Será que o chá verde ajuda no emagrecimento? 1


Chá verdeTodos já ouvimos falar nos benefícios do chá verde. Ele desincha, emagrece, acelera o metabolismo, queima gorduras e é considerado um grande aliado no processo de emagrecimento. Mas será que todos esses benefícios citados são reais?
Ele é amargo, isso todo mundo sabe. Mas quem já utilizou seus benefícios em prol do emagrecimento garante que o sacrifício vale à pena. Há quem diga que é possível emagrecer até 5kg em cerca de duas semanas.  A chave do sucesso? Usar o chá como aliado e não descuidar da dieta e dos exercícios.
Os benefícios de um composto natural, como o chá verde, ficam mais evidentes quando fazem parte de uma série de medidas que visam o emagrecimento, principalmente alimentação adequada e exercícios físicos. Uma dieta rica em gordura e calorias, por exemplo, não é compensada pelo consumo do chá, assim como muita gente acredita. Mas se você já tiver um estilo de vida saudável, prepare-se para ganhar mais um aliado.

Afinal… O Chá Verde funciona?

Pesquisas confirmam
A tradição de tomar chá verde é milenar. Mas a ciência moderna confirma seus benefícios. Uma pesquisa americana de uma conceituada Revista de Nutrição acompanhou dois grupos de pessoas que buscavam emagrecer. Os dois grupos estabeleceram uma dieta de baixa caloria, mas apenas um deles bebeu o chá verde – entre seis e oito xícaras diariamente.  Sabe qual foi o resultado? O grupo que bebeu o chá verde queimou 4% mais gordura do que os demais participantes do estudo.

Ficou comprovado que ele tem ação lipolítica – que auxilia na queima de gordura. Além disso, facilita e digestão e acelera o metabolismo. Mas não adianta tomar apenas um golinho: é preciso comprometer-se a tomar, pelo menos, cinco xícaras por dia. Para quem não consegue consumir bebidas amargas, esta grande quantidade pode ser um desafio.

Como driblar o amargor do chá verde?
O gosto amargo do chá verde desencoraja muita gente na hora de optar pela bebida. Os mais desavisados enchem a xícara de açúcar, na esperança de melhorar o sabor.  A péssima notícia é que as calorias do açúcar acabam fazendo mais mal ao emagrecimento do que os benefícios do próprio chá. Se tomar ele puro for impossível, prefira os adoçantes.

Algumas outras dicas podem ajudar você a se acostumar com o gosto da bebida.
– Ao ferver a água, adicione outros chás como hortelã e erva doce, que são mais saborosos;
– Você pode colocar um pedaço de casca de abacaxi ou gengibre, que vão dar um sabor mais agradável ao chá;
– Comece com um chá pouco concentrado. Conforme se acostumar, aumente sua concentração.

O chá de saquinho funciona? E as cápsulas?
O chá de saquinho funciona, mas há limitações. Na maioria das vezes o cuidado na hora de processar as ervas é menor neste tipo de chá, por isso pode haver caules e outras partes da planta que são menos eficientes. Se não houver outra opção, o chá de saquinho é válido – mas lembre-se que sua concentração é menor.

Algumas pessoas preferem consumir o chá verde através de cápsulas, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. Os benefícios são os mesmos. Mas como a concentração do princípio ativo nestas cápsulas é muito maior, recomenda-se que sua ingestão seja orientada por um médico ou nutricionista.

O consumo do chá verde é liberado para a maioria das pessoas. Mas se você tem problemas de agitação e insônia, cuidado. O chá verde possui uma alta dose de cafeína e funciona como estimulante – assim como o café. Comece a tomar aos poucos para não correr o risco de passar a noite toda acordado e acabar atacando a geladeira.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Será que o chá verde ajuda no emagrecimento?