Cardápio vegetariano e a pressão arterial


Um cardápio vegetariano pode ajudar a equilibrar a pressão arterial, veja algumas alternativas.

Cardápio vegetarianoDe acordo com uma ampla revisão de diversos estudos científicos, o cardápio vegetariano, ou pratos ricos em folhas verdes e destituídos de carne vermelha tendem a proporcionar melhor qualidade de vida ao indivíduo. A pesquisa, encabeçada por cientistas japoneses do National Cerebral and Cardiovascular Center promete causar polêmica. Isso porque já faz tempo que o debate acerca da necessidade ou não de se consumir carne vermelha toma o centro das atenções. De um lado, os que são adeptos do cardápio vegetariano, do outro, aqueles que jamais pensariam em dispensar um churrasco e veem tal atitude como um absurdo contrário ao instinto animal. A seguir, saiba mais sobre o assunto, conheça as vantagens de seguir o cardápio sugerido e tire suas próprias conclusões.

Cardápio vegetariano, hipertensão mais controlada
Complicações no sistema cardiovascular costumam afetar milhões de pessoas ao redor do mundo. Em mais de 90% dos casos as origens de tanto sofrimento possuem vínculo com uma alimentação nada saudável. Ao contrário da imagem que um problema relacionado à pressão alta possa apresentar, ele deve ser encarado com seriedade e até mesmo preocupação. Afinal, conforme levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, a maior causa de mortes no país são as doenças cardiovasculares, sendo que a pressão arterial aparece como foco inicial do problema em mais de 50% dos casos. E essa é mesma porcentagem de brasileiros da terceira idade que detêm pressão alta.

Não existe cura milagrosa para a hipertensão. No entanto, através de uma alimentação regrada é possível exercer um certo tipo de controle sobre ela. A realização de atividades físicas regulares também fornece uma ótima contribuição para a melhora das condições do quadro. Confira alguns alimentos que podem ajudar bastante no processo de recuperação do organismo e livre-se das chances de ser acometido pela hipertensão.

A aveia (Saiba mais sobre os benefícios da aveia e como acrescentá-la ao cardápio)
Alimento, extremamente, rico em fibras, a aveia deve compor qualquer dieta saudável. Além disso, ela também é uma ótima fonte de minerais e vitaminas importantes para a manutenção de várias funções do corpo humano. Como se sabe, alimentos ricos em fibra ajudam a emagrecer, já que ampliam a sensação de saciedade.
Mas, uma das principais contribuições da aveia para o organismo é o controle proporcionado às taxas de glicose na corrente sanguínea. A presença de magnésio e cálcio reduz o inchaço corporal e promovem um profundo relaxamento da massa muscular.

O alho
Para quem pensa que somente frutas cítricas possuem vitamina C, saibam que o alho também é uma das fontes dessa substância. Dessa forma, ele também age como um alimento antioxidante e elimina grande parte do acúmulo dos temidos radicais livres, elementos causadores de problemas relacionados ao coração, do envelhecimento das células e ainda de cânceres.

O leite e seus derivados
Rico em cálcio, alimentos que derivam do leite devem compor a dieta de qualquer pessoa hipertensa ou que não queira desenvolver o problema. A importância do cálcio se deve à sua ação direta desempenhada na redução da pressão do sangue. Isso ocorre porque a substância é um combatente natural do sódio, um dos vilões da hipertensão. Quem consome esses alimentos não precisa ir muito longe para obter os benefícios, já que o cálcio é muito concentrado e aparece mesmo em porções mínimas. Os nutricionistas recomendam a ingestão de leite desnatado devido ao fato de reterem uma quantidade inferior de gordura em relação à versão tradicional. Outra alternativa saudável é o queijo branco.

A noz e a amêndoa
Essas duas especialidades possuem sua relevância atrelada ao elevado teor de magnésio que trazem consigo. Essa substância é essencial para o melhor gerenciamento da pressão sanguínea porque ajuda a promover a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo assim com que o sangue flua por meio dos condutores. Essa fluidez evita que a pressão dos vasos saia do controle. Logo, a hipertensão permanece estável. Além disso, tanto a noz quanto a amêndoa detêm excelentes níveis de antioxidantes que retardam o envelhecimento e evitam a ocorrência de doenças cardíacas.

As ervas (Conheça algumas ervas e temperos naturais que protegem a saúde)
A preferência pelos condimentos naturais em detrimento dos industrializados também fornecem a sua cota de participação no processo de um organismo estabilizado. A principal vantagem de se usar manjericão, tomilho, alecrim, folha de louro, cebolinha, sálvia, coentro e salsa na hora de temperar os alimentos é a de proporcionar uma significativa redução da quantidade máxima de sal que cada um deve ingerir ao longo do dia: cerca de 5mg. Além de causar inchaço e acúmulo de líquidos, o sódio gera um desnivelamento da pressão das artérias, prejudica o funcionamento dos rins e do sistema cardiovascular.

O cereal integral
Ótimas fontes de magnésio, o cereal integral sempre deve fazer parte de um café da manhã salutar, seja na forma de um farelo de aveia ou na figura do gérmen de trigo. Como já mencionado, a alta concentração de magnésio aprimora o fluxo da corrente sanguínea. Por conta disso, esse alimento é importante para quem passa adotar um cardápio vegetariano pois também colabora para a prevenção de doenças graves como o câncer e o diabetes.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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