Conheça alguns benefícios da semente de chia


Semente de chia: importante complemento alimentar.

[caption id="attachment_10497" align="alignleft" width="375"]Sementes de chia Sementes de chia[/caption]

A chia é uma planta herbácea, normalmente encontrada na Colômbia, México e Guatemala. Sua comercialização é feita através de sementes, que podem ter dois diferentes estados: líquido (como óleo) e sólido (semente integral ou moída, se assemelhando a um farelo). Os historiadores afirmam que a semente de chia era bastante utilizada pela antiga civilização Asteca no México há séculos. O povo asteca sabia, perfeitamente, sobre os efeitos nutritivos dessa semente e a usavam como fonte de energia para o corpo.

Principais combustíveis para o organismo
Dentre os elementos essenciais ao corpo humano e presentes na semente de chia se destacam o cálcio, o potássio, as fibras, o ômega 3, o magnésio e a proteína.

Também auxilia no emagrecimento
Como contém porções generosas de fibras e estas possuem um grande poder de absorção de água, o consumo regular da semente de chia garante ótimos resultados para as pessoas que buscam emagrecer. Após concentrarem grandes quantidades de água, as fibras formam uma espécie de gelatina, levando as pessoas a um estado de satisfação alimentar. Consequentemente, isso reduz a vontade de comer.

O ômega 3 presente na semente
Na semente de chia, a proporção de ômega 3 é cerca de 38 vezes maior do que a encontrada, por exemplo, no salmão e na linhaça. Esse é um fator preponderante para um processo anti-inflamatório das células ainda mais eficaz.

Combate à hipertensão
A união das fibras com o ômega 3 também faz com que ocorra uma diminuição dos índices de gordura nas artérias, limpando os vasos condutores através da expurgação do chamado colesterol ruim. Essa dupla também ajuda a controlar problemas oriundos da pressão alta.

Regulação do intestino
A semente de chia colabora para um melhor funcionamento do intestino, tornando-o mais pontual. Isso se reflete no corpo de uma maneira geral e, particularmente, no rosto, que passa a ficar mais leve e menos inchado. Um intestino saudável também ajuda a eliminar uma quantidade superior de toxinas do organismo. A aglomeração dessas toxinas causa o surgimento de eczemas na pele. Por meio do hábito de se ingerir a semente de chia, a pele tende a ficar mais limpa e bem cuidada.

Vigor e combate ao mau humor
A mescla dos nutrientes, magnésio, cálcio e ferro promovem atuações distintas, mas que se complementam. Enquanto o magnésio contribui para o equilíbrio do humor e da irritação, o cálcio fortalece os ossos e o ferro garante tecidos musculares mais robustos.

No cérebro
A semente de chia ainda ajuda pessoas que tenham déficit de atenção muito alto, ao mesmo tempo em que controla a hiperatividade.

Hábito de consumo
Recomenda-se o consumo de até, no máximo, 2 colheres de sobremesa todos os dias. A ingestão deve ser feita cerca de meia hora antes das refeições.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário