Conheça os diferentes tipos e características do chá 4


Xícara de cháO Chá colabora para harmonizar o nosso organismo trazendo diversos benefícios através do seu consumo regular.

A origem exata dessa deliciosa bebida que nos revigora, essencialmente, durante os dias mais frios do ano, possui sua dose de polêmica. Mas, todos concordam que se trata de um hábito chinês milenar e que teve, com o passar dos anos, sua forte tradição testada e aprovada por outras nações.

Atualmente, a indústria oferece uma infinidade de aromas e, assim como os cafés gourmet, existem os chás gourmet, locais onde essas especiarias são preparadas seguindo-se rituais precisos quanto à temperatura da água e com ervas importadas. O que muita gente desconhece é o quão benéfica essa preciosa bebida pode ser  para o organismo humano. Confira alguns tipos dessa bebida e veja como algumas de suas propriedades contribuem para o equilíbrio do corpo humano.

Diferentes tipos e características do chá

Limão

O chá de limão contém alta concentração de vitamina C. E essa substância é fundamental para que o sangue mantenha seu pH estável. A vitamina C produz um efeito alcalino, reduzindo o nível ácido do pH no sangue. Isso é importante, pois evita constantes reduções das taxas de nutrientes. Veja mais

Gengibre

Além de atuar no corpo como um ótimo agente anti-inflamatório, esse chá ainda detém o poder de eliminar o excesso de celulite e ajuda no alívio de dores provenientes da cólica renal. Outra utilidade desse chá é o efeito estabilizante que ele provoca no estômago, amenizando situações desagradáveis provocadas por náuseas. Nestes casos, funciona como um excelente remédio natural e é indicado para mulheres grávidas. Veja Alguns dos maravilhosos benefícios do gengibre para a saúde

Canela

As propriedades da canela são muito importantes para controle do nível de glicemia no sangue. Por isso, esse chá é ótimo para quem é portador de diabetes. Mesmo para aqueles que não desenvolveram a doença, a ingestão desse chá é recomendada, já que torna a circulação do sangue mais fluida. Como efeito “bônus”, a canela também auxilia no combate ao chamado colesterol ruim devido à sua constituição antioxidante.

Camomila

Seu efeito calmante já é bastante conhecido. Esse chá é ideal para suprimir os males indesejáveis oriundos da insônia, além também de aplacar níveis altos de ansiedade. Combinada à erva cidreira, age no organismo como um sonífero natural. Sua ingestão confere grandes benefícios durante o intervalo da TPM, uma vez que controla o nervosismo e relaxa o corpo.

Companheiro

Esse é um dos mais conhecidos e clássicos. Como possui elevada concentração de antioxidantes, o chá mate colabora para aceleração das ações metabólicas e consequente redução de peso. Contudo, o consumo desse chá deve ser moderado, pois detém grande porção de cafeína. Devido a este relevante detalhe, esse chá deve ser evitado por pessoas hipertensas e, substancialmente, por aquelas que têm problemas gastrointestinais. Nestes casos, a ação do chá pode ser agressiva e provocar intensas dores estomacais.

Hibisco (Hibiscus sabdariffa).

O chá de Hibiscus proporciona vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso. “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”.

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: “O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes”.

No mundo árabe é conhecido como “karkadi”. Feito das flores do hibisco essa bebida é servida nos repousos e nos restaurantes do Egito, é igualmente popular em diversos países inclusive nos Estados Unidos. As Cápsulas de Chá de Hibisco são produzidas exclusivamente pelos cálices avermelhados das flores sendo desidratados para manter suas propriedades naturais por mais tempo. (Caso deseje comprar, eu recomendo esta loja AQUI)

Vermelho 

O chá vermelho também é uma ótima bebida para ser consumida no dia a dia. Ele traz muitos benefícios para nossa saúde, assim como o chá verde. Ele é rico em sais minerais, vitamina C, antioxidante como flavonoides e polifenóis que combatem o envelhecimento precoce, além de queimar as gorduras localizadas.

Mais benefícios

Os principais benefícios do chá vermelho são: Reduzir o colesterol, desintoxicar e facilitar a digestão, além de ser considerado um antidepressivo. Ele também é recomendado para ajudar a queimar as gorduras do organismo e elimina-las através da urina. Combate o inchaço e diminui o apetite. Porém para ter melhor resultado, é ideal uma reeducação alimentar junto com o consumo do chá vermelho.

Quantidade ideal de consumo 

É aconselhável tomar até quatro xícaras ao longo do dia. Apenas evite toma-lo durante a noite, por ser rico em cafeína, poderá alterar a qualidade do seu sono, provocando insônia.

Devorador de gorduras

Algumas lojas anunciam o chá vermelho como devorador de gorduras. De fato ele realmente tem tido uma forte importância nas dietas e melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. O chá vermelho ainda tem a vantagem de não ter o gosto tão forte e margo quanto o chá verde. E para as pessoas que tem essa dificuldade com o paladar, ele é o mais indicado.

Receita de chá vermelho gelado

Ingredientes:
5 colheres de chá vermelho
2 laranjas
2 limões
1 cravo-da-índia
1 e ½ litro de água
Gelo e açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo
Primeiramente ferva ½ litro de água com o cravo-da-índia e depois adicione o chá vermelho. Deixe a mistura em infusão por 3 minutos, coe e reserve. Em seguida, lave bem as laranjas e os limões e corte-os. Bata no liquidificador juntamente com o restante da água. Passe o suco por uma peneira junte o chá vermelho já preparado. Adoce como preferir e sirva com cubos de gelo.
Além de ser uma receita deliciosa, faz muito bem a sua saúde!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

4 pensamentos em “Conheça os diferentes tipos e características do chá