tão precioso.

Lanches rápidos
Manter uma alimentação saudável sempre é importante, se possível faça pausas para um lanche, coma castanhas, amêndoas, nozes, maçã, banana ou uma barra de cereal, são alimentos leves e ajudam a lidar com agitação que a fome pode ocasionar durante a jornada de trabalho.

Respire fundo
Quando estiver se sentindo muito irritado, respire fundo pelo menos cinco vezes seguidas, respirar fundo faz diminuir os batimentos do coração, nos dá a sensação de calma e nos permite pensar melhor na situação.

Cafezinho
É importante tomar cuidado com a ingestão de café, maneirar a quantidade, pois há um limite para o consumo diário. O café pode te deixar muito agitado e pode colaborar com seu stress e prejudicar a sua noite de sono. Uma noite de sono ruim trará consequências, agora imagina uma sequência de noites mal dormidas? Além do mau humor, isso acarretará impaciência, irritabilidade, o stress aumenta prejudicando nosso dia.

Nunca se esqueça de que, não deixe que o stress no trabalho afete sua vida pessoal, mais importante que seu trabalho é a sua saúde, então faça o possível para alinhar as suas necessidades pessoais com o trabalho. Nunca deixe de lado você mesmo.

Para finalizar não se deixe abater pelas situações corriqueiras que irritam e tiram do sério levando embora sua calma, faça tudo dentro do possível para manter a mente tranquila. Lembre- se “mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são)”. Siga essas dicas e não se permita abater por essa “coisa” que chamamos de “stress”. Não permita que o stress no trabalho possa atrapalhar sua vida particular, não deixe que ele estrague sua qualidade de vida. Esteja atento aos sinais e se sentir necessidade procure ajuda de um profissional especializado no assunto.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário