Veja alguns benefícios do chá-mate 1


Chá-mateQuem já é um grande apreciador de chás pode ter muitos outros motivos para continuar tomando litros dessa saborosa bebida. No caso, trata-se do chá-mate, um dos mais consumidos em terras brasileiras, independentemente da estação do ano.

O chá-mate é obtido através da erva llex paraguariensis, a mesma presente no tereré e no chimarrão, duas bebidas igualmente tradicionais e consumidas durante o ano todo na região Sul do país e em outras nações da América Latina. O que poucos sabem é que, em sua versão de saquinho, o chá-mate ainda não oferece todos os benefícios que podem ser absorvidos pelo organismo. Isso se deve à mistura que é inserida dentro desses saquinhos. Em outras palavras, há mais caule do que folhas, parte da planta acima que carrega a maior parcela de nutrientes. Portanto, para se ter um chá-mate autêntico é preciso extrair a essência contida nas folhas. Feito isso, a recomendação é de 1 litro de ingestão diária da bebida.
Na sequência, confira os principais benefícios propiciados pelo chá-mate e desfrute-o ainda com mais prazer.

Redução dos índices de colesterol
Segundo um estudo científico conduzido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o consumo de 1 litro de chá-mate, algo equivalente a três xícaras próprias para a bebida, diminui o porcentual de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea em, aproximadamente, 13%. Além disso, o líquido também eleva a concentração do chamado colesterol do bem (HDL).
De acordo com os cientistas, esse efeito é causado devido a substâncias como glicídios e alcaloides, que devido às suas reações com os ácidos da bile conseguem amenizar a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo.

Poder antioxidante (Leia também: Bagas Goji: A campeã em antioxidantes)
Devido à presença do ácido clorogênico, o chá-mate é capaz de interferir em dezenas de processos que levam à oxidação das células.
Os nutricionistas explicam que essa característica favorece o metabolismo, que passa a ficar mais balanceado. Para completar, vale ressaltar uma pesquisa efetuada pelo Instituto Nacional de Erva Mate da Argentina. O estudo confirmou que a infusão dessa erva proporciona uma série de antioxidantes, essenciais para evitar o alastramento dos radicais livres, que por sua vez podem originar uma série de doenças graves e acelerar o envelhecimento do corpo.

Digestão em equilíbrio ( Leia: Má digestão: Veja aqui como se livrar dela)
De acordo com os nutricionistas, o chá-mate contribui para a liberação dos sucos que estimulam a digestão, tais como a bile. Por essa razão, o corpo consegue digerir os alimentos com muito mais facilidade. Some-se a isso o efeito diurético do chá-mate, extremamente útil para a extirpação de toxinas nocivas ao organismo e que ainda prejudicam a progressão do emagrecimento.

Cérebro alerta
Igualmente rico em xantinas, elementos que possuem propriedades análogas às encontradas na cafeína, o chá-mate também colabora para o aprimoramento das funções cerebrais. Os nutrólogos lembram que o envelhecimento do cérebro está diretamente ligado à oxidação dos neurônios. Essa consequência fastidiosa é interrompida pelos polifenois, poderosos antioxidantes. No entanto, os especialistas aconselham cautela com relação às doses, já que em excesso o chá pode provocar insônia e acessos de raiva.

Corpo magro ( Leia: Corpo perfeito: Nossas Dicas podem ajudar)
Como possui efeito termogênico, o chá-mate é mais um daqueles alimentos que ajudam a acelerar e aperfeiçoar os processos metabólicos, o que amplia desmedidamente a quantidade de calorias eliminada pelo organismo. Além disso, é importante frisar que a bebida melhora, significativamente, os índices de queima de gordura. Assim, para conseguir um emagrecimento saudável, basta acrescentar esse chá em uma dieta equilibrada. Segundo os nutricionistas, esta é uma das receitas de sucesso para quem deseja perder peso.

Fígado protegido
O chá-mate também pode ser muito importante para reduzir a alta concentração de gordura que possa estar alojada no fígado, o que caracteriza a chamada esteatose hepática.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Um pensamento em “Veja alguns benefícios do chá-mate

Os comentários estão desativados.