5 frutas para ajudar combater a constipação intestinal naturalmente 8


A constipação intestinal, mais popularmente conhecida como prisão de ventre, incomoda milhões de pessoas diariamente. Segundo a FBG, Federação Brasileira de Gastroenterologia, o mal atinge cerca de 20% da população que habita o hemisfério ocidental, sendo que a ampla maioria é do sexo feminino.
Constipação intestinal ou prisão de ventreAlém das típicas dores físicas proporcionadas pelo problema, a constipação intestinal também interfere densamente no aspecto emocional e psicológico, uma vez que os indivíduos afetados tender a apresentar oscilações de humor, sentirem-se exaustos, e ter problemas para se concentrar em determinadas tarefas.
Em busca de uma solução, a maioria das pessoas que possuem a prisão de ventre apela para suplementos farmacêuticos. Contudo, os nutricionistas defendem que, em muitos casos, basta realizar uma alteração no cardápio para que o indivíduo passe a evacuar normalmente. E dentro desse processo, as frutas que detêm poder laxativo cumprem um importante papel.

Na sequência, conheça 5 frutas que ajudarão a combater a constipação intestinal de forma natural e saudável.

5 frutas que combatem a constipação intestinal

A ameixa

Sem demérito às demais, talvez a ameixa seja a principal fruta laxativa da lista. Rica em fibras, a ameixa preta exerce a função de tornar o intestino mais saudável e, sobretudo, a de estimular os movimentos peristálticos, contrações executas por determinados órgãos para impulsionar o bolo alimentar através do tubo digestório. Segundo os estudiosos, esses movimentos são favorecidos devido à presença de um ácido denominado diidroxifenil isatina.
Interessante destacar que o suco proporcionado pela ameixa é igualmente benéfico. Quando ao consumo diário, ele deve ser de 4 frutas desidratadas, ou 2 frutas frescas.

O kiwi

O Kiwi se destaca devido à presença da actinidina, enzima proteolítica essencial para estimular os receptores do cólon. Com isso, o órgão aprimora seus movimentos e promove a laxação. Além disso, a actinidina também provoca contribui para o processo de hidrólise das proteínas, o que colabora de uma maneira geral para aprimorar o trânsito intestinal.
Entretanto, os nutricionistas recomendam consumir apenas 2 kiwis diariamente, preferencialmente após as principais refeições (almoço e jantar).

O mamão papaia

A grande vantagem de se consumir essa variedade do mamão se deve à papaína, substância típica da fruta que também é uma enzima proteolítica. Ela tem como principal função ajudar a digerir as proteínas e evitar que os alimentos permanecem por longos períodos dentro do intestino. Em outras palavras, com a papaína o fluxo intestinal se torna bem mais eficaz. Consequentemente, o processo digestivo ocorre de forma mais equilibrada e contínua, fatores imprescindíveis para que o organismo não sofra com a prisão de ventre.
Na hora de consumir, atente-se à quantidade ideal, que deve ser de, no máximo, um mamão por dia.

O abacaxi

Para evitar que o organismo adentre em um a fase de constipação intestinal, é primordial dar preferência para frutas que contenham elementos que facilitem a digestão das proteínas. No caso do abaxi, a aceleração do processo se dá através da bromelina. Desse modo, a fruta presta uma ótima contribuição para que as proteínas fiquem por menos tempo no organismo, ao mesmo tempo em que promove uma melhor absorção dos demais nutrientes.
Além de puro, o abacaxi também cai muito bem sob a forma líquida. Inclusive, o suco é até mais saudável, já que é diurético e amplifica a potencialidade das substâncias antioxidantes do organismo. Consuma até, aproximadamente, 2 fatias da fruta ao dia, ou um copo de suco de 240 ml.

A amora

Dona de um sabor denso, a amora é uma fruta que detém elevada concentração de taninos, um polifenol que, além de ajudar no trânsito intestinal de uma forma geral, ainda protege o intestino contra os processos inflamatórios. Por fim, a amora também é rica em pectina, um tipo de fibra que aprimora ainda mais o fluxo do intestino, diminuindo as chances de se ter a constipação intestinal.
Na hora de aproveitar todos esses benefícios, lembre-se que basta comer 1 xícara da fruta diariamente. Além disso, nunca é demais lembrar que a amora pode ser facilmente mesclada com outras variedades de frutas vermelhas ou roxas, tais como a framboesa, a uva, ou o morango.

Leia também: Prisão de ventre – Saiba mais sobre 6 causas


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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