6 maneiras de diminuir o consumo de açúcar e melhorar a qualidade de vida 4


Normalmente, quando as pessoas que fazem dietas para emagrecer são questionadas sobre as dificuldades do processo, elas sempre acabam falando sobre as privações alimentares. Afinal, é difícil conseguir perder o peso desejado sem se libertar de determinados alimentos, principalmente aqueles ricos em açúcares. Partir para os exercícios físicos será em vão se, vez outra, o interessado em emagrecer acabar exagerando na sobremesa, ou em outras variedades açucaradas.
Como existem pesquisas afirmando que o consumo exagerado de açúcar está diretamente ligado ao surgimento do diabetes, seja o indivíduo obeso ou não, vale a pena considerar as 6 dicas a seguir.

Leia também:
Conheça alguns benefícios que o açúcar pode proporcionar
Porque devemos diminuir consumo de refrigerantes?
Saiba por que você deve evitar os combos de fast food

Como diminuir o consumo de açúcar

colher de açúcarEvite os refrigerantes

O refrigerante contém doses tão exorbitantes de açúcar que, segundo alguns nutricionistas, beber uma lata (350 ml) da bebida por dia resultará no consumo de 1 kg de açúcar ao término de 30 dias. Considerando os outros alimentos que também contêm açúcar, é fácil deduzir que o refrigerante presta uma grande colaboração para extrapolar a ingestão de açúcar. Por essa razão, se não puder evitá-lo, ao menos, tente dosar ao máximo o consumo. Trocar o refrigerante por isotônicos ou sucos naturais é a melhor alternativa.

Não consuma alimentos processados

Além de deterem substâncias com características mutagênicas, os alimentos processados propiciam doses exageradas de açúcar. Os nutricionistas alertam que a aparência brilhosa desses alimentos nada mais é do que uma espécie de revestimento preparado à base de açúcar. O intuito é usar o açúcar como conservante. Sim, embora muitos fabricantes aleguem que não usam conservantes, eles o fazem, já que o açúcar também cumpre essa função. Logo, vale a pena ler criteriosamente os rótulos desses produtos.

Substitua sobremesas por frutas

Não adianta, quem está participando de uma dieta específica para emagrecer deve evitar consumir aquelas sobremesas reluzentes e chamativas. A quantidade de açúcar agregada a essas receitas pode ser assustadora. Então, o ideal é aproveitar para experimentar algumas variedades de frutas, que podem ser consumidas no café da manhã ou da tarde, e após o almoço e jantar.
O lado positivo de se comer frutas, ao invés de doces, é isso ajuda a criar um hábito saudável. Assim, quando menos esperar, você estará comendo frutas naturalmente, e não porque se trata de uma obrigação do cardápio.

Evite ir ao fast-food 

Restaurantes de fast-food sempre serão um problema para quem deseja ter uma vida saudável, já que, normalmente, esses lugares somam diversos fatores que comprometem a dieta: lanches gordurosos, excesso de sódio, e os adocicados refrigerantes. Desse modo, é um enorme engano acreditar que duas folhas de alface e duas rodelas de tomate ajudarão a amenizar os compostos nocivos que serão absorvidos pelo organismo. Por tudo isso, restaurantes com essas características deveriam ser frequentados com bastante moderação, mesmo por aquelas pessoas que não estão acima do peso — uma vez que ser magro está longe de ser sinônimo de corpo saudável.

Reduza as colheres de açúcar

Um erro bem comum é fazer exercícios regulares, ter uma dieta equilibrada, mas exagerar no açúcar ao adoçar um suco, chá, ou café. Como é difícil reduzir a quantidade de açúcar subitamente, o melhor é realizar esse processo de forma gradual. Caso contrário, você pode acabar desistindo e retornar às habituais colheradas. O objetivo é diminuir o açúcar até que o líquido seja consumido sem ele, ou ao menos com uma quantidade mínima. A dificuldade dessa reeducação oscila devido ao paladar individual e à concentração de açúcar que é atualmente adicionada, ou seja, quanto mais açúcar, mais difícil será reduzi-lo.

Experimente mascar um chiclete

Um bom truque usado para dispersar o desejo por doces é o hábito de mascar um chiclete, naturalmente sem açúcar, após as refeições. Mascar chicletes não só ajuda na digestão, como engana ludibria a suposta necessidade de açúcar transmitida pelo organismo.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

4 pensamentos em “6 maneiras de diminuir o consumo de açúcar e melhorar a qualidade de vida