Chia ou sálvia hispânica: Riqueza natural que emagrece


Chia ou sálvia hispânica: Riqueza natural que emagreceConhecida como “sálvia hispânica”, a chia designa-se como uma planta herbácea da família das lamiáceas, onde pertence também o linho e a sálvia. (Veja 7 motivos para você consumir sementes de chia regularmente)

Proveniente México, as sementes da chia são usada há milhares de anos. Mas, foi neste último século que, devido ao aumento de interesse pelo emagrecimento e pelos produtos naturais contributivos para uma vida saudável, que a ciência demonstrou uma especial atenção a este alimento. Este produto natural tem uma textura idêntica ás sementes do tomate e não tem gosto absolutamente nenhum.

É considerada um super alimento, na medida em que traz na sua composição ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas, ômega-3, e outros nutrientes bastante benéficos para o nosso organismo, favorecendo as taxas de colesterol, bem como o fortalecimento do sistema imunológico, e contribuindo em grande escala para o processo de emagrecimento. (Leia: Sementes de chia ajuda no emagrecimento)

Este produto natural é uma excelente fonte de ferro, uma vez que este mineral é o principal nutriente para a formação de glóbulos vermelhos, oxigenando assim o nosso corpo, e como tal, previne a anemia, a fadiga e o cansaço. Como contém selênio e zinco ajuda também no sistema imunológico para reforçar as defesas, evitando as gripes e resfriados. Devido aos nutrientes ricos em ômega-3 e -5 presentes neste alimento são possíveis também prevenir as doenças cardiovasculares, como derrames e enfartes, regular também as taxas de colesterol e de glicemia, controlando assim os diabetes. Para as pessoas que são intolerantes à lactose é uma boa alternativa, uma vez que é uma boa fonte de cálcio. O cérebro e o fígado estão também bastante protegidos com este produto 100% natural, impedindo os radicais livres de se depositar no organismo.

Além de todos estes benefícios para a saúde, essa semente promove potencialmente o emagrecimento e para a beleza, uma vez que devido aos seus poderosos antioxidantes, auxiliam na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele, sendo muito importante nas unhas e nos cabelos. Este produto é também bastante benéfico para reduzir a celulite, uma vez que concentra em si nutrientes anti-inflamatórios, pois a gordura acumulada resulta de um processo inflamatório. A chia regula também o trânsito intestinal, limpando o organismo através das fezes em maior quantidade que o habitual. Devido ao fato das fibras presentes na chia absorverem bastante água, forma uma especie de “gel” no estômago, fazendo com que a digestão se torne mais lenta. Assim, quando são ingeridas provocam grande sensação de saciedade, promovendo um menor consumo de alimentos calóricos, evitando também a formação de gordura localizada. A dose diária recomendável varia entre duas a quatro colheres de sopa de sementes de chia, no entanto, não é aconselhável ultrapassar este limite, uma vez que, em excesso as sementes podem causar irritabilidade do intestino. As sementes deste superalimento podem ser consumidas com saladas, ou misturadas com sucos e vitaminas, entre outras variadas receitas. São comercializadas de variadas formas, moídas, sob a forma de óleo, ou como folhas que podem ser aproveitadas para fazer infusões e chás.

Desta forma, a chia torna-se num dos super alimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do mundo, passando á frente da linhaça e do amaranto no que diz respeito ao processo de emagrecimento e queima de gordura localizada. Pode utilizar este alimento com outros alimentos ricos também em nutrientes e antioxidantes, contribuindo assim para um estilo de vida mais ativo e duradouro. É também essencial aliar o consumo da chia a uma alimentação equilibrada e uma constante prática de exercício físico.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário